27 outubro 2013

Não ter mulher

"Quando era novo podia fruir dos prazeres do casamento, mas não tinha dinheiro suficiente para sustentar família. Agora, que a poderia sustentar, não estou em condições dos desfrutar. Por isso, nunca me casei e de nada me valerá fazê-lo agora."


Esta afirmação foi feita por um filósofo que morreu solteiro aos 80 anos de idade. Era considerado um racionalista, há mesmo quem lhe chame o pai do racionalismo moderno.

Ora, não ter dinheiro é certamente uma razão para um homem não se casar (tal como existem muitas outras), mas não é a principal - não é a razão sine qua non, a verdadeira razão.

Ora, de uma racionalista, que é o pai de todos os racionalistas modernos,  esperava-se que ele apresentasse a Razão sine qua non para não se ter casado, e não uma razão trivial como a de não ter dinheiro (ou não lhe apetecer, ou não gostar do casamento, ou ser enfermo, etc.).

Mas então qual é a verdadeira razão, a razão sine qua non  para que um homem não se case?

Não ter mulher. Ele não tinha era mulher. Porque um homem que tem mulher, que ama verdadeiramente uma mulher, casa-se sempre com ela - desde que ela aceite, bem entendido. Entretanto ou depois é que vai arranjar o dinheiro.

O que é que impediu este filósofo de chegar à razão pura, à mais pura de todas as razões para não se ter casado?

Não ter mulher. A razão pura, a verdadeira razão, tal como Deus, só se encontra em comunidade. Ora, este filósofo viveu sempre sozinho.

O problema deste filósofo já se percebeu qual é. Em pondo lá mulher rebenta-se com a sua filosofia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não é verdade...
Quantas mulheres acabam por adoptar o último recurso — que é engravidar —, para que o homem se case com elas?
Não faltam homens com mulher(es) que não se casam. E também há a versão dos que se casam só para manter uma ideia de aparência...
Também conheço cada vez mais versões de mulheres que querem ter um filho de qualquer maneira, mas não querem homem...
Entretanto o Mundo complicou-se e de que maneira caro PA... -- JRF

zazie disse...

Mas nesta altura, um universitário ou casava com uma mulher rica, ou tinha de ter ele dinheiro para sustentar uma igual.

O Kant não ia casar com criada.

Pedro Sá disse...

Hmmm não tem razão PA, se ele quisesse mesmo ter mulher arranjava casamento combinado à moda da burguesia do tempo dele.