11 janeiro 2014

complexidade e divisão do trabalho


Um dos factores que revela o grau de complexidade social é a divisão do trabalho.
Numa sociedade primitiva de caçadores-recolectores, por exemplo, a divisão do trabalho é mínima, essencialmente entre tarefas masculinas e femininas.
Numa sociedade complexa, porém, a divisão do trabalho atinge o seu ponto mais elevado. Os indivíduos especializam-se durante longos anos em tarefas e profissões de que a maioria nada sabe. O que sabe um leigo de meteorologia? Quase nada.
O negócio das Universidades é formar pessoas para desenvolver atividades complexas, em sociedades complexas. É por isso que as melhores se localizam em países altamente desenvolvidos.
O que aconteceria se numa sociedade com uma apetência moderada para a complexidade, como Portugal, o Estado financiasse a formação universitária de milhares de profissionais vocacionados para trabalhar em sociedades de complexidade elevada?
Se uma tonteira dessas ocorresse, julgo que o futuro desses profissionais teria de passar, obrigatoriamente, pela emigração. Ou a termodinâmica seria uma batata.

3 comentários:

Anónimo disse...

De meteorologia não sabe nada é certo... mas de climatologia e ciências associadas, não faltam know it all na seita Joaquim... Aliás, o Joaquim é um expert, formado na U Fox News... não faltam especialistas!... -- JRF

Anónimo disse...

Uma batata?... Ainda não tinha reparado Joaquim? E se a comer, ela morre... -- JRF

Anónimo disse...

Na Austrália também emigram muito.
Espera, afinal imigram .

Que chatice, um país com 50º à sombra , que destrambelha completamente as teorias malucas do Jaquim.