29 outubro 2013

não há milagres

A vontade de Deus corresponde às leis da natureza
Um milagre é uma violação das leis da natureza
Por definição, a vontade de Deus é inviolável
Logo não há milagres

Baruch Spinoza, Tractatus Theologico-Politicus - 1677

Comentário: Aqui fica uma elegante demonstração da impossibilidade de milagres. Na minha opinião, não só não existem milagres como seria indesejável que existissem. A existência da nossa espécie ficaria dependente de factores aleatórios, factores contrários às leis da natureza.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro PA,

Publicado antes de ler o seu último post.
ABÇ

Joaquim

Anónimo disse...

Joaquim,
Eu vejo um milagre nesta coincidência.
Abraço
PA

Anónimo disse...

O PA assim começa a fazer-me lembrar um tipo que eu conheço que só sabe martelar... o Mundo inteiro parece-lhe a cabeça de um prego... está a tornar-se em PA o Pio e certamente cada dia lhe parecerá um milagre, do nascer ao pôr do Sol...
Coincidências destas tenho eu vivido constantemente e algumas deixam-me desconcertado... mas ainda não lhes chamei milagres... -- JRF

Anónimo disse...

Mas a nossa existência — apesar das tais milhares de decisões constantes —, já está *também* dependente de factores aleatórios...
Ir na rua, parar para apertar os cordões e evitar o piano que cai do 4º. andar... um milagre dirá o PA... sair de casa nesse dia com sapatos sem cordões, pode nesse caso, ser considerada uma má decisão? -- JRF

Anónimo disse...

Joaquim, estimado colega, comece pela 1a linha do Spinoza e verá logo, logo, que a construção da frase está ao contrário.
As leis da natureza são vontade de Deus, como também qualquer excepção a elas (Omnipotência). A vontade de Deus é inviolável!

Abraço amigo do eao

zazie disse...

Abraço amigo do eao

ehehehe

Palhação. A ver se mandaste abraços quando te armaste em besta a fazeres de psico e a detectar-me doenças e falta de inteligência.

Anónimo disse...

Zazie, por vezes nós escrevemos para outro aquilo que somos. Tu é inteligente.
Abraços inimigos do eao