06 dezembro 2012

Oscar Niemeyer não era ateu, era Marxista


...
O instinto religioso é uma tendência natural para o divino, para a eternidade e para a verdade. É um instinto gregário que une os indivíduos em sociedade (religião etimologicamente significa unir) e que, na minha opinião, está também relacionado com o altruísmo. Os estímulos que desencadeiam emoções religiosas são bem conhecidos. A música, a arte sacra, certos elementos de arquitectura e até fenómenos naturais como o simples nascer do sol. A paixão sexual não deixa também de envolver elementos de natureza religiosa e justificadamente porque a nossa descendência é o passaporte para a eternidade. O estudo da génese e do papel dos instintos obriga-nos a pensar que a prevalência do instinto religioso tem de estar associada a vantagens para a nossa espécie.
O meu enfado com o laicismo (enquanto doutrina filosófica) é por este levar a fenómenos de recalcamento e até de transferência que induzem perversões e comportamentos anómalos. Procurarei dar alguns exemplos desse tipo de comportamentos noutros posts. São perversões que afectam opções politicas, cívicas e até pessoais e que por conterem elementos de fé não são passíveis de conversão. O Marxismo, com a sua promessa de um paraíso na terra, talvez seja o exemplo mais flagrante.
Seria desejável uma educação religiosa nas escolas para ajudar os infantes a lidar com as suas pulsões religiosas, a exemplo do que se passa com a educação sexual. Desconfio, porém, que os maiores defensores da educação sexual nas escolas seriam os primeiros a oporem-se ferozmente a qualquer educação religiosa. O laicismo tem destas coisas!
Joaquim, 2008

Com um abraço para o rui a., que não se apercebeu que o Niemeyer era um crente.

54 comentários:

zazie disse...

Eu não sei como se pode gostar daquelas merdas que ele fez.

A maior catedral moderna foi feita pelo Gaudi que, não só era crente, como vai a santo.

Anónimo disse...

Hola Zazie,
Tb não faz o meu gosto :-)

zazie disse...

":O)

muja disse...

O estudo da génese e do papel dos instintos obriga-nos a pensar que a prevalência do instinto religioso tem de estar associada a vantagens para a nossa espécie.

a) Porquê?

b) O Joaquim continua a pensar a evolução como tocada a vantagem para a espécie... Olhe que não... É, no máximo, vantagem para o indivíduo...

rui a. disse...

Joaquim e Zazie,

Refeita a correcção da autoria do projecto, pergunto-lhes: alguma vez entraram na Catedral do Rio? A pergunta tem uma justificação muito simples: é que, de facto, de fora aquilo parece uma imensa merda. Agora, entrem lá denro e depois falamos...

Cumps.,

zazie disse...

Eu nunca fui ao Brasil e acredito que por dentro provoque outras sensações.

Mas isso também provoca a turbina da Tate e não precisa de ser catedral (e é bem mais bonita).

O que o Rui disse é que é pertinente- as sensações estéticas aproximam-se do sagrado.

zazie disse...

By the way: chama-se a isso sublime.

O Bill Viola fala dessas coisas

rui a. disse...

Zazie,

Várias vezes visitei o RJ e passei muito perto da Catedral, sem nunca lá entrar. A perspectiva da obra, vista de fora, era-me horrorosa e, até, incomodativa. O que vc. aqui escreveu sobre ela, também eu tinha pensado e comentado com outras pessoas. Até ao dia em que lá entreio pela primeira vez. Como escreveu aquele comentador que citei, nada pode fazer supor o que se vai encontrar, quando se passa a porta de entrada. Do meu ponto de vista, quem quiser procurar Deus é por lá que deverá começar.

zazie disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RQi1yOnGEvs

zazie disse...

Acredito, Rui.

Veja o que diz o Bill Viola acerca de um gasómetro na Alemanha.

zazie disse...

Mas eu até prefiro uma pequenina igreja românica. Um eremitério no Tabuaço ou nas Astúrias.

zazie disse...

E aquilo por fora é assim- uma trampa:
http://simonebal.files.wordpress.com/2012/04/98_gasometer-oberhausen.jpg


E por dentro deu para a instalação dos 5 anjos para o milénio.

Anónimo disse...

Niemeyer, marxista? Isso de marxista não existe, apenas Marx existiu. Não sou eu que o diz são alguns "classificados pelos outros de marxistas. Paraíso na Terra?! Sim é esse o nosso destino, basta ler alguns Teólogos. O "lugarzinho" CÉU existe mas não é preciso saír para nehum lado.é aqui mesmo e para quem tem FÉ a sério será em Espirito. O Céu oi inmferno como local é uma "aldrabice" que dá jeito para falar aos gentios.
Fiquem bem.

zazie disse...

http://vimeo.com/3914185

Anónimo disse...

