O Papa emérito Bento XVI disse um dia que se recordava quando, nos anos 80-90, ia à Alemanha e lhe pediam para conceder entrevistas, que conhecia antecipadamente as perguntas. Tratava-se dos problemas do aborto, da contracepção e da ordenação das mulheres.
Ora, eu quando fui entrevistado sobre o Papa Francisco esta semana também antecipei estas perguntas. Mas antecipei sobretudo uma outra, fora destas, e preparei-me para ela. Acertei em cheio:
-Seria o Papa Francisco socialista?
Não. O Papa Francisco não é socialista. O Papa põe, de facto, o acento da sua mensagem nos pobres e na pobreza, tal como o Papa Bento XVI colocou o acento na doutrina e na liturgia. E, de facto, uma das componentes principais da mensagem cristã são os pobres e a pobreza.
É neste ponto que a mensagem do Papa e o socialismo se tocam, e por isso nós vemos muitos socialistas, como entre nós o Dr. Mário Soares, que não é sequer católico, ou ele assim diz, a invocar as palavras do Papa. Mas também é só até este ponto que o socialismo é cristão, porque a partir daqui deixa de o ser.
O Papa lembra a situação dos pobres e depois apela a todos os homens e mulheres de boa vontade para ajudarem os pobres - e fica-se por aqui. Ora, é nesta fronteira que o socialismo deixa de ser cristão. É que o socialismo não se contenta em apelar aos homens e mulheres de boa vontade. O socialismo apela a que os pobres se organizem contra os ricos e os submetam, na versão comunista pela força bruta das armas, na versão social-democrata pela força bruta da maioria.
Não existe nada de mais anti-cristão do que isto, seja pela força bruta das armas seja pela força bruta da maioria, que é pôr as pessoas umas contras as outras, porque um dos valores centrais - na realidade, o valor central - pregado por Cristo foi precisamente o amor ao próximo. Foi neste pecado que caiu a chamada teologia da libertação de que o Papa Francisco, na altura própria, se demarcou. Quando trespassaram esta fronteira, os teólogos da libertação deixaram de ser católicos.
Eu não sei se o Papa, enquanto cardeal Bergoglio e cidadão da Argentina, votava em algum partido. Eu presumo que não. Porque não existe instituição mais anti-católica do que um partido, que é a versão laica da seita protestante, e a instituição sectária por excelência, exactamente o oposto do que é ser católico. Agora, no caso de ele votar, sim, eu creio que ele votaria num partido equivalente ao PS português. Mas repito, estou convicto que ele não votava, porque um cardeal, ainda por cima que viria a ser eleito Papa, tem de ser um homem de grande sabedoria, um homem que sabe onde está a fronteira. Um partido serve para partir o rebanho de Deus, não para o unir.
O Papa é jesuíta e os jesuítas são a versão católica do protestantismo luterano. O socialismo é a versão laica do luteranismo. Portanto, o Papa foi educado nas ideias do luteranismo e do socialismo propugnadas inicialmente pelo filósofo Immanuel Kant (foi nesta altura que eu falei do Kant) e, portanto, por vezes, dá a sensação de ser um socialista. Mas não é. Porque o luteranismo e o socialismo cindem a comunidade, partem-na em partidos, põem uns contra os outros, ao passo que a missão de um padre da Igreja, mais ainda se fôr cardeal e Papa, é uni-la.
Mas admitamos, por um momento - algo em que eu não acredito - que o Papa Francisco é socialista. Então, se o socialismo é aquilo que diz e faz o Papa Francisco, eu também quero ser como ele. É que eu vejo o Papa Francisco, que já tem 76 anos e idade para ser reformado, a servir a comunidade o dia inteiro e mesmo a renunciar a privilégios que são tradicionais na sua função. Pelo contrário, nos políticos socialistas, o que eu vejo, na sua grande maioria, alguns ainda muito jovens, é a servirem-se da comunidade, a arranjarem empregos à custa da comunidade, a receberem grandes vencimentos da comunidade, a exigirem pensões vitalícias da comunidade, a reclamarem grandes carros e tantos ou privilégios, todos pagos pela comunidade. E, num caso ou noutro, até a fazerem fundações com o seu próprio nome e financiadas pela comunidade. Já imaginou o Papa Francisco - e ele tem poder para o fazer - a instituir a fundação "Jorge Mario Bergoglio" e a seguir mandar a Igreja Católica pagar-lhe as despesas?
