20 dezembro 2012

o BC segundo PA II

O Bem Comum é a Tradição.

PA

Comentário: Concordo inteiramente, acrescentando que se respeitarmos a Tradição teremos todas as condições para garantir a sobrevivência do Homo Sapiens. É para isso — o Bem — que serve a Tradição, não é para destruir a humanidade — o Mal.

6 comentários:

Francisco disse...

Eu diria ainda mais que a tradição é uma evolução da descendência genética, permitindo uma adaptação muito mais flexível e rápida da espécie por meio da invenção da linguagem.
Provavelmente, a massificação de registos digitais poderá criar uma evolução da tradição.

Anónimo disse...

Então a tradição de ter armas em casa é um bem comum?

BLUESMILE disse...

Duvido.

Anónimo disse...

O bem comum pode até ser a cultura, não no sentido da moda, mas no sentido abrangente, que reune a tradição, o conhecimento, a religião, a ética, a história, a tecnologia, a música, as línguas... Pois dificilmente veria algum "bem comum" num cenário de sobrevivência meramente biológica, em que tudo isso fosse perdido e a humanidade, sobrevivendo, regressasse ao estado animal sem a esperança numa centelha de saber.

Anónimo disse...

Diz-se que a Tourada é Tradição. É o seu maior argumento.

No entanto não é Bem.

Em que ficamos?????

José Lopes da Silva disse...

De vez em quando alguém tem de reciclar os conceitos. Tem-se falado de "tradição" neste blogue enquanto "conjunto de elementos positivos herdados dos antepassados", e não enquanto os sentidos que vulgarmente se lhe dão. Nesta perspectiva, ter armas em casa não é Tradição porque não serve o Bem Comum.
Quanto à tourada, é um tema a debater futuramente. Ele é uma bandeira dos movimentos protestantes e... bem, eu não fui ler o que diz o Catecismo sobre isso.