04 janeiro 2014

informação = energia


O meu MBA compreendeu nove disciplinas, com manuais de ensino que correspondem a 30 MB.
Em média, um profissional que complete um MBA pode contemplar um aumento do seu vencimento de cerca de 30%. Nos EUA passaria a auferir mais 30.000,00 US$.
O preço do barril de Brent é de 100,00 US$.
O conteúdo informativo de um MBA corresponde a 300 barris de Brent. São 10 barris/ MB.
Aqui fica um exemplo da correlação entre informação e energia. Em última análise, será possível agregar dados macroeconómicos e estabelecer uma relação E/I - Energia/Informação. É uma tarefa que deixo para os "contadores de feijões", agora que demonstrei a sua exequibilidade.

5 comentários:

Nuno disse...

Não me parece que tenha demonstrado correlação alguma.

Encontrou uma medida de valor comum, que é a Moeda, essa sim a grande agregadora macroeconómica. Se tivesse escolhido bananas, em vez de petróleo, tudo se manteria.

Assim, a grande relação é que a informação vale ou custa dinheiro, o que quer dizer que exige trabalho para criar, pelo que voltamos ao campo da Física, não através da Energia, mas através do Trabalho.

Pelo menos, penso eu de que!

Anónimo disse...

olhos que não vem coração que não sente...as vezes é melhor nao sabermos, para termos energia...

Anónimo disse...

Caro anónimo,

As bananas tb têm energia. Escolhi barris de petróleo apenas por efeito retórico.
Claro que a informação exige trabalho e trabalho necessita de energia.
Estamos a dizer o mesmo por outras palavras.

Joaquim

Anónimo disse...

Jaquim, quando se demonstram correlacoes, e vulgar apresentar analises estatisticas, e mais alguns exemplos que corroborem uma tese. O que o Jaquim aqui fez nem sequer e numerologia, e apenas totozice armada ao pingarelho.

A termodinamica surgiu da fisica e nao e mais que uma abstracao para explicar um fenomeno fisico, e permitir calculo, com grande precisao. Sublinho precisao, isto porque e uilisada somente (ou com rigor) a sistemas fechados, Sistemas estes em que as variaveis em jogos se traduzem em entidades conhecidas ou seguramente despreziveis.

O que o Jaquim aqui tenta fazer e aplicar a termodinamica a sociologia, um sistema aberto em que as variaveis sao tantas que nao permitem calculo de nenhuma especie...permitem "correlacoes" tb conhecidas como enfiar o rossio na rua da betesga.

Noto no entanto que durante esse percursso o Joaquim parece agora ja saber um pouco mais sobre entropia, porque no principio parecia ter uma certa confusao entre distinguir a ultima e conservacao de energia.

Anyway, tudo isto e um exercicio espatafurdico, e so dou o benificio da duvida ao Jaquim (que nao daria ao PA porque esse e um pavao assumido) porque o Jaquim pensa que descobriu a polvora e anda a bater punhetas intelectuais com isto tudo.

Elaites

Anónimo disse...

Depois do MBA dá para publicar um post destes?... Que perda de tempo e de dinheiro caro Joaquim!... Que 30Mb tão desperdiçadinhos... mais vale pedir os dois discos do Nelson Ned (quem?) ao PA e ocupar esses bytes com melhor música (lossless, obviamente!) -- JRF