20 dezembro 2012

o Bem Comum III

Aqui no Portugal Contemporâneo, entre autores e comentadores, devemos somar vários Terabytes de QI, pelo que, aproveitando tal manancial de computação, lanço o desafio:
— Quem é que se propõe definir o que é o Bem Comum?
É importante definir o Bem Comum? Absolutamente!
Um dia, um jovem caminhante aproximando-se se de um cruzamento reconheceu Confúcio e de imediato lhe perguntou: ‹‹mestre, que estrada devo agora seguir?››. Confúcio olhou para o jovem e retorquiu: ‹‹para onde vais?››. O jovem respondeu-lhe que não sabia. Confúcio disse-lhe então: ‹‹ se não não sabes para onde queres ir, qualquer caminho serve››.
Se não soubermos o que é o Bem Comum, andamos à deriva.

9 comentários:

joserui disse...

Posso começar por dizer o que não é?... Pode ser que se chegue lá pela negativa...
Não é de certeza absoluta a teoria do egoísmo Ayn Rand et al... Isso não é de certeza... Por esse caminho confúncio diria que não vale a pena caminhar... -- JRF

marina disse...

o único Bem Comum que existe , e é partilhado por todas as interdependentes espécies , é o planeta Terra. pena que também se aplique a teoria da "tragédia dos comuns " :)

Anónimo disse...

O que é que o Bem Comum tem a ver com a Ética?

A violação de mulheres é, de acordo com essa definição de Bem Comum, um Bem. Para mim, do ponto de vista Ético é um mal.

O que é que ajuda o saber o que é um Bem Comum para distinguir o certo do errado?

Filipe

Anónimo disse...

Caro Filipe,

Uma sociedade que recorresse à violação como método de reprodução não serviria o Bem Comum, por muitas razões que não julgo necessário explicar, mas desde logo pel destruição da família.

Anónimo disse...

Proponho um exercício à moda do prof. PA. Talvez fique-se mais perto da verdade.

Define-se em primeiro lugar o Bem Comum segundo as cartilhas do socialismo e do liberalismo.

Estou em crer que seria um ponto de partida interessante para se chegar depois mais longe... ao verdadeiro Bem Comum. De certeza que teriamos agradáveis surpresas.


Fica a sugestão. atentamente.

Anónimo disse...

"Uma sociedade que recorresse à violação como método de reprodução não serviria o Bem Comum"

Porquê uma sociedade? Estava a pensar em comportamentos individuais.
A definição de Bem Comum (crescer e multiplicar) deve ser intemporal. Nem sempre existiu uma sociedade estruturada como agora.
A violação (de escravas por exemplo) já contribuiu e muito para a preservação da espécie e por isso teria de ser vista como um bem segundo essa definição.

A Ética é independente de qq Bem Comum.

Anónimo disse...

