20 dezembro 2012

o BC segundo PA


1905] II. O bem comum

..........[1905] Em conformidade com a natureza social do homem, o bem de cada um está necessariamente relacionado com o bem comum. E este não pode definir-se senão em referência à pessoa humana: « Não vivais isolados, fechados em vós mesmos, como se já estivésseis justificados; mas reuni-vos para procurar em conjunto o que é de interesse comum » (26)
..........[1906] Por bem comum deve entender-se « o conjunto das condições sociais que permitem, tanto aos grupos como a cada um dos seus membros, atingir a sua perfeição, do modo mais completo e adequado » (27)
..........[1907] Supõe, em primeiro lugar, o respeito da pessoa como tal. Em nome do bem comum, os poderes públicos são obrigados a respeitar os direitos fundamentais e inalienáveis da pessoa humana. A sociedade humana deve empenhar-se em permitir, a cada um dos seus membros, realizar a própria vocação. De modo particular, o bem comum reside nas condições do exercício das liberdades naturais, indispensáveis à realização da vocação humana: « Por exemplo, o direito de agir segundo a recta norma da sua consciência, o direito à salvaguarda da vida privada e à justa liberdade, mesmo em matéria religiosa » (28)
..........[1908] Em segundo lugar, o bem comum exige o bem-estar social e o desenvolvimento da própria sociedade. O desenvolvimento é o resumo de todos os deveres sociais. Sem dúvida, à autoridade compete arbitrar, em nome do bem comum, entre os diversos interesses particulares; mas deve tornar acessível a cada qual aquilo de que precisa para levar uma vida verdadeiramente humana: alimento, vestuário, saúde, trabalho, educação e cultura, informação conveniente, direito de constituir família (29)
..........[1909] Finalmente, o bem comum implica a paz, quer dizer, a permanência e segurança duma ordem justa. Supõe, portanto, que a autoridade assegure, por meios honestos, a segurança da sociedade e dos seus membros. O bem comum está na base do direito à legítima defesa, pessoal e colectiva.
..........[1910] Se cada comunidade humana possui um bem comum que lhe permite reconhecer-se como tal, é na comunidade política que se encontra a sua realização mais completa. Compete ao Estado defender e promover o bem comum da sociedade civil, dos cidadãos e dos corpos intermédios.
..........[1911] As dependências humanas intensificam-se. Estendem-se, pouco a pouco, a toda a terra. A unidade da família humana, reunindo seres de igual dignidade natural, implica um bem comum universal. E este requer uma organização da comunidade das nações, capaz de « prover às diversas necessidades dos homens, tanto no domínio da vida social (alimentação, saúde, educação...), como para fazer face a múltiplas circunstâncias particulares que podem surgir aqui e ali (por exemplo: [...] acudir às misérias dos refugiados, dar assistência aos migrantes e suas famílias...) » (30)
..........[1912] O bem comum está sempre orientado para o progresso das pessoas: « A ordem das coisas deve estar subordinada à ordem das pessoas, e não o inverso » (31)

PA, citando o Catecismo

Comentário: Parece-me que se todos respeitássemos estas normas teríamos condições ideais para: ‹‹ Crescermos e Multiplicarmo-nos›› e portanto o resultado seria o sucesso biológico da espécie. Este último, mais quantificável e verificável.

9 comentários:

Anónimo disse...

Joaquim
Citei do Catecismo.
PA

Anónimo disse...

Mas se eu tivesse de resumir tudo numa palavra diria que o Bem Comum é a Tradição, o património de todos os valores espirituais e materiais que são comuns a todos (vida, liberdade, automóvel, pensamento grego, Língua, etc.)
PA

joserui disse...

É nada a tradição... não faltaram tradições que de bem tinham pouco e de comum ainda menos...
O bem comum, tal como o Joaquim o quer definir não existe.
Existe o bem comum ao nível da família; pode existir o bem comum ao nível da comunidade local; até ao nível da cidade; do país em alguns casos. A partir daí, o bem comum de uns é o mal incomum dos outros e não é pouco... -- JRF

joserui disse...

A única coisa que contribui para o bem comum é ter consciência e ser bom... -- JRF

Anónimo disse...

O Joaquim está um pouco enfiado nessa do "sucesso". O objectivo da vida não é o sucesso necessariamente, embora também possa envolver isso (mas será apenas uma componente).
O objectivo da vida é sermos felizes, e isso pode não ter nada que ver com sucesso.
PA

Anónimo disse...

Caro PA,
Utilizei o termo sucesso no sentido biológico. Uma espécie com sucesso sobrevive milhões de anos, vs espécies que não duraram mais que centenas de anos.
Os crocodilos tiveram mais sucesso que os dinossauros...

Anónimo disse...

... E eu acrescentaria, sermos felizes e proporcionar, na medida das nossas possibilidades, felicidade aos outros.
.
Rb

marina disse...

Bom , é bonito , mas sempre se comprova que Bem Comum , existir , não existe. é tipo um arquétipo .e dependente de poderes públicos..e o poder corrompe.

marina disse...

acresce que a posta em prática de " A sociedade humana deve empenhar-se em permitir, a cada um dos seus membros, realizar a própria vocação" levou a um mal comum , o desemprego de milhares de realizados vocacionalmente ..
a Necessidade é tramada .