Criar uma comunidade, como o Papa Francisco procura fazer, e ainda por cima uma comunidade universal, que é o sentido de Igreja Católica, é muito difícil - é preciso servir a comunidade. Destruí-la, como fazem os socialistas, é muito fácil - basta servirem-se da comunidade.
28 comentários:
Nem o Papa é socialista; nem o PS o é.
O PS é um partido de vigaristas. Votam neles os vigaristas e os que gostavam de ir à boleia.
Mas disse isso na tv?
Se tiver dito está desculpado das calinadas kantianas.
PA -Este seu texto só pode ter sido escrito por um rico
O PSD é um partido de vigaristas. Votam neles os vigaristas e os que gostavam de ir à boleia.
Caro Pedro Arroja,
Brilhante texto! Obrigado.
Acontece que Bergoglio é pior que um socialista. Permita-me que demonstre com as evidências. Evidências, que são elas mesmo um critério para o conhecimento da verdade. Permita-me faça uma retrospectiva a partir do século XIX. É que presente realidade é mais “dura” que aquilo que se possa pensar. Vejamos! O Pe. Deschamps em 1882, na sua obra «Les Sociétés Secrètes et la société», demonstra o plano da maçonaria ao afirmar que «as reformas religiosas serão feitas por personagens de dentro da Igreja, que promoverão um concílio … que imporá a degradação dogmática e disciplinar, favorável à integração desta no Ecumenismo das Lojas» .
O maçon Rudolph Steiner declarando em 1910, que: «nós precisamos de um Concílio e de um Papa para proclamá-lo» , identificava já a necessidade de um “novo tipo de Papa” «a quem os progressistas acreditavam favorecer a sua causa». Dom Lambert Beauduin, um amigo de Roncalli (o futuro João XXIII) confidenciou ao Padre Bouyer que: «se eles elegessem Roncalli, tudo seria salvo, ele seria capaz de convocar um Concílio e de consagrar o ecumenismo». E assim aconteceu, tal como Dom Lambert havia predito. Roncalli foi eleito, convocou o Concílio e consagrou o ecumenismo. Facto que veio a ser audaciosamente comprovado em 1964, pelo maçon Barão Marsaudon, a afirmar que «os Católicos (…) não devem esquecer que todos os caminhos levam a Deus. E vão ter de aceitar que esta corajosa ideia do livre pensamento, a que podemos realmente chamar uma revolução, difundida através das nossas lojas maçónicas, se espalhou de forma magnífica por sobre a cúpula de S. Pedro». Assumiu ainda a sua ‘paternidade’ ao afirmar que «o ecumenismo é o filho legítimo da Maçonaria». Pedro, veja: precisamos de um Concílio e de um Papa. Foi o que aconteceu.
No presente, e aquando da nomeação de Bergoglio, não é pois de estranhar que o Grão-mestre Raffi do Grande Oriente d’Italia, a 14 de Março de 2013 tenha afirmado que «com o papa Francisco nada será como dantes. (…) e que tem uma grande ocasião para mostrar ao mundo o retorno a uma igreja que deve recuperar o anúncio de uma nova humanidade, (…) esperando que uma igreja do povo possa reencontrar a capacidade de dialogar com todos os homens de boa vontade e com a maçonaria». E ainda a confiança transmitida pelo Grão-mestre Gioele Magaldi do Grande Oriente Democrático , a 18 de Abril de 2013, ao saudar afectuosamente a sua eleição, exprime o desejo que do seu pontificado possam surgir justos auspícios. Afirma ainda que será um papa inovador e progressista. Confirma abertamente que alguns irmãos maçons no seio do conclave contribuíram para o eleger. E mais! Confirma também, que no conclave de 2005, o Cardeal Bergoglio era já um escolhido da maçonaria ao referir que era apadrinhado (sponsorizzato) pelo Cardeal maçon: Carlo Maria Martini . Por último, e não menos clarificador, o Cardeal Bergoglio é membro honorário do Rotary Club de Buenos Aires desde 1999.
Caro Pedro, assim foi, é e estamos: um “papa” Maçon. Um usurpador do trono de Pedro.
(se pretender as referências às quais tirei citação, peço que me diga)
Rui Machado
Acho que os protestantes pensam o mesmo dos Papas (todos) que o PA pensa do Papa Francisco.:)
Ou seja, parodiando ao dramaturgo frances, o PA fala prosa protestante sem saber...
