25 novembro 2013

desvalorização radical

Em termos das ideias, o protestantismo infligiu ao catolicismo uma derrota extraordinária e cujos efeitos ainda hoje se fazem sentir - seguramente em Portugal. Como sugeri noutra ocasião, isso deveu-se, em parte, ao facto de, do lado protestante, lutarem religiosos e laicos, ao passo que a defesa católica foi sobretudo feita por padres, estando os laicos ausentes.

Ligada à anterior existe uma outra razão importante. O protestantismo religioso, nas suas duas maiores correntes, fez surgir duas visões laicas do mundo que rapidamente ganharam influência - o liberalismo,  a partir do calvinismo, e o socialismo, a partir do luteranismo. Nada de equivalente surgiu do catolicismo, a defesa católica processou-se em termos quase exclusivamente teológicos, sem que houvesse uma tentativa séria - à parte uma mão cheia de autores - que projectasse na esfera laica e na vida de todos os dias a visão católica do mundo. Como é a nossa vida de todos os dias numa sociedade de tradição católica?

Não surpreende que o protestantismo, em versão liberal ou socialista, encontrasse terreno fértil e sem oposição em países de tradição católica como Portugal, com os resultados que, agora e mais uma vez, estão à vista. Nas nossas universidades, em particular nos departamentos de Economia, Direito, Sociologia, Filosofia, não se faz outra coisa senão promover as ideias laicas do protestantismo que são inimigas da nossa cultura. E tudo isto é feito por intelectuais - professores universitários - aos quais eu não atribuo más intenções, mas a quem atribuo a maior falta de compreensão. Não é aceitável que, sendo eles próprios portugueses e pagos por portugueses, usem a universidade para propagandear ideias que são inimigas dos portugueses e que, já por mais de uma vez, como agora, ameaçam arruinar Portugal.

Tem sido minha preocupação, ao longo dos últimos anos, encontrar o significado laico do catolicismo e como ele se projecta na nossa vida diária e nas nossas instituições, ao mesmo tempo que procuro compreender o significado laico e a verdade do protestantismo. E cheguei a uma conclusão que me parece a mais fundamental, em resposta à seguinte questão: Qual o significado laico do protestantismo? Se eu tivesse de resumir numa só frase o significado principal do protestantismo e, portanto, a maior arma que o protestantismo utilizou e continua a utilizar contra a nossa cultura portuguesa, que é católica, que frase escreveria eu?

Esta: Uma desvalorização radical da mulher.

Com a desvalorização radical da mulher, caíram todos os valores que são caros à nossa cultura portuguesa e católica. Caiu o valor da comunidade porque não existe comunidade sem mulher. Caiu o valor da tradição, porque a tradição é a voz viva da comunidade e é passada sobretudo pela mulher. Caiu a autoridade porque, mesmo a autoridade do homem, é-lhe dada pela mulher.

Quem quiser organizar a defesa católica e laica contra a invasão das ideias protestantes tem de começar por aqui, por restaurar a importância da mulher que o protestantismo destruiu. E destruiu mal porque entre homem e mulher, a mulher é mais importante do que o homem. Até uma criança sabe isso, mesmo antes de falar.

Sem comentários: