22 setembro 2013

um discurso terceiro-mundista

“El actual sistema económico nos está llevando a una tragedia. Vivimos las consecuencias de una decisión mundial, de un sistema económico que tiene en el centro a un ídolo que se llama dinero. Pero Dios ha querido que en el centro estén el hombre y la mujer y que lleven adelante al mundo con su propio trabajo. ¡Pero aquí manda el dinero! ¿Y qué sucede? Para defender a este ídolo se amontonan todos al centro y caen los últimos, caen los ancianos, porque en este mundo no hay un puesto para ellos. Se trata de una eutanasia escondida: no los cuidamos, no los tenemos en cuenta…”.
Francisco

Comentário: O actual sistema económico, o capitalismo, está a tirar biliões de seres humanos da miséria. O discurso do Papa é o discurso de um Lula da Silva, um discurso pré-globalização num mundo globalizado. Um discurso particular, na boca de um líder de uma Igreja que se quer Universal.

8 comentários:

zazie disse...

Não é o dinheiro mas é a ganância e capitalismo não tem de ser necessariamente este caos que também o afecta.

zazie disse...

Só por pura imbecilidade se ia agora defender estas crises financeiras como o truque mágico para tirar milhões de pessoas da miséria.

O tanas. As trocas comerciais são óptimas mas fuçanga financeira é destruição de empresas, de países, de tudo.

Só pode interessar a onzeneiros.

O Birgolino, como nem sabia que a FED era privada, é um deslumbrado com crises, desde que não lhe toquem

Anónimo disse...

ó quim, o sistema atual é ecologicamente insustentável o que poderá ver dentro de 10 a 20 anos.
A prata conhecida dura 10 anos.
é um sistema de pilhagem, sem racionalidade ecologica de sustentabilidade.
Um sistema que deixará um mundo arrasado para as gerações futuras se a ciencia não se desenvolver suficientemente. O desenvolvimento da ciencia é incerto e o que a humanidade está a fazer é de uma imprudencia irracional.
Pagarão os nossos netos a não ser que se consiga desenvolver suficientemente a ciencia.

ocni

marina disse...

ai Jesus , Joaquim , que mania que ganhou ao Papa ! comece lá a ouvir o Paco com o coração. eu topei logo a que se referia o hospital de campanha..
e acha que na Holanda andam a tentar implementar o sistema "atrasado" católico porquê ?

marina disse...

e os idosos abandonados aos magotes em lares e por aí acontece no mundo civilizado e supostamente rico , não é no 3º mundo , já agora. e a china ? virou capitalista e lá têm de legislar sobre visitas obrigatórias aos pais...pois é.

Ricciardi disse...

o actual sistema económico evoluiu do sistema Capitalista para um sistema Predatório.
.
O sistema capitalista apura alguns sentidos humanos, como a cobiça, a ganancia, o engenho etc para que, por decorrência, se gerem lucros maiores e, consequentemente, melhores condições humanas para as pessoas de cada nação considerada; e isto faz-se através dos governos/estados que moderam, atraves das leis, a aplicação dos dinheiros.
.
Pelo contrário, o sistema predatório é Viral.
.
Aproveita fraquezas, espalha-se, globaliza-se, retira e não acrescenta, seca, destroi, suga sucessivamente. O bem comum não existe. A dignidade da pessoas humana não existe. Os governos não podem atrapalhar; e se atrapalham ficam para trás porque se parquea o dinheiro fora da influencia dos governos para que estes não possam usa-lo para o bem comum.
.
No sistema predatório que vivemos, 30% do PIB MUNDIAL está parqueado em off shores.
.
Rb

Anónimo disse...

Está a tirar quantos da miséria? Já parece o amigo JCD... biliões de chineses a sair dos campos! Que avanço civilizacional!... que progresso para a nossa terrinha... -- JRF

Anónimo disse...

Ó Couto, és mesmo um calhau com duas pernas.