28 novembro 2013

Coisas com que os economistas intoxicam a razão

"Deflação é boa para os consumidores e má para a economia? À primeira vista, parece uma boa notícia para os consumidores. Preços mais baixos significa maior poder de compra. Mas a longo prazo a deflação é uma das maiores dores de cabeça que podem ter governos e bancos centrais. E o pior é que é difícil de combater." via negócios.pt
A situação normal numa ordem económica e monetária saudável é os custos e preços unitários descerem com o aumento da produtividade possível pela acumulação de bens de capital. É a própria definição de crescimento económico. É com o poder de compra que sobra (dado agora os mesmos bens terem um preço inferior para os consumidores e/ou a margem de lucro ter aumentado para as empresas, aumentando a sua capacidade de investimento), aumenta a procura de bens adicionais a serem produzidos pelos recursos poupados (por exemplo horas-homem agora libertos) e agora excedentários para a mesma produção anterior.

Esta seria a ordem natural das coisas, os pequenos aforradores beneficiariam imenso, podendo acumular a sua pequena poupança em valores monetários que valorizariam com o crescimento económico, sem ter que se sujeitar ao sistema financeiro. Mas em nada, isto, poria em causa, a capacidade do ciclo de poupança- > investimento ser realizado.

Nem tal coisa prejudica obviamente os consumidores, nem tal coisa prejudica as empresas, incluindo a sua capacidade de pagar dívidas. A deflação de preços só é um mau sinal (mas é uma consequência, não uma causa) quando provocada por aumentos súbitos na procura e/ou diminuição quantitativa de moeda, caso de crises e falências de bancos.

No actual momento em que o sistema se encontra com excesso de reservas, e com os bancos centrais sempre dispostos a injectar mais reservas, como nunca na história monetária terá acontecido, a descida da preços não deve ser "combatida" de forma alguma. Isso corresponde a inflacionar de forma menos visível e mais gravosa.

E esta inflação providenciada pelos bancos centrais beneficia os grandes. Cada quantidade de moeda fabricada é injectada em pontos específicos da economia, beneficia quem o primeiro o utiliza na economia pela vantagem da sua despesa ser efectuada a preços mais baixos do que estarão mais tarde, depois de ser incorporada nos preços essa mesma nova quantidade de moeda.

O inflacionismo é um mecanismo de transferência de poder de compra da população a favor das elites que se situam próximas das fontes de entrada das novas quantidades de moeda. Sim, esses mesmos que nas crises são salvos da falência que seria natural dado terem sido os que mais beneficiaram da alavancagem artificial (tomando a expansão de crédito).

3 comentários:

Vivendi disse...

Capitalismo:

Produtos e serviços a preços cada vez mais baixos para chegar a cada vez mais gente.


É assim tão difícil de encaixar.

Nyquist disse...

Infelizmente parece ser...

GBT disse...

O problema é que os Estados se endividaram para além do concebível. Ora a deflação penaliza os devedores e benefica os aforradores. Já a inflação tem o efeito contrário - beneficia os devedores e penaliza os aforradores. Não é preciso pensar muito para compreender porque os poderes públicos preferem a inflação. E quanto mais gastadores / devedores, mais assim é. Aliás , creio que isso explica muito da diferença de posições entre os Estados da Europa do Norte e do Sul.