1905] II. O bem comum

..........[1905] Em conformidade com a natureza social do homem, o bem de cada um está necessariamente relacionado com o bem comum. E este não pode definir-se senão em referência à pessoa humana: « Não vivais isolados, fechados em vós mesmos, como se já estivésseis justificados; mas reuni-vos para procurar em conjunto o que é de interesse comum » (26)
..........[1906] Por bem comum deve entender-se « o conjunto das condições sociais que permitem, tanto aos grupos como a cada um dos seus membros, atingir a sua perfeição, do modo mais completo e adequado » (27)
..........[1907] Supõe, em primeiro lugar, o respeito da pessoa como tal. Em nome do bem comum, os poderes públicos são obrigados a respeitar os direitos fundamentais e inalienáveis da pessoa humana. A sociedade humana deve empenhar-se em permitir, a cada um dos seus membros, realizar a própria vocação. De modo particular, o bem comum reside nas condições do exercício das liberdades naturais, indispensáveis à realização da vocação humana: « Por exemplo, o direito de agir segundo a recta norma da sua consciência, o direito à salvaguarda da vida privada e à justa liberdade, mesmo em matéria religiosa » (28)
..........[1908] Em segundo lugar, o bem comum exige o bem-estar social e o desenvolvimento da própria sociedade. O desenvolvimento é o resumo de todos os deveres sociais. Sem dúvida, à autoridade compete arbitrar, em nome do bem comum, entre os diversos interesses particulares; mas deve tornar acessível a cada qual aquilo de que precisa para levar uma vida verdadeiramente humana: alimento, vestuário, saúde, trabalho, educação e cultura, informação conveniente, direito de constituir família (29)
..........[1909] Finalmente, o bem comum implica a paz, quer dizer, a permanência e segurança duma ordem justa. Supõe, portanto, que a autoridade assegure, por meios honestos, a segurança da sociedade e dos seus membros. O bem comum está na base do direito à legítima defesa, pessoal e colectiva.
..........[1910] Se cada comunidade humana possui um bem comum que lhe permite reconhecer-se como tal, é na comunidade política que se encontra a sua realização mais completa. Compete ao Estado defender e promover o bem comum da sociedade civil, dos cidadãos e dos corpos intermédios.
..........[1911] As dependências humanas intensificam-se. Estendem-se, pouco a pouco, a toda a terra. A unidade da família humana, reunindo seres de igual dignidade natural, implica um bem comum universal. E este requer uma organização da comunidade das nações, capaz de « prover às diversas necessidades dos homens, tanto no domínio da vida social (alimentação, saúde, educação...), como para fazer face a múltiplas circunstâncias particulares que podem surgir aqui e ali (por exemplo: [...] acudir às misérias dos refugiados, dar assistência aos migrantes e suas famílias...) » (30)
..........[1912] O bem comum está sempre orientado para o progresso das pessoas: « A ordem das coisas deve estar subordinada à ordem das pessoas, e não o inverso » (31)

PA

Francisco disse...

Não concordo que seja preciso definir o Bem Comum em termos gerais e absolutos para tomar decisões morais.

É muito fácil dizer se uma coisa é boa ou má num caso concreto, e julgo poder colher um consenso alargado, por exemplo, ao dizer que é mau eu sair à rua e matar alguém ao calhas. E este concenso é obtido entre pessoas que têm definições diferentes e contraditórias do que é o bem comum: socialistas, liberais, comunistas, conservadores, todos os comentadores que já aqui deram a sua definição de berm comum, e por aí fora.

Aquilo que o Joaquim e que muita gente faz ao tentar definir o Bem Comum é arranjar uma maneira conveniente de encaixar um conceito abstracto em meia dúzia de exemplos concretos com que se identifica. Claro que com a maior das probabilidades esta definição não vai ser geral.

O Joaquim escolheu a manutenção da espécie. Se alguma vez descobrir que este "bem" implica, em certas circunstâncias concretas, coisas que o repugnem, e vai encontrar se procurar o suficiente, vai logo descartar esta hipótese.

É o domínio do concreto sobre o abstracto que instintivamente todos fazemos, e a principal razão pela qual esta gente que pega em meia dúzia de axiomas e vai por aí fora em deduções lógicas até à twilight zone tem muito poucas chances de encontrar uma definição satisfatória de Bem Comum.

Não digo que se deva desistir de a procurar. Mas ainda estamos muito longe de alguma coisa minimamente palpável, e concerteza que não precisamos de uma tabela de deduções de normas morais para saber o que está bem e o que está mal no nosso quotidiano.

Hugo Monteiro disse...

Acho que o Bem Comum é a Liberdade. Aqui podem entrar liberdades positivas e negativas, conforme os gostos (a tradição) de cada povo.

A liberdade de evitar o sofrimento, mais do que evitar o sofrimento, é algo benéfico para todos, pois o bem comum também tem de se adequar a cada pessoa.


O PA vai acabar por dizer que o Bem Comum é a tradição. Não me parece uma má resposta.