20 fevereiro 2013

um Papa africano?

Papa Vítor I

Vítor I foi o décimo quarto papa da igreja católica apostólica romana entre (datas aproximadas) 189 e 199[1]. Vítor nasceu na província romana de Tunísia; esta notícia é bastante certa, pois na Catedral Católica de Tunes, à esquerda do altar, tem um mosaico com o rosto dele. De seu pai sabe-se somente que se chamava Félix,Vítor I também foi um monge beneditino. Vítor I estabeleceu que qualquer tipo de água, quer seja de um rio, mar ou outras fontes, pode ser utilizada no baptismo, no caso de faltar água benta. Outra contribuição importante foi que Vítor tomou partido do estabelecimento do domingo (em substituição do sábado) como dia sagrado, em memória da ressurreição de Jesus Cristo, embora a prática só se tornasse universal no Primeiro Concílio de Nicéia. Foi Vítor I quem determinou que a Páscoa seria celebrada sempre neste dia da semana, excomungando todos os bispos que se opuseram à mudança. O Primeiro Concílio de Nicéia (325) confirmou sua decisão. É também sua a decisão de realizar as missas em latim em vez de grego. Além disso, tornou herética a doutrina do adocionismo no ano de 190[2]. Pensa-se que Vítor tenha sido martirizado durante o reinado de Septímio Severo.

 (wikipedia)

6 comentários:

BLUESMILE disse...

Hoje é Impossível.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1233529-africano-e-criticado-por-ligar-gays-a-pedofilia.shtml

Anónimo disse...

Caro Carlos Novais,

É impossível que o Papa Victor tenha sido monge beneditino atendendo ao tempo em que viveu. A ordem beneditina foi fundada por São Bento (480-547 d.c.).

Anónimo disse...

Pois... Esta gente para datas é pior que o Gaspar mais as suas previsões económicas!...

zazie disse...

Os brasileiros tomaram conta da wikipédia e só escrevem disparates.

Mais valia dar o link da versão inglesa ou o Duchesne que está online.

zazie disse...

wikipedia, sem acento.

Também fiquei apanhada

ehehe

lusitânea disse...

Um retornado foi Papa?A África sempre foi dos africanos...mesmo que tenha sido reivindicada desabitada como nas ilhas...
Com este passado se o nº de judeus cá fosse o que alguns queriam ainda se recriaria de novo o império lá fora...