Mas Hoover foi ignorado. Ao invés de um "estímulo fiscal", Harding reduziu o orçamento do governo praticamente à metade entre 1920 e 1922: os gastos federais declinaram de $6,3 bilhões em 1920 para $5 bilhões em 1921 e $3,3 bilhões em 1922.
E o restante da abordagem de Harding foi igualmente laissez-faire: o imposto de renda foi diminuído para todos os grupos de renda e a dívida nacional foi reduzida em 33%.
A atividade do Federal Reserve, o banco central americano, foi praticamente imperceptível. Como um historiador econômico escreveu, "Apesar da severidade da contração econômica, o Fed não utilizou seus poderes para aumentar a oferta monetária e combater a recessão".[2]
No terceiro trimestre de 1921, os sinais da recuperação já eram visíveis. No ano seguinte, o desemprego caiu para 6,7%, e em 1923 já estava em 2,4%." Thomas Woods
Reparem:
- despesa do estado foi cortada em quase 50%E a crise passou em cerca de 18 meses. Onde está a espiral? E se não há espiral como é que os economistas "modernos" explicam o processo de recuperação?
- Os preços caíram 15%, e os salários também
- a massa monetária contraiu (falência de bancos)
De resto, é preciso entender que existem ciclos desde que existem bancos (sempre que estes adquirem a capacidade de expandir o crédito por criação monetária, criam bolhas e onde há bolhas, há crises económicas e bancárias) há séculos.
Como não existia a noção de "despesa do estado" multiplicadora e os bancos iam mesmo à falência por falta de ouro físico para entregar aos depositantes que o solicitavam, como é que estas crises se resolviam, segundo a teoria "moderna"?
8 comentários:
Bem... mas não foi precisamente isso que o Presidente Hoover fez em 1928/29/30?
Porque acho que há aqui um equivoco, CN, o Presidente Roosevelt não causou a Grande Depressão, resolveu-a?
Estás ciente deste facto histórico mais ou menos consensual, calculo... :):):)
Rui Silva
E depois tal como Kenenth Rogoff e Carmen Reinhart explicam no livor deles (o excelente "this Time is Differente...") as recessãoes causadas por colapsos do sistema financeiro (exemplo: 1928 e 2009) demoram sempre muito mais tempo a serem resolvidas do que outras recessões (como por exemplo a causada pelo rebentamento das bolha das dot-com em 2001).
Rui Silva
Não, não foi. Hoover foi um intervencionista desde a primeira hora.
o Presidente Hoover fez em 1928/29/30?
Hoover foi um intervencionista.
http://mises.org/rothbard/agd/chapter7.asp
É claro que foi... E o Roosevelt não resolveu rigorosamente nada. O que resolveu foi a entrada na II Guerra, isso sim...
Em 1939, aquando do inicio da guerra, os EUA estavam mais ou menos como 10 anos antes...
Caro CN,
Se me permite, o livro abaixo indicado é uma coletânea de textos de vários economistas brasileiros. O foco é evidentemente o Brasil porem uma série de gráficos e comparações servem para sustentar posições sustentadas por si. A mais importante é a importância da poupança no investimento.
Muitos dados podem ser aplicados a realidade portuguesa.
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=2464915&google
PS: Um dos organizadores foi uma das vítimas da patrulha petista dentro do IPEA, que era um local de confrontos de ponto de vista desde a época do militares, até que virou agência oficialesca.
Em 1939, aquando do inicio da guerra, os EUA estavam mais ou menos como 10 anos antes...
.
Nao, Senhor. Niet. Só veja:
http://www.lanacion.com.ar/1093654-1939-el-ano-que-hollywood-no-olvida
CN,
Hey, só o Roosevelt é que saiu do padrão ouro... Curiosamente coincidiu com o inicio da saida da depressão :):)
Alias, de acordo com o Milton Friedman (perigosos comuna) isso deveria ter sido feito logo à entrada :):):)
O Hoover não o fez.
(ena o que eu fui dizer a um austriaco: dizer mal do padrão ouro! :):):) )
Rui Silva
Enviar um comentário