Não é à toa que existem tantas piadas de "português" no Brasil. Vocês são simplesmente patéticos!

Anónimo disse...

Zazie e Joaquim, o que vocês sabem sobre as obras do Oscar Niemeyer? Quantas delas vocês conhecem? Já visitaram Brasília (sim, ele projetou uma cidade inteira!), a sede da ONU em NY, os museus MAC e MOM ou qualquer outra de suas obras espalhadas pelo mundo? A catedral do Rio não é nada se comparada a tantas outras grandes obras projetadas por ele. Sugiro que vocês se informem um pouco antes de tecerem seus comentários cretinos.

Unknown disse...

Era ateu assumido e inclusive fala sobre isso no documentário "A vida é um sopro".
Vcs precisam pesquisar antes de falar insanidade.
Como muitos brasileiros me questiono todos os dias: PORQUE NÃO FOMOS COLONIZADOS POR INGLESES?

Anónimo disse...


Webgirl,
Não foram colonizados pelos "inglas" e pronto. Ficariam melhor!?
O facto de se discutir de forma menos "simpática", se quiser, "inculta", a obra de Niemeyer isso não nos torna "peste". Somos o que somos, para mim, melhores do que os ingleses em muitos domínios. Em Portugal temos muito orgulho no Brasil embora não transpareça.
Dexe-se de "anglicalinadas".
Paz para Niemeyer, sendo ou não agnóstico, marxista.

Anónimo disse...

Webgirl,

Veja este blog e perceberá que há pluralidade em Portugal,

http://aventar.eu/

muja disse...

PORQUE NÃO FOMOS COLONIZADOS POR INGLESES?

Ahaha! Porque, cara transatlântica, vocês são os colonizadores!
Aliviaram-nos desse fardo há uns séculos para o assumirem independentemente!

zazie disse...

Mas agora temos animais sem nome a querem dialogar.

Era só o que faltava.

zazie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Portugas, vocês conhecem esta palavra: BABAQUICE?
Quanta babaquice! Cruz credo! Chamar as obras de Oscar Niemeyer de "merda" é coisa de gente muito babaca e invejosa. O mundo inteirro pensa diferente dos babacas. Me perdoem a grosseria, mas falar mal
do meu país, vindo de vocês, tão pequenitos, é demais da conta.

zazie disse...

Olha, imbecil- até digo mal do Corbusier que era outro excelente arquitecto que também fazia merda.

Percebes, ó código de barras.

Aposto que não percebes, se nem nome consegues ter.

Pedro Sá disse...

O marxismo não passa de cristianismo beato. O Nietzsche é que a sabia toda.

Arnaldo Lima disse...

A verdadeira Igreja não foi, não é, e nem será construída por nenhuma escola arquitetônica brasileira, lusa ou anglicana, e muito menos um túmulo caiado enfeitado com ouro “enviado” das minas gerais de qualquer país (aquele ouro “enviado” em pesados fardos aos agora não colonizadores, mujahedin caolho), e para não falar do cisco tendo uma trave no próprio olho temos aqui mesmo nossos próprios túmulos caiados com o restolho do ouro não “enviado”. Se tiverem coragem de procurar sem querer tirar vantagens agradando aos homens, o Instinto religioso lhes mostrará a Verdade através de “fenómenos naturais como o simples nascer do sol”, da “música, das artes, de certos elementos de arquitectura”, do sexo (não da paixão sexual), do entendimento do Paraíso prometido. Brasileiros, lusos, anglicanos, francos, germanos, africanos, asiáticos, oriente médios etc, sem Amor ao próximo em todas as esferas e sem fazer a vontade do Verdadeiro Deus no nosso dia a dia, nada somos, para nada construímos, para nada acumulamos riquezas. Quem viver (o verdadeiro viver prometido) o Verá. A Paz no Senhor (a Paz do Senhor só para quem O procura)!

Anónimo disse...

Zazie, o que deveria permanecer no anonimato é a sua ignorância.

zazie disse...

Vai para o caralho, animalóide.

Anónimo disse...

Rs... Precisava baixar o nível, Zazie? Não vou te mandar à merda por duas razões: uma porque não sou baixo como você; outra porque isso seria um pleonasmo, visto que você mora em Portugal.

Odlanra disse...