«Francisco pede que os conventos vazios sejam convertidos em centros para refugiados» - Papa Francisco, em Roma (El Mundo, 10Set13, Madrid).
Afirma o Papa que os conventos e seminários vazios em Itália não devem ser transformados em albergues ou hotéis de luxo para ganhar dinheiro, mas destinados a imigrantes... levantando o dedo acusador para as instituições políticas e para a própria Igreja.
Palavras e palavras, que ninguém está interessado em traduzir, isto é, levar à prática.
Imagino a reação de muito dos socialistas ao lerem isto.
E é bom que existam condenações públicas da igreja ao socialismo e ao comunismo tal como no passado outros papas o fizeram.
Mai do que " de vigaristas" o ps é o partido sarjeta.
Vai lá parar todo e qualquer dejecto circulante.
Sim, é isso. O PS é asco e depois do modo como se comportou no caso Casa Pia, esse partido devia ter pura e simplesmente acabado.
O PS é asco porque é o partido que melhor ilustra o diabo- tem mil caras e muda de máscara para melhor enganar.
É graças ao PS que a extrema-esquerda ainda manda. Foi o PS que sempre contemporizou com os comunas e o PS é taão liberal quanto o PSD e mil vezes.
E usa os coitadinhos para arranjar tachos.
Até os maiores vigaristas dos nossos banqueiros se dizem socialistas, tal merda é aquilo a dar para tudo e o seu contrário.
Espantoso! O Arroja disparata, e o coro rejubila.
Tocam os sinos da minha aldeia...
E neste dia Santo, os pobres agradecem a Deus a abastança dos outros.
Que procissão.
"O PSD é asco porque é o partido que melhor ilustra o diabo- tem mil caras e muda de máscara para melhor enganar."
BPN
BPN
BPN
BPN
O Arroja só disparata,pobre homem...
Não é que eu pense assim, mas, segundo a sua teoria, o Papa Francisco não deveria andar a ajudar o Descartes, o Hobbes, o Adam Smith, o Nietzsche, etç a pentearem macacos?
Ó grande palerma, o BPN foi salvo pelo Sócrates e o caso BCP criado por ele para poder controlar por dentro.
Percebes, mongo- o PS está em todas, incluindo nessa do BPN que é a única que sabem vomitar.
O BPN era um caso privado. Foi o Sócrates que o tornou uma dívida pública.
Já o BCP foi uma intromissão do poder político numa aquisição privada de um banco.
O diabo tem de facto mil caras.
.
A verdade é simples:
- Portugal tinha uma Divida Publica de cerca de 60% antes da Crise de 2008. E neste momento, volvidos CINCO anos está com 127% do PiB.
.
O Socrates ou Passos são meros lacaios do diabo. Eu acho que eles nem se apercebem de como foram e estão a ser orientados.
.
Não foi a Comissão Europeia e as Elites das Europa que empurraram os governos em 2008 para desatar a gastar à toa?
.
O crescimento do endividamento é explicado em 30% por medidas de cada governo dos paises europeus (em portugal foi o parque escolar e os submarinos e outra chusma de despesa inicua) e os restantes 70% derivam dos efeitos recessivos da crise que castraram os paises de receita fiscal de supetão.
.
O diabo tem de facto mil caras, mas nenhuma delas governa os paises.
.
É por isso que eu acho que a única força de bloqueio, mas que não vai durar muito mais tempo devido à pressão que se está a fazer, são os Tribunais Constitucionais. É a ultima defesa dos países a um programa de comando das politicas economicas e submissão à tecnocracia financeira.
.
A Igreja tambem está a fazer um trabalho de resistência notável.
.
Rb
Mas alguém acredita que se no lugar de Socrates estivesse o Santana ou outro qualquer a coisa correria de modo diferente?
.
Claro que não. Todos fizeram a mesma asneira, incluindo os governos de direita de outros paises da europa. Não se distinguem porque foram todos no estouro da manada. E as manadas tem sempre um lider.
.
Salazar, apesar de tudo, tinha uma caracteristica importante: defendia os interesses de Portugal e não tinha, ao que se sabe, proveitos particulares. Não se deixava iludir pelo rumo da manada. Ele corria com ela mas não ia de olhos fechados. Quando foi preciso sair dela ele saiu... e voltou a entrar.
