01 junho 2013

Fase I

A I & D de novos medicamentos passa por diversas fases até à sua comercialização.

Fase I

Na Fase 1 um medicamento experimental é administrado pela primeira vez em seres humanos. Os ensaios clínicos da fase 1 focam-se principalmente na segurança e tolerância ao medicamento. 
Durante esta fase, são administradas baixas doses de um medicamento experimental num pequeno número de participantes sob observação constante de um investigador. Os participantes destes ensaios são, normalmente, indivíduos saudáveis, apesar de, para alguns medicamentos, as primeiras experiências em seres humanos serem feitas em doentes com a doença que o medicamento pretende tratar. A dose do novo medicamento é aumentada gradualmente durante a fase 1 para permitir ao investigador medir a resposta clínica do participante ao medicamento, se o medicamento é suficientemente absorvido, quanto tempo o medicamento permanece na corrente sanguínea depois de administrado e quais os níveis de dosagem seguros e toleráveis.

Pfizer

Vem isto a propósito desta notícia de hoje, do Público:

... o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou que pretende lançar já em 2014 o primeiro centro de ensaios clínicos de fase I no país e que funcionará no Hospital dos Covões.

“Com este projecto, os nossos doentes vão poder ter um acesso mais precoce a terapêuticas e dispositivos médicos inovadores, sem que isso represente qualquer encargo para eles ou o erário público”, resumiu ao PÚBLICO o presidente do conselho de administração do CHUC, José Martins Nunes.

Comentário: Não sei avaliar o interesse que Portugal possa ter em participar nestes ensaios tão preliminares da I & D de novos medicamentos, uma vez que são projectos de laboratórios estrangeiros, mas não me parece razoável afirmar que com este envolvimento ‹‹os nossos doentes vão poder ter um acesso mais precoce a terapêuticas e dispositivos médicos inovadores››.

3 comentários:

Anónimo disse...

Dr Couto, o seu Comentário é que mostra o importante. Eu penso que outro "importante" será o do dinheiro que os Chefes vão receber da indústria farmacêutica durante o "jogo".
Abraço do eao

Anónimo disse...

à falta de campos de concentração, á que iludir os pobres dos doentes em alguns dos hospitais portugueses, dirigidos por mercenários.

lusitânea disse...

Depois do Homem Novo e mulato, do ir tomar no cu,de dar nacionalidade aos expulsos há 500 anos e antes de sermos vendidos como escravos para África só mesmo o pessoal servir de cobaia...