Pô só dá essa Zazie neste blog! Menina, pede licença e leva seu ego prá dar uma voltinha na esquina, lá onde o vento faz a curva. Gente para que dar pérola aos porcos! Vamos postar opiniões, que mesmo polêmicas e divergentes, levem a algum crescimento.

muja disse...

Olha outros com o ouro..

Primeiro vêm os eleitos, agora vêm os "zucas"... Ó sorte...

Olhe ó Arnaldo, faz-lhe espécie o ouro? Então vá buscá-lo a França que eles levaram grande parte do que cá havia.

Também lhe faz confusão já não sermos colonizadores? Coitadinho. Parte-se-me o coração de pena. Só que V. esquece é uma coisa: a não ser que seja índio da Amazónia, é tão colonizador como qualquer português que tenha posto os pés nessa terra.

É o que eu digo... Devíamos tirar a parte vermelha da bandeira, a ver se marram menos connosco...

zazie disse...

Prá cona da mãe.

Esta mongalhada enoja-me.

zazie disse...

Eu até tive uma cadeira de mestrado de arquitectura utópica. Se fosse preciso explicava o motivo pela qual me desagrada.

Mas com esta mongalhada não dá. É mandá-los para o caralho e acabou-se.

zazie disse...

E os animais nem falam de arte. Os animais têm apenas complexos de colonialismo.

Mas estas bestas nem por aí percebem que se o Brasil não tivesse sido descoberto eles pura e simplesmente não existiam.

Não nasciam brasileiros no Brasil, cambada de bimbos. Nasciam índios e v.s nem a índios chegam.

Anónimo disse...

Cona da mae duas vezes. Veem para aqui com conversas de ofendidos mas sempre a mandar bujardas dos pequeninos e dos pleonasmos.

Complexo de inferioridade amigos? e pena, comam so as batatas idiotas. haha

Elaites

zazie disse...

Para o caso, o Niemeyer podia ser suiço como o corbusier ou italiano como o Sant'Elia que ia dar ao mesmo.

O Sant'Elia pelo menos ficou-se pelo papel. Os outros construíram aquelas merdas utópicas, ad hoc, como a utopia do esperanto, sem passado, sem vida, sem organicismo, sem História.

Cimento aerodinâmico que podia ser giro se fosse para automóveis ou pequenos objectos.
mas que é um totalitarismo feio e prepotente quando se implanta nos lugares imitando cidades.

è um totalitarismo de campo de concentração. Por isso todas as cidades utópicas deram bode.

Arnaldo Lima disse...

Como voce mesmo admite :"já não sermos colonizadores", e buscar na França o ouro "enviado" daqui que "passou" por aí. Mas justiça lhe seja feita, como tenho ascendência portuguesa por parte da família paterna, e índia por parte da família materna (obs: a menos que haja faltado às aulas, não é só na Amazônia que existem índios brasileiros) sou um colonizador colonizado. Mas na bandeira de meu Estado, Minas Gerais, tem um vermelho que nos dá orgulho por motivo que voce deve saber, mas caso não goste do vermelho da sua bandeira por motivo que deve ter ajudado a plantar, a marra é problema teu. E por falar em coitadinho, não te contaram ainda a real razão de Portugal(o político) ter sido aceito na CCE, assim como a Espanha? A consequencia apareceu agora, com o euro? Em matéria de "ouro" tanto o seu País quanto a quadrilha que tenta dominar tudo e todos em meu País, sofre de amnésia agravada com síndrome de negação. Mas como diz o comentário anterior, perda de tempo jogar pérola aos porcos. Abraço em meus ascendentes aí do "Além"-mar, e um abraço zuca especial a voce.

Odlanra disse...

Zazie, "Mas estas bestas nem por aí percebem que se o Brasil não tivesse sido descoberto eles pura e simplesmente não existiam" e os etcs seguintes é o supra sumo que escancara sua arrogância e ignorância. Procure na sua "culteza" saber o nível de desenvolvimento nas cidades coloniais administradas no nordeste brasileiro pelos holandeses. Veja seu País como está, veja suas ex-colonias como estão. Você nem de perto conhece a cultura indígena, pois se conhecesse saberia quem pejorativamente deveria ser classificado como "índio".

muja disse...

Deixa lá a real razão de Portugal e Espanha terem "aderido" à CEE. É muita areia para a tua camioneta... Até para a maioria dos de cá é, quanto mais com um oceano pelo meio...

Além do mais, é problema nosso. Poderia ser vosso também, mas não foi assim que as coisas se passaram.

