29 maio 2013

Sair do €?

Vamos mas é para a minha solução preferida. Deixar o ouro amoedado (podia incluir prata) circular em paralelo.

Só agora mesmo é que percebi, que pelos vistos, os Suíços podem vir a adoptar essa solução. Se os Bancos Centrais têm grandes quantidades de reservas em ouro, que argumento têm para os particulares não o poderem fazer, como meio de troca legal (e como tal, deixa de fazer sentido serem aplicadas "mais valias" como moeda)?

"A referendum is afoot in Switzerland to obtain legal permission to launch a gold coin currency in parallel to the Swiss franc." Via  Gold Is Money, in Spite of Mr. Keynes, Pedro Schwartz

19 comentários:

Anónimo disse...

Isso é que eu gostava. Ter uma moeda-ouro com curso legal a par do papel-moeda. Até andei à procura dessa possibilidade... e só a encontrei no Brasil onde há uma bolsa de ouro. Ainda escrevi para os Bifes do BC de lá mas não me responderam, os cabrões. Queria saber se a libra de ouro tinha curso legal.
.
Garanto-lhe que não haveria papel-moeda que não trocasse por moeda-ouro.
.
É, aliás, o sucesso que teria como reserva de valor que faria com tivesse inexito como moeda de troca.
.
Para a Suiça seria um bom negócio. Atrairia muita massa para lá, agora que os estão a obrigar a dar listagens de dinheiros negros por lá parqueados.
.
Rb

Harry Lime disse...

Bem, CN, calculo que estejas comprador de ouro :):):)

O Tyler Durden do Zero Hedge diz que está um declouping entre o que ele designa por paper gold (ETFs e activos subjacentes: futuros sobre o ouro, etc) e bullion gold (ouro fisico: moedas, barras, etc)

Se calhar deverias apostar nisto :):):)


eu pessoalmente acho que o ouro é um mau investimento.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Rb,

Discordo contigo. Algum dia havia de acontecer :):):)

Acho que o ouro como reserva de valor é como qualquer outro activo.

Se eu tivesse comprado acções da Apple a 90 dolares em 2009 teria não só um aumento de capital espectacular (mais de 400%) como também uma reserva de valor brutal (ou seja as probabilidades de perder o capital investido seriam minimas). O meu investimento teria aquilo que os value investors designam como margem de segurança. E isso é na minh aopinião a fonte da verdadeira reserva de valor.

Agora vamos por a coisa ao contrário: imaginemos que eu tinha comprado ouro em 2011 a quase 1900 dolares a onça... Qual a reserva de valor que eu teria? Nula na minha opinião... Não só teria perdido já quase 30% do meu capital, como as probabilidades de perder ainda mais seria ainda mais alta.

"Reserva de Valor" que na minha cabeça se confunde "margem de segurança" depende não só do caracter do activo (o ouro é sagrado para os gold bugs) mas também do seu preço.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Aliás, o problema de comprar qualquer activo em estado de bolha (ouro, bitcoin...) é que o upside é muito pequeno (e torna-se mais pequeno a cada minuto que passa) e downsside imenso (e torna-se maior a cada minuto que passa)

Assim, como investidor, o mais importante é fugir de activos nessas circunstancias por mais sagrados que pareçam.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Os suiços são um bocado tonis.

Rui silva

Anónimo disse...

Caro CN: e um comentariozinho ao caso Liberty Reserve? Mega-fraude ou cortina de fumo para denegrir o bitcoin?

Anónimo disse...

Certo Harry.
.
Rb

Luís Lavoura disse...

Se os suíços (quem exatamente? O Banco Central suíço? Ou particulares?) lançarem uma moeda de ouro, podem estar certos de que esta pouco circulará, será açambarcada por suíços e, sobretudo, estrangeiros para fins de reserva de valor. Ou seja, não será uma verdadeira moeda.

CN disse...

Já há muitas emissões de ouro amoedado.

Não têm é valor legal como moeda, como tal não podem ser fixados preços nessa moeda.

Se os Suiços retirarem essa restrição podem começar a ser fixados preços em ouro.

Anónimo disse...

E o CN está a ver alguém a comprar cebolas com moedas de ouro?
.
Os Suiços querem fazer pela vida. Tal como Salazar quis fazer quando introduziu o padrão-ouro (durante três miseros meses). A ideia de Salazar era atrair capitais estrangeiros, porque deles precisava para financiar a economia portuguesa.
.
Os inconvenientes de usar o padrão-ouro eram, naquela altura, menores do que as vantagens de obter liquidez do mundo, atraindo os aforradores internacionais para o país. Mas passados 3 meses de adoptar o padrão-ouro ele percebeu que, em virtude do que se estava a passar no mundo, seria um erro monumental manter essa estratégia, já que os Ingleses sairam do padrão-ouro. Ele percebeu que a desvantagem competitiva comparativa das empresas portuguesas seria um golpe fatal para as empresas nacionais. Em vez disso, continuou a politica de dotar o país com reserva (de valor) em barras de ouro. Na prática, é isso que o ouro é - uma eventual reserva de valor em momentos de crise.
.
Rb

Luís Lavoura disse...