.
Esta gente que nos tem governado é altamente influenciavel aos designios alheios. Nem sempre coincidentes com os interesses de Portugal. Sejam eles do PS ou do PSD. Não faz diferença alguma. Seguem todos com palas nos olhos o caminho que alguém indica. E até querem ir mais longe. Alguns até tiram as palas e vendam os olhos e deixam-se ir sem cuidar de defender o que nos interessa defender enquanto nação.
.
São cagões, além de tudo. Cagam-se tão completamente que chegam a fingir que é lucidez a caganeira que realmente sentem.
.
Rb
Pior do que isso. Esta gente consegue que em cada país o povo discuta lateralidades.
.
O culpado foi fulano e sicrano. E entretemo-nos todos a discutir a culpa.
.
Mais do que isso, desatamos a acusarmo-nos uns aos outros. A culpa é dos velhos, da gratuitidade do ensino, da saúde a mais, dos FP's, do consumidores, das opções do privados que geraram bolhas, dos empresarios fraquinhos que temos, e ninguem pensa que há apenas CINCO anos só tinhamos 60% de endividamento; o que prova que, afinal, os culpados não foram os velhos, nem os consumidores, nem ninguem em especial. Os culpados tem mil caras.
.
O socrates?
.
Tadito, um mero vaidoso que ganhou e distribuiu umas massitas. Qualquer burro tem que ter uma cenoura para correr. E não difere muito da jumentice de Passos.
.
No caso do primeiro tinha de aceitar gastar por causa da crise. O segundo tem que reduzir o gasto por causa da insuficiente de receitas que a crise provocou. Um complementa o outro.
.
A verdade é existe uma familia no mundo que duplicou o patrimonio desde 2008. A fortuna atingiu o recorde na módica quantia de 600 biliões de euros. O equivalente ao PiB espanhol. Seiscentos MIL MILHOES de euros, ouviram bem.
.
Rb
Isso é verdade e o pior é que não há quem saiba como fazer de outro modo.
Estes 40 anos demonstram isso- Portugal não tem elites em campo algum.
Nem nas artes, nem nas ciências, nem nas letras e muito menos quem saiba governar.
Niveou-se tudo por baixo e a partidarite ideológica fez o resto- vivem de cartilhas importadas e imaginam que as cartilhas se podem aplicar em qualquer momento, em toda a parte do mundo, com efeitos absolutamente iguais para todos.
E isto é assim em todas as tretas. Não há mnistério que não faça a mesma imbecilidade.
Desaprendeu-se tudo. Porque nenhum país pode viver sem História.
E Portugal é caso único de um país a quem se obliterou toda a História com mais de 40 anos- por serem tempos do "obscurantismo".
Fez-se o mesmo que se fez em relação ao mito da Idade Média das Trevas.
Que família se refere Ricciardi?
"O nosso grande problema é o da formação das elites que eduquem e dirijam a Nação. A sua fraqueza ou deficiência é a mais grave crise nacional. Só as gerações em marcha, se devidamente aproveitadas, nos fornecerão os dirigentes – governantes, técnicos, professores, sacerdotes, chefes do trabalho, operários especializados – indispensáveis à nossa completa renovação. Considero até mais urgente a constituição de vastas elites do que ensinar toda a gente a ler. É que os grandes problemas nacionais têm de ser resolvidos, não pelo povo, mas pelas elites enquadrando as massas."
António de Oliveira Salazar in «Homens e Multidões» de António Ferro.
As massas (a geração mais bem preparada de sempre):
http://www.youtube.com/watch?v=J_gnp-EMeJ4
Deve ser a famiglia do TC.
É uma grande família. Era bom que também lhes tocassem a ver se aprendiam.
Caro PA,
Pedindo desculpa pelo off-topic, ou talvez não, afinal estamos no seu tema, comunidades, aqui está uma pequena entrevista num país muito luterano, em que um homem parece querer romper com o status quo, apelando, com emoção, à recuperação da mais importante das comunidades, a familia. Até mesmo o final, com um seco, mas bem-educado, "acabou o tempo", é fantástico:
https://www.youtube.com/watch?v=S09zpRXm1U8
Carlos,
Esse vídeo que publicou demonstra a verdadeira causa da falência da sociedade ocidental.
Excelente.
Enviar um comentário