06 junho 2013

Pensões de reforma: a verdade (V)

Medina Carreira: "Tem de se mexer" na CGA e na Segurança Social "para se reduzir a despesa" "Ex-ministro das Finanças defende que os cortes têm de ser feitos na Caixa Geral de Aposentações e na Segurança Social para se conseguir reduzir a despesa do Estado, acrescentando que não será através de cortes na saúde ou na educação que se vai resolver o problema nacional." Mais uma verdade difícil de aceitar.

5 comentários:

pvnam disse...

É PRECISO TER UMA GRANDE CARA DE PAU!
-> Não é difícil de ver que as pensões de reforma são um «sistema piramidal» que carece de sustentabilidade... {são necessárias alterações}
-> As pensões de reforma dos bancários estavam numa situação pior: eram um sistema piramidal em ruptura acelerada... resultado: o sistema piramidal dos bancários (em ruptura acelerada) foi 'enfiado' ao contribuinte...
--->>> É preciso ter uma grande cara de pau: depois de ter 'enfiado' o sistema piramidal (em ruptura acelerada) ao contribuinte... o banqueiro Ricardo Salgado aparece com a conversa: «Corte nas reformas é terrível»!?!?!
Nota: num Sistema Público discute-se "condições para a sustentabilidade"... pelo contrário, num Sistema Privado corre tudo às mil maravilhas... só que depois a 'coisa' abre falência de um dia para o outro (um exemplo: o caso Madoff).
.
.
.
Anexo:
--->>> Com um MINISTRO DAS FINANÇAS RIGOROSO não teria sido 'enfiado' ao contribuinte a nacionalização do BPN, a nacionalização de sistemas piramidais em ruptura acelerada, PPP's, SWAP's, etc...
.
-> Os lobbys que se consideram os donos da democracia - os 'cavadores de buracos' -, com os seus infiltrados em todo o lado (sim, em todo o lado!), isolam e atacam todo e qualquer ministro que queira ser rigoroso, e que não lhes dê abébias para andar a 'cavar buracos' sem fim à vista...
- Obs. 1: Manuela Ferreira Leite (quando era ministra das finanças) quis impor algum rigor nas finanças públicas... consequência: os 'cavadores de buracos' puseram o país inteiro a cantarolar a cantiga «Há vida para além do deficit».
- Obs 2: ao querer impor um certo rigor... o ministro das finanças Vítor Gaspar foi isolado (e atacado por todos os lados) pelos 'cavadores de buracos'.
.
.
O CONTRIBUINTE TEM QUE SE DAR AO TRABALHO!!!
-> São raros os ministros que possuem a capacidade de resistência do ministro Vítor Gaspar... leia-se: O CONTRIBUINTE TEM DE AJUDAR NO COMBATE AOS LOBBYS QUE SE CONSIDERAM OS DONOS DA DEMOCRACIA!
-> Por um sistema menos permeável a lobbys, os políticos deverão ser obrigados a fazer uma gestão transparente para/perante cidadãos atentos... leia-se, temos de pensar em bons mecanismos de controlo... um exemplo: "O Direito ao Veto de quem paga" (vulgo contribuinte): ver blog 'fim-da-cidadania-infantil'.

lusitânea disse...

Não me digam que aquele coitadinho que no outro dia ficou reformado com 400 euros por mês sem nunca ter descontado um chavo porque passou a vida no crime enquanto que existem milhares que trabalharam , descontaram e recebem quase metade vai ser afectado na sua pensão de "direito"?

Anónimo disse...

Caro CN,
.
A diferença entre a Verdade e a Necessidade é abissal.
.
Não existe Verdade alguma no corte de Reformas e Pensões. É algo absolutamente abjecto e injusto, só comparável à expropriação da coisa privada.
.
Ajustamentos nas Reformas e Pensões só se justificam na justa medida e proporcional ao envelhecimento populacional.
.
Abduzir os dinheiros que as pessoas pouparam, através dos descontos, mês após mês, para a sua velhice, e que os entregaram ao Bem Comum para sua gestão, não pode servir para resolver problemas de governação.
.
Não é justo que os governos peguem nos nossos descontos da SS e os esbanjem a dar subsídios vários, ainda que justificados e aceitáveis, a quem nunca descontou o que quer que seja.
.
Quer dizer, o esforço por dar subsidios deve ser de todos, através de impostos gerais, e não apenas dos reformados.
.
É, digamos, um perfeito confisco e não me parece que a coisa seja legal, muito menos moral.
.
Ao governo cabe separar bem as águas. A Cesar o que é de Cesar. Aos reformados o que é dos Reformados. Nem mais, nem menos.
.
Cortar nas reformas a quem cumpriu religiosamente os tempos certos de descontos é a mesmissima coisa do que abduzir parte do nosso patrimonio financeiro ou imobiliario. Na Alemanha as reformas são consideradas constitucionalmente como um Direito de propriedade. E bem.
.
Se por qualquer motivo os governos acharem que devem pegar nos descontos das pessoas para a SS, e torra-los a gasta-los para comprar submarinos, estradas, pontes, escolas, hospitais, o caro CN não achará que, por causa disso, as reformas devem baixar para acomodar os investimentos que os governos se propôram efectuar, não é?
.
Rb

Anónimo disse...

Errata: propuseram, não proporam.

Bmonteiro disse...

O que é a Verdade?
Teria perguntado Cristo um dia.
A verdade, é que a minha pensão da CGAp, ainda esteve meia dúzia de meses com um valor superior ao valor do vencimento no activo.
A que título?
Entretanto, de prateada a de cobre.