Na prática, é isso que o ouro é - uma eventual reserva de valor em momentos de crise.

Claro. E, se os suíços emitirem moedas de ouro, será para isso que elas na prática servirão. Tal como as célebres "libras de ouro", que ainda hoje gente rica gosta de oferecer aos seus afilhados. Ninguém irá utilizar moedas de ouro para comprar cebolas no supermercado. As pessoas guardarão as moedas de ouro em casa como reserva de valor. (Prática que aliás incentivará um aumento do número de assaltos a residências.)

Luís Lavoura disse...

Já há muitas emissões de ouro amoedado.

Não têm é valor legal como moeda, como tal não podem ser fixados preços nessa moeda.


Nada impede que particulares utilizem moedas de ouro nas suas transações, tal como já utilizam bitcoins.

Se não o fazem é, precisamente, porque preferem utilizar essas moedas como reserva de valor.

Quaisquer adoradores do ouro são perfeitamente livres de, caso o desejem, transacionar, por exemplo, propriedades em ouro. Na escritura de compra-e-venda o preço fica registado em euros mas, na prática, ele pode ser pago em ouro. Eu já fiz múltiplas escrituras de compra-e-venda e raramente ou nunca o notário verifica que o pagamento é efetuado, e de que forma, pelo que nada impede que ele seja efetuado em moedas ou barras de ouro.

Vivendi disse...

O Salazar era tudo menos burro.

Só se aprende com ele.

CN disse...

Luis Lavoura

Vamos sempre a este ponto.

Se assim, fosse, o que impediria de fixar preços em Usd e contratos em Usd (em regime jurídico PT), etc?

Pprque é não há livre circulação de todas as moedas? o que o impede?

Harry Lime disse...

CN,

Mas a ideia da moeda é que tenha alguma circulação. Ora, o ouro/moeda teria esse problema: as pessoas teriam muito maior tendência a acumula-lo do que a faze-la circular.

Ora, tal como o Rb escreveu há uns tempos isso só funcionaria se todos os paises do Mundo pusessem isso em practica porque no momento em que alguns tivessem ouro/moeda e outros papel/moeda , os segundos seriam sempre mais competitivos do que os segundos: as exportações seriam mais competitivas e as importações mais dificeis.

Este é o problema dos gold bugs: a única foram da coisa funcionar é que todos os jogadores joguem o jogo segundo as suas (dos gold bugs) regras.

Mas porque o haviam de fazer se só há vantagens em não o fazer?

Rui Silva

Harry Lime disse...

Concordo inteiramente com o Rb e o Luis Lavoura (escrevem o mesmo que eu mas melhor :):):) )

Rui Silva

Luís Lavoura disse...

Porque é não há livre circulação de todas as moedas? o que o impede?

A lei impede-o.

Mas não é disso que se trata aqui. O que eu digo é que, violando embora a lei, você e os seus amigos são perfeitamente livres de fazer transações em ouro. O exemplo que eu dei anteriormente, da venda de propriedades, não é muito bom, porque as propriedades (prédios rústicos ou urbanos) são sujeitas a registo e portanto o Estado pode exigir que você prove que recebeu efetivamente dinheiro (euros) aquando de uma venda. Mas na transação entre privados de outras coisas (por exemplo, um automóvel em segunda mão) nada o impede de desobedecer às leis do país e de fazer pagamentos em bitcoins, em ouro, em dólares ou seja no que fôr.

Ora, que eu saiba, ninguém faz isso. Por quê? Porque as pessoas querem usar o ouro como reserva de valor, não como instrumento monetário.

CN disse...

Luís,

O bitcoin tem procura precisamente pela sua facilidade como meio de pagamento "ilegal" e extensão a todo o mundo.

O ouro para ser utilizado como meio de troca ter+a de ter, pelo seu lado, alguma forma de cobertura "legal".

O maior inimigo do bitcoin a longo prazo é o ouro poder vir a ser legal, embora quanto mais se enraizar com trocas intra-bitcoins, mais segura se tornará.

CN disse...

Luís, o que é que impede de usarem "Dólares" ilegalmente?

Isso prova que não há procura por usd como moeda?