02 março 2013

Botticelli


6 comentários:

Euro2cent disse...

Ainda faltam três semanas.

Ou era suposto adivinharmos algo mais profundo? Na minha ignorância, nem sei quem são os mânfios e as garinas que acompanham a Prima Vera.

(E já tenho wikipedida que chegue para hoje, não estou a fim de mais.)

Anónimo disse...

Caro Joaquim,
Obrigado por este post.
Mas há uma questão que me atormenta, sobre a qual nunca ouvia a sua opinião ou a do Professor Arroja: como lidar com o Mal?
Qual a resposta de um católico sobre o Mal?
Qual a explicação para o Mal na natureza humana? Qual a nossa atitude perante a maldade na natureza humana?
Um católico sabe responder?

São perguntas simples. A resposta deverá ser simples.

D. Costa

Anónimo disse...

Este quadro do Botticelli foi inspirado no livro De Rerum Natura, a que me refero no post seguinte.

zazie disse...

Pode ter sido para as festas de Florença e com alegoria em pendent com o nascimento de Venus

Há quem diga que o rapaz da esquerda- disfarçado de Mercúrio, a apontar para cima, seria o Juliano di Medicis- o jovem solteiro e poderosíssimo a quem esta alegoria se destinava.

zazie disse...

Nesse caso, este representava o amor fecundador e o outro o amor espiritual (a Venus Anadiomena, saída das águas e do desejo de Zéus)

Euro2cent disse...

Obrigado, Zazie. A mim, o tom esverdeado e pose possessiva do camarada à direita lembrou-me a história da Proserpina.

E "Venus Anadiomena" soa bem, mas mete-se na caixinha do Google e e leva-se, depois da inevitável Wikipedia, com "Venus Anadiomena is on Facebook". Já não se pode sair à rua ...