23 novembro 2013

ainda não o procurámos

Portugal deve ser um dos raros países do mundo que seria capaz de viver na mais completa autarcia. Tem de tudo e os portugueses sabem fazer tudo.

É quase irónico que esteja arruinado por ao longo das últimas décadas ter andado a importar excessivamente.

Se tem petróleo? Claro que tem. Nós é que ainda não o procurámos. Com aquela zona marítima exclusiva de mais de três milhões de Km2 o milagre seria não o ter.

8 comentários:

Ricciardi disse...

E se o não tiver, pelo menos Gas parece que há.
.
Explora-lo é que nem pensar. É preferível gastar a massa disponível em coisas de renda certa... mais clínicas e mais colégios e ppp's afins.
.
Eu estou morto por ver os novos quadros de apoio comunitario. O novo responsavel é um tipo muito bom. Quero ver se continuam a considerar como eligiveis os investimentos em produtos muito necessários para o desenvolvidmento de uma industria, como o ar condicionado, o mobiliário, as obras etc. Quero ver até que ponto vai chegar a massa para os negócios realmente importantes para a economia ou se vai ser o mesmo de sempre: formações profissionais sem sentido, cabeleireiros, comercios e escritórios de toda a ordem.
.
Rb

marina disse...

pois , tb ouvi que é certo haver gás. não percebo pq a p. ibérica não junta uns trocos e explora. era uma indepndencia e peras. suponho que os responsáveis por esse tipo de decisões recebem bom dinheiro dos paises e corporações que exportam gás para deixar tudo no limbo.

Vivendi disse...

Andaram por aí a fazer moinhos quixotescos mas com rótulos ecológicos que apenas deixou a conta da luz dos portugueses mais cara...

Vivendi disse...

Andaram por aí a fazer moinhos quixotescos mas com rótulos ecológicos que apenas deixou a conta da luz dos portugueses mais cara...

zézinho disse...

Também acho que haja gás, e deve ser sulfídrico, pelo cheiro que bota esta inflada classe política.

Pedro Cruz disse...

Falta-nos um território suficientemente fértil para garantir as «subsistências» (alimentos) para todos, afinal, para Aristóteles, o primeiro dos elementos constituintes da polis autárcica.
O Prof. Salazar ainda tentou fazer do Alentejo o celeiro de Portugal, aparentemente com maus resultados.
Nunca fomos autárcicos. Julgo que também por esta razão demos novos mundos ao mundo.

zézinho disse...

O municipalismo foi uma tradição que não deu maus resultados por cá.
Quanto ao Alentejo, parece que, de facto, o Prof. Salazar se enganou. Pelo que se vê hoje, é mais adega. Com bons tintos a acompanhar umas belas febras de porco preto.
É verdade, no tempo do Salazar não me lembro de se falar de porco preto. Será que era proibido, ou é mais uma conquista do 25A?

Anónimo disse...

Se calhar não sabem que a UE andou anos às voltas até prantar que a laranja do Algarve era imprópria para consumo e para exportação. Então temos a laranja espanhola que é uma caca. Vão-se catar.
eao