10 janeiro 2014

o ambientalismo faz parte da moral

Filosofar sobre o Homem, na perspetiva da biologia e da física obriga-nos a pensar em novos paradigmas.

Enquanto sistema termodinâmico aberto, dissipativo, o Homem vive num equilíbrio precário com o meio ambiente. Depende da extração de negentropia (energia utilizável) para manter a sua organização biológica e contribui para um aumento da entropia da Terra, através da poluição que produz

Para manter o referido equilíbrio, não pode esgotar os recursos energéticos finitos de que dispõe, nem poluir para lá de certos limites. Se o fizesse estaria a atentar contra a vida, em sentido lato.

Quando a narrativa bíblica, que citei no último post, nos impele a ‹‹encher a Terra e sujeitá-la››, devemos fazer uma leitura moderna desta vontade do Criador. Tendo criado o Homem à sua imagem, Deus dotou-o da razão necessária para compreender os limites desta manifestação da Sua vontade.

Ora esses limites estão no esgotamento dos recursos naturais e numa poluição irresponsável. Tanto o esgotamento como a poluição constituem um Mal, se aceitarmos que o dom da vida é um Bem.

Julgo que este paradigma (biológico, físico) permite alargar o âmbito da moral católica à proteção das outras formas de vida e da própria Terra.

Muitos jovens poderiam sentir-se atraídos pela Igreja Católica, se esta abraçasse, com mais ênfase, um ambientalismo realista.

5 comentários:

Anónimo disse...

"encher a Terra e sujeitá-la"

Enough said

Elaites

PS:logging out

marina disse...

os meus antepassados pagãos eram então muito à frente , já usavam a biologia e fisica nos seus principios morais e religiosos :)


algures li um cientista portuga , de momento não me lembro o nome , psiquiatra e etólogo , a defender a religião pagã como única forma de salvar a humanidade do caminho autodestrutivo. está em sintonia com isto.

Anónimo disse...

Vindo do Joaquim, isto deve ser aquilo que o PA chama "ironia da boa"...
A esta hora da tarde o Joaquim já não dá nada... já é só bocejos... -- JRF

Anónimo disse...


"If The Fool persists in his Folly he will become wise." - William Blake


D. Costa

José Lopes da Silva disse...

Tarde ou cedo isso irá acontecer, tendo em conta que a igreja absorve tudo o que há no mundo - aliás, só mesmo a separação Moderna entre a ciência e a igreja poderá ter atrasado este reconhecimento. Mais: se pensarmos bem, ter deixado que a esquerda radical tomasse conta da iniciativa ambientalista só veio prejudicar a própria causa. Onde está a Greenpeace jesuíta?