12 fevereiro 2013

as elites

o Rui A. parece incapaz de compreender a noção de ordem natural nem sequer como conceito. E parece incapaz de compreender que: - existem sempre elites, seja qual for o regime, mas no regime democrático está assegurado que as suas elites terão as características próprias que a legitimidade do regime lhe confere: tirar a uns para dar a outros e a eles mesmos enquanto procuram destruir qualquer resquício de ordem social conservadora e tradicional, pedra por pedra. - quanto mais uma ordem social respeitar direitos naturais mais ele tende a ser socialmente conservadora e a criar elites verdadeiras,no sentido que não estão no comando de um poder político (e poder político significa sempre o poder de tirar a uns para dar a outros) mas sim porque se tornam líderes naturais das suas comunidades. Sem estado social, sem a proibição da discriminação que o pleno direito de associação confere, os mecanismos sociais tendem a retornar para a família e alargamento do seu conceito (que hoje, cada vez é mais estreito), comunidade, igrejas, etc. Que se tenha de explicar isto over and over again à direita e até a liberais reflecte bem em que estado a coisa está.

10 comentários:

zazie disse...

Até aqui nada contra.

O problema do jacobinismo é a uniformização de tudo pela lei.

Mas é óbvio que os direitos naturais fazem parte dela e não podem ir para o lixo em nome de "mudanças" que nem foram pedidas.

Anónimo disse...

Eu materialista histórico me confesso: A história da humanidade, ou até poderia generalizar, a história de qualquer sociedade inteligente é feita de facto de «luta de classes», ou seja de interacção entre interesses mais ou menos antagónicos, ou cooperantes em que as elites de cada momento, em qualquer regime, se afirmam. De facto isso é verdade.

Paulo Vaz

zazie disse...

Olhe, li agora uma treta do Vasco Barreto, no i, a propósito de algo em que também querem mudar as leis aprovadas.

Nem sei o que é e ele não deixou link. Apenas lá mandou umas bocas a dizer que as tais elites misturaram tudo com "economês".

http://www.ionline.pt/opiniao/economes-me-enganas

zazie disse...

É isto: o Vasco ficou pateta com medo disto e eu até concordo com grande parte dos items da petição.

Mais, concordo que devem ser mudadas leis aberrantes que foram impingidas por propaganda de lobby enfiado em partidos e sem referendo.

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N22192

Anónimo disse...

"o Rui A. parece incapaz de compreender"

"Que se tenha de explicar isto over and over again..."

Parece que copy paste ad nauseam não convence...

CN disse...

Well, em minha defesa, não faço só copy e paste, e tenho ido buscar múltiplas referências não relacionadas entre si, mas relevantes para a contenda. Não?

CN disse...

E até tenho feito traduções para evitar estrangeiro...

zazie disse...

Eu gosto de estrangeiro

eehhehehe

Pedro Sá disse...

Hm. O que me parece é que toda essa mundividência de ambos parou no século XIX, porque pressupõe necessariamente a ausência de divergências ideológicas e de diferentes pré-compreensões.

Textículos disse...

Who owns natural resources? http://www.salon.com/2013/02/10/to_get_the_gold_they_will_have_to_kill_every_one_of_us/