14 março 2013

santa ignorância

...
Mesmo assim, nunca chegou a ser confundido com a Igreja da Libertação - uma contracorrente que, na América Latina, quis fazer o mesmo que Francisco de Assis 700 anos antes e que o Vaticano ostracizou por todas as vias. Bergoglio é tido, aliás, como um conservador tanto em termos sociais como dogmáticos. Uma das suas lutas mais apaixonadas deu-se quando a Argentina votou leis que abriam a hipótese do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A essas leis, Jorge Bergoglio classificou-as como "obra do Diabo" - o que levou a que a presidente do país, Cristina Kirchner, entrasse em pública e razoavelmente violenta confrontação de argumentos com o agora designado Papa Francisco I (o 266º da história da Igreja Católica de Roma). "Parece a Inquisição", chegou a dizer Kirchner. O aborto e a eutanásia merecem-lhe também absoluta oposição.
António Freitas de Sousa, no DE

Comentário: A Teologia da Libertação não tem qualquer relação com o "Franciscanismo", é um movimento inspirado no Marxismo e na luta de classes, conceitos inexistentes no Sec. XIII.

15 comentários:

Anónimo disse...

Birgolino,

O novo Papa é da sua família? Bergoglio... pode ser uma argentinização do seu apelido

Pedro Sá disse...

Mas também casamentos de homossexuais, aborto e eutanásia, para sermos honestos, não têm nada a ver com marxismo também.

zazie disse...

Pois se não tem, a que propósito os marxistas e escardalhada em geral, defende essas merdas, em nome da "igualdade de direitos"?

Anónimo disse...

Hola Zazie,
Boa malha

Ricciardi disse...

Desconheço o senhor. O papa. Mas tem pinta de papa que pode vir a ser apreciado pelos fiéis. O nome Francisco deve ter sido escolhido para transmitir a ideia de (re)construção da Igreja, como São Francisco fazia. E olha, São Francisco não vacilava; quando foi preciso massa para construir uma igreja qualquer o santo foi à lojinha de fazendas do pai e pimbas vendeu a mercadoria abaixo do preço de mercado para que as ditas obras prosseguissem.
.
Pode ser que consiga uma coisinha muito importante; a mais importante nos dias que correm: atrair a geração dos meus filhos que estão completamente distantes da Igreja. A Igreja, no ocidente, morreu na minha geração. Eu ainda ia à missa qdo era pequeno e ainda baptizei os meus filhos; não creio que os meus tenham essa vontade; pode ser que a tradição ainda os puxe para isso, mas não tenho certeza. Desconfio que a geração dos meus filhos não quer saber, não se interessa, nem percebe, a Igreja dos dias de hoje.
.
Este desafio é importantíssimo. O novo papa tem que convencer muitos governos a readoptar a disciplina de religião e moral como cadeira obrigatória. Os simbolos cristãos tambem devem voltar as locais de onde nunca deviam ter saído. O novo papa tem de conseguir atrair a juventude e muito rapidamente. Que se sentem e pensem em novas formas de incutir os valores cristão/católicos. Outrora consegui-se por meios coercivos, nos dias de hoje tem de ser pelo exemplo e pela inteligência.
.
Rb

Ricciardi disse...

Perdeu-se demasiado tempo com intectualidades. Parece que este papa é pessoa simples e que convive facilmente com o povo. Isso sim, é sinal de inteligencia suprema.
.
Estar entre reis e fidalgos com a mesma naturalidade e à vontade com que se está entre a plebe. Joao Paulo II conseguia isso com uma perna às costas.
.
Pode ser que essa caracteristica possa atrair gente mais nova. Pode ser que conheça bem a realidade, o mundo real, para interpretar novas formas de encarar velhos dogmas.
.
Rb

Anónimo disse...

E poi ha il secondo nome, il nome di mio figlio.
.
Mario viene qui. Il nuovo papa ha il tuo nome.

Cosa? Ma mia sorella mi ha detto che l'uomo era il Papa-Formiche.

Non dare ascolto a tua sorella, lei vuole solo sapere Justin Biber.

Anónimo disse...

Rb

marina disse...

acho que o Papa Paco é um luxo : química e filosofia , matéria e espírito , dois em um !

BLUESMILE disse...

Chamam-lhe o Paquito.

Pedro Sá disse...

Lá por os marxistas defenderem isso não significa que a coisa tenha a ver com marxismo, essa doutrina 100% obcecada com o dinheiro que os outros têm no bolso.

Aliás, as questões da igualdade são muito anteriores ao trisavô do Marx pensar sequer em ser espermatozóide e óvulo.

zazie disse...

Lá porque a escardalhada se dizer neo-marxista também não tem a ver com o marxismo, já agora.

Mas, como o denominador comum de todas estas causas se chama "igualdade" só pode ter a ver com comunismo, dêem-lhe o nome que quiserem

zazie disse...

As questões da igualdade sempre foram comunistas, dizendo.se milenaristas ou utópicas, ou o raio que os parta.

Isto mesmo sabia o Marx que o escreveu nos textos de juventude, tendo por exemplo as revoltas dos camponeses em nome da igualdade do milénio.

zazie disse...

Ele até lhe chamava o comunismo tosco.

Uma cena assim- com base na comunidade das mulheres e no sexo livre.

Copiado do que fizeram os prot aquando da Reforma.

zazie disse...

Aqui:

http://mises.org.br/Article.aspx?id=1396

Foi esse maluco do Vivendi que andou a largar a cena por tudo quanto é sítio.

E nem percebeu de que se tratava, claro.

Mas é literalmente isso- o comunismo primitivo dos reformistas com igualdade sexual.

Faltou a igualdade de choco. Essa era nazi e pink, também