21 agosto 2013

os tigres lusitanos

Nas férias recentes que passei na Califórnia ocorreu um episódio que merece ser partilhado. Ia eu num comboio em Sacramento quando o revisor, ouvindo-me falar com familiares, expressou curiosidade em conhecer a nossa nacionalidade.
Somos portugueses – disse-lhe.
Portugueses? Acabei de ler esta manhã que a economia portuguesa é a que está a crescer mais na Europa...
Pois é, é extraordinário, estamos muito contentes.
“Yes, it’s fantastic”.
“You bet” – respondi-lhe e terminamos a conversa com os sorrisos da praxe.
O meu interlocutor afastou-se para continuar a sua atividade e eu fiquei a pensar com os meus botões: ‹‹ caramba, na América já temos a reputação de tigres lusitanos e eu sem ter dado por nada››.

3 comentários:

Bmonteiro disse...

Tigres (?), era ou foi no século XV e até chegar a Malaca.
Vistos pelo jornalista francês, no espelho do PREC 74-75:
“O quinto império”
Mal chegou, Clément compreendeu a razão de ser de Portugal, precisamente a de não ter nenhuma (39)
... nós somos púnicos, parecemo-nos comos mercenários de Amílcar e todos esses matreiros do mediterrâneo. Nós somos girinos... (49)
Dominique de Roux (1977, Paris)

zazie disse...

Esse Dominique Roux é besta.

Os franceses são uns xenófobos que metem dó.

zazie disse...

Quanto a essa divisão do mundo, do tempo das descobertas, só quem é parvo é que não percebe que se tornou mesmo realidade.

É ir ao consulado londrino e ver a quantidade de chinocas, indianos, brasileiros e pretos a pedirem passaporte português.


E dão-lhes porque têm as bases de dados todas errada.