15 dezembro 2013

AGA



 By looking back at certain isotopes in ice cores, he has been able to determine how active the sun has been over thousands of years.

Following analysis of the data, Professor Lockwood believes solar activity is now falling more rapidly than at any time in the last 10,000 years.

He found 24 different occasions in the last 10,000 years when the sun was in exactly the same state as it is now - and the present decline is faster than any of those 24.

Based on his findings he’s raised the risk of a new Maunder minimum from less than 10% just a few years ago to 25-30%.





Comentário: Só conheço duas coisas infinitas, o Universo e a estupidez humana, e não estou certo sobre a primeira - Einstein.

Nunca acreditei no Aquecimento Global Antropogénico (AGA). Nunca acreditei porque o emocionalismo e a hipérbole com que esta hipótese foi apresentada levantou-me logo suspeitas. Depois porque estudei o assunto e percebi que o problema do clima terrestre é demasiado complexo e desconhecido para se poderem fazer afirmações perentórias. Por fim, porque foram surgindo estudos bem fundamentados, a demonstrar que o mais provável é estarmos no início de uma Pequena Idade do Gelo.

O ponto da situação é o seguinte:

  1. É provável que a temperatura do planeta continue a descer lentamente até ao final do século
  2. É possível que a actividade humana contribua - ainda que minimamente - para algum aquecimento. Contudo, ninguém está em condições que explicar a grandeza desse efeito.
  3. No momento presente, algum aquecimento antropogénico pode ser útil para contrariar o arrefecimento
  4. A poluição deve ser combatida com bom senso, mas é um problema diferente do estrito AGA

18 comentários:

zazie disse...

Está parecido com o original.

Anónimo disse...

e o clima de vénus?

ocni

marina disse...


isso do aquecimento tb não engulo. muito dinheirinho ganham com essa cantiga .

as abelhas a morrer , os peixes envenenados , os solos contaminados , os rios cheios de quimicos dos farmacos excretados , os ogm que não se sabe a longo prazo no que é que vai dar , com isto que é claramente obra do homem já não há problema pq são os titãs da massa que o andam a fazer :)

Anónimo disse...

The Great Global Warming Swindle

https://www.youtube.com/watch?v=tpvpiBiuki4

Está lá tudo.


A. Oliveira

zazie disse...

Para falar francamente, também penso que se tem esquecido muito a poluição, à conta do aquecimento global que é diferente.

marina disse...

está bom o video. miles de cientoinos ficariam no desemprego e os negócios à volta , tipo certificações energeticas , taxas , subsidios ao verde e tal não tinham razão de ser.

o melhor método para aferir a pertinencia dos " verdades" cientificopoliticas é : há negócio à volta ? há dinheiro a ganhar ? se há , a probabilidade de ser história da carochinha é praí 99% .

Anónimo disse...

Não é questão de acreditar... o Joaquim, homem de tão pouca fé, afinal tem as suas crenças... tem fé em coisas infinitamente mais improváveis que o aquecimento global, ou Deus... assim de cabeça, acredita que a administração Bush que minou activamente toda a investigação científica seja "nada emocional" e "nada hiperbólica"; que a Exxon, sinistros irmãos Koch e tantos outros que financiam a contra informação com tácticas aprendidas com o tabaco (e com exactamente as mesmas pessoas) sejam ""nada emocionais" e "nada hiperbólicos"... isto da fé é para todos os gostos e depois de se entrar na seita, é difícil sair. Portanto Joaquim, deixe a conversa de chacha para outros... não acredita, porque a sua seita diz que não é para acreditar. Mas isto não é uma questão de fé... -- JRF

Anónimo disse...

Há literalmente meia-dúzia de chamados cépticos que são cientistas dignos desse nome para levar a sério... a outra meia-dúzia, mais as centenas ou milhares de idiotas úteis ou pagos, só um ceguinho ou um membro da seita é que não vê o que estão a fazer...
Quanto ao The Great Global Warming Swindle, basta fazer uma pesquisa superficial aos tristes que lá aparecem para se ver quem lhes paga... e as conclusões depois surgem naturalmente.
Uma coisa nunca entendi na seita é o elogio ao capitalismo, ao liberalismos, ao neoliberalismo e sei lá que mais em tudo que seja porco... se for limpo, é esquema... Se for petróleo e carvão é óptimo; se for eólico e solar é esquema dos "crentes do aquecimento global"... que seita... -- JRF

Anónimo disse...

1. É altamente improvável. O Sol é o último cavalo de batalha da desinformação, tendo falhado tudo o resto e tendo todos os modelos pecado por demasiado optimismo (a situação é muito pior que os modelos do IPCC tão vilipendiados)...
2. Já o inverso qualquer burro da Fox News está em condições de explicar em detalhe científico inabalável, embora sem peer review.
3. Dasse... não há limites...
4. A sua preocupação é pungente e piedosa... por exemplo neste blogue mencionou-a em contexto ambiental e que eu saiba, exactamente zero vezes. Talvez queira elaborar num post futuro... Principalmente a parte do bom senso. -- JRF

Anónimo disse...

