29 novembro 2013

sociologia termodinâmica


As chimpanzés vivem cerca de 40 anos e, ao contrário das mulheres, não têm menopausa, pelo que reproduzem até ao fim da vida.
Ocorre, porém, um fenómeno curioso que afecta, por vezes, a última cria da prole. A chimpanzé já é velhota e tem pouca energia para educar os filhotes. Tolera os seus abusos, não os castiga quando se portam mal e, sobretudo, não os enxota do “colo”.
Estão mesmo a ver as consequências, não é? Quando a chimpanzé morre, a última cria está incapaz de sobreviver autonomamente e morre também. É uma grande lição para o Homo Sapiens. Educar é dar autonomia e dar autonomia implica enxotar as crias para fora da zona de conforto.
Mas estas considerações não são a razão deste post. O meu interesse vai para a termodinâmica, a chimpanzé não tem energia para desenvolver o comportamento social desejável.
O seu corpo envelhecido é “um mecanismo” com menos capacidade para extrair e utilizar a energia do meio ambiente. Usando uma metáfora um pouco simplista, é como um carro velho que gasta de mais e perdeu cavalagem. A entropia do seu corpo aumenta e o desequilíbrio impõe a morte.
Até aqui, nada de novo. Excepto, pelo impacto social desse desequilíbrio termodinâmico. O comportamento da chimpanzé, pela sua falta de energia, prejudicou o bando, que perdeu uma preciosa cria.
Se por cansaço, desleixo, ou apenas falta de energia, uma sociedade não cuidar das instituições que a tornam funcional, o colapso é inevitável. É a desordem... o aumento da entropia.
Essa desordem pode tomar a forma de uma guerra civil, como em Moçambique, ou de uma bancarrota, como em Portugal, mas é sempre um aumento da entropia que corresponde a uma “pulsão da morte”.

6 comentários:

marina disse...

e o pai da cria ? demitiu-se das suas responsabilidades ? ou não se sabe ao certo quem é o pai , tipo como na democracia representativa / indefinição do papel do estado ? :)

Anónimo disse...

o filho e de todos

marina disse...

pois , é de todos e de nenhum..coitada da macaquinha assim emprenhada.

marina disse...

e já vai no 2º caso destes... 2º caso apanhado e noticiado , pode haver mais . alguma coisa está podre lá prás bandas dos da "pulsão pela vida" :)

http://visao.sapo.pt/policia-alemao-detido-pela-morte-de-homem-que-conheceu-num-site-de-canibalismo=f759546

Anónimo disse...

CN,
Compreendo, mas isso era antes.
Estagiei há mais de uma década sem remuneração, alguns meses, sem problema. Recebi mais do que dei.
É o estagiário que precisa do estágio... normalmente procura-o.

Nenhuma empresa "precisa" de estagiários, muito menos assim em massa. Quando se acotovelam porque "precisam" de estagiários alguma coisa está muito mal. E sim, nada contra estágios não remunerados, tudo contra empresas sem escrupulos. Aliás isto é mesmo caso para a Autoridade do trabalho actuar

zézinho disse...

Donde se conclui que o último é apenas e só um filho da mãe. O que pode ser o fim da macacada, né?