09 julho 2013

recuperação económica?

OCDE afirma que a recuperação económica está a ganhar força em Portugal e na zona Euro

Comentário: Bem gostaria que esta notícia fosse verdadeira, mas não acredito. Porquê? Porque há mais de 10 anos que não temos crescimento económico, porque a nossa dívida cresceu e porque não efectuamos reformas estruturais.

O melhor cenário possível é apenas travarmos a espiral recessiva, o que, convenhamos, já seria uma boa notícia.

4 comentários:

lusitânea disse...

Com a Lei da Nacionalidade de 2006 do Costa/Sócrates não começamos a enriquecer?Estranho...pois as promessas até envolviam o pagamento das nossas pensões...

Anónimo disse...

o mundo é finito, com recursos finitos, é mais facil transferir tecnologia que criá-la. O rápido crescimento dos BRIC faz-se à custa dos paises ocidentais, sendo portugal um dos mais afectados.

OCNI

Ljubljana disse...

entretanto na reforma do estado, as excepções:
- médicos
- professores
- militares
- juízes
- funcionários do banco de portugal
...
(para breve) - todos os funcionários públicos

Carlos disse...

Já me irrita esta conversa da espiral recessiva. É a mentira tantas vezes repetida que já ninguém questiona.

Para se poder falar de qualquer coisa como isso seria necessário que os indicadores (PIB, défict, divida, desemprego, etc) estivessem a aumentar CADA VEZ MAIS de mês para mês o sentido negativo. Ora tal, pura e simplesmente, não é verdade. O facto de estarmos em recessão, é verdade, o facto de o desemprego continuar a aumentar, é verdade, não nos permite usar esse termo. A realidade dos números dos últimos meses (anos) é outra, é que a diminuição do PIB e o aumento do desemprego estão a desacelerar.