Zazie, a poluição está fora de controlo... alguma vez viu alguma referência que não seja jocosa num blogue liberal ou coisa que o valha?...
Esta conversa de chacha do Joaquim é a mesma daqueles moralões que de cada vez que se ajuda um animal falam imediatamente de "tantas criancinhas com fome" pelas quais nunca levantaram uma palheira... De moralões está o Mundo cheio, mas estamos em pulgas pelo bom senso do Joaquim no combate à poluição... -- JRF

Anónimo disse...

Carbon Dioxide. They call it pollution. We call it life.
É este tipo de gente que anda há anos a desinformar. É a seita a que o Joaquim pertence e defende da forma que aqui se vê cada vez que neva algures... Gente "nada emocional", "nada hiperbólica" que teve a lata de passar isto na televisão americana... -- JRF

Anónimo disse...

Por fim... Marina, é tudo o mesmo, defendido pelos mesmos com as mesmas tácticas: aquecimento, poluição, ogm, abelhas (a Bayer tem a lata de oferecer sementes de flores boas para as abelhas com cada embalagem do pesticida que as mata comprovadamente), fracking, areias betuminosas... quem ataca uma coisa, coincide naturalmente por coincidência a atacar outra... Aliás, pergunte-se ao Joaquim as suas opiniões sobre aquecimento, poluição, ogm... nem é preciso sair deste blogue para os mais hard core... é uma seita e uma das tácticas é fazer crer que os outros são uma seita de "crentes" e "ingénuos", que o verde é um negócio que vai acabar com a humanidade quando "negócio" é o que os faz viver... Mas o Joaquim deve andar confundido com o logotipo da BP... parece-se muito com o do canadian green party ... uma empresa petrolífera com um logo verde, outra coincidência sem dúvida... -- JRF

zazie disse...

Eu também penso que o CO2 não são rosas.

Faz parte da poluição. O que acho é que se exagerou apenas falando do aquecimento global. Impondo até medidas globais e não impondo outras, banais, triviais, muitíssimo mais importantes e possíveis de efectuar, contra a poluição generalizada de água de rios e do mar.

zazie disse...

Por cá nem se nota esse exagero. Mas em Inglaterra já havia grupos nas freguesias a quererem que as pessoas nem ligassem os aquecimentos em casa.

São exageros canalizados apenas para o tal aquecimento global, desleixando o que países inteiros andam a fazer ao ambiente.

zazie disse...

E estou de acordo com o caro Doutor Engenheiro Campónio- lobbye pago e hiper-activo é o dos cientóinos à Birgolino.

Porque esses são mesmo anti-ecologistas. Uma tara de porcalhões bling-bling que até de comida marada gostam.

Anónimo disse...

"...O que acho é que se exagerou apenas falando do aquecimento global. Impondo até medidas globais e não impondo outras, banais, triviais, muitíssimo mais importantes e possíveis de efectuar, contra a poluição generalizada de água de rios e do mar."

Esta é uma posição com a qual concordo inteiramente: julgo mesmo que a poluição fluvial e oceânica está fora de controlo, especialmente para os lados do Oriente (e o que se foi depositando, ao longo de décadas, nomeadamente depósitos radioactivos, vai dar problema grave no futuro).

Com eco-histerismo é que não se vai a lado nenhum.

Anónimo disse...

Zazie uma coisa não invalida a outra... Diz o Joaquim, o anónimo e outros santarrões que afinal a poluição é que é o problema, de notar que não deixa de assinalar a oceânica e fluvial (porque a do ar pode até ser eco-histerismo)...
Mas depois desses cientistas climáticos destruidores do Mundo terem enganado milhões, é ver o que aconteceu... o CO2 desapareceu da atmosfera! Os aviões ficaram no chão! A economia em 2008 definhou exactamente por isso... Esta seita apenas quer proteger o ( seu) futuro imediato, tudo o que sirva para desinformar é bom... Só precisam de atrasar as medidas necessárias por poucas décadas, depois morrem e quem ficar que feche a porta!
Aquela merda a que chamam ar e respiram na China é que é bom... É o mesmo que se respira aqui, não pensem que é outro... -- JRF

zazie disse...

ehehehe

É eco-histérica.

":O))))))

Sabe que eu penso que gostam. A sério. Já conheci gente que foi a Hong Kong e primeiro notaram a poluição mas depois adoraram.

Porque cheira a muito comércio

eheheh

Por favor, quem come merdas de gomas e vai ao Mac Donalds, come tudo. E banham-se no que for preciso, com cocó à mistura, ou petróleo a rodos, desde que pareça disporto de ricos.