Abraço da origem aí para a descendência! Não deites mais pérolas também, que a gente aqui gosta é de ouro - perdão! - oiro.

zazie disse...

Mas será que esta mongalhada tem nojo de ser produto de mistura de português com índio?

Se têm que se suicidem e desorelhem.

Cambada.

zazie disse...

Já agora nós também andávamos ainda hoje a perseguir italianos por causa da romanização. Porque devíamos continuar na Pré-História.

E nem tugas seríamos sem todas as colonizações de povos mais evoluídos.


Mas estas bestas enojam-se de serem brasileiros. Têm complexo de inferioridade e tamanha possidonice que vêm para aqui por causa disso, sem perceberem corno da arquitectura do Niemeyer.

Odlanra disse...

Zazie e Mujahedin:

cri, cri, cri, cri

Arnaldo Lima disse...

Zazie e Mujahedin:

cri, cri, cri, cri

Anónimo disse...

"Complexo de inferioridade"? Isso quem tem são vocês que moram em um país inexpressivo e decadente. A propósito, na última vez em que digitei "Portugal" no Google, apareceu a seguinte mensagem: "Você quis dizer: cu da Europa".

zazie disse...

O Zé Carioca ao lado destes animais é um senhor.

Anónimo disse...

Senhores, despeço-me deste blog e desta discussão descabida. Acessei a página somente para ler o artigo do autor sobre um dos maiores gênios de nossa época e acabei me envolvendo nos comentários. No entanto, é impossível manter uma conversa razoável com pessoas tão desinformadas. Sinceramente, Zazie e Mujahedin, espero que seus compatriotas sejam um pouco menos bitolados do que vocês, porque se forem como vocês, o futuro do seu insignificante país com certeza será tenebroso. Até nunca mais!

Angolano disse...

Interessante Zazie e "Guerreiro Santo"(muhajedin) chamarem os blogueiros brazucas de animais, complexados em inferioridade, e outros subadjetivos; como é mesmo o que você disse Zazie: se não fossem os portugueses terem descoberto o Brasil e terem se miscigenado com os índios de lá, não haveriam esses brasileiros? Pelas seus subvalores anteriores, a parte animal(burra) ficaria com os índios ou com os portugueses? E a inferior? De qualquer forma, em seus subconceitos, seja a animal ou a inferior, uma é portuguesa.

muja disse...

Ahaha estamos lixados... A culpa é sua Zazie, atraiu para aqui os trolls brasucas todos...

Aliás, a culpa é do Joaquim! É sempre ele que vai buscar estes temas pseudo-fracturantes! A ver se o PA não "fractura" com mais nível... Tirando o ocasional "filho da p***" que lhe largam, tudo se desenrola pacificamente...

'Tá a ler Joaquim?! Veja lá se arranja umas coisinhas com mais pinta para aqui... Que raio... só sabe atrair judeus e brasileiros... irra...

Para o do "país inexpressivo e decadente", tem razão sim senhor. Acrescentaria eu apenas que "quem sai aos seus não degenera". Ou deixa de degenerar...

muja disse...

O Atlântico deve trocar as palavras daqui para aí... O fio da internet deve passar ali nas Bermudas ou coisa do género... Mas onde é que eu chamei semelhante coisa aos brasileiros?

A gente aqui descansadinha e sêmos assaltados por uma horda de tucanos enraivecidos porque lhes tocaram no "gênio"! Olhem que esta... Que descabimento...!

zazie disse...

Para aqui vieram os brasileiros de favela; no Blasfémias atacaram os escardalhos.

Em nome da arte, dizem os desgraçados analfabrutos.

ahahahahha

Angolano disse...

Mujahedin falando em descabimento. Que descabimento! As entrelhinhas falam e concordam com a sua colega Zazie. E para lá foram seus favelados, de tamancos. Zazie e Mujahedim continuem a sós em sua masturbação mental. Vocês se merecem.

Anónimo disse...

Começo a pensar que Zazie e Mujahedin são a mesma pessoa... Porque não é possível que existam dois seres tão escrotos neste mundo!

Anónimo disse...

Cara brazileirada,

Por favor facam uso de paragrafos e separacao de sentencas, e muito dificil ler o que escrevem. O html ja anda por aqui faz tempo facam uso dele.

Ja agora nao sejam patriotas obtusos, reconhecam a vossa descendencia, sim porque se fossem colonizados pelos ingleses jogavam bridge e nao dancavam o carnaval.

Quanto ao tamanho por aqui e costume dizer que nao se mede aos palmos...

Elaites

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis generique
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis achat
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis venta