23 novembro 2012

o que é o marketing?

Em Portugal há uma ignorância profunda sobre o marketing que é confundido, as mais das vezes, com publicidade.
Aqui fica então uma definição formal do marketing, para ajudar a suprir este desconhecimento:


‹‹Our discussion suggests that marketing occurs whenever one party has something
it would like to exchange with another. Marketing management is the
process that helps make such exchanges happen. More specifically, marketing
management is the process of analysing, planning, implementing, coordinating,
and controlling programs involving the conception, pricing, promotion, and
distribution of goods, services, and ideas designed to create and maintain beneficial
exchanges with target markets for the purpose of achieving organisational
objectives.›› (do Manual de Marketing da Edinburgh Business School).

O marketing é a disciplina que estuda os mercados e facilita o seu funcionamento. Envolve toda a gestão do processo de concepção, pricing, promoção e distribuição de bens, serviços e ideias que se destinam a criar e a manter trocas que criem valor para os clientes alvo, para atingir os objectivos da organização.

5 comentários:

Vivendi disse...

Em português os 4P

produto
preço
promoção
praça(distribuição)

Anónimo disse...

Isso é que era bom Joaquim... Tente definir marketing na prática... -- JRF

Anónimo disse...

Agora na saúde vive-se na lógica do merceeiro - o resto é disfarce.

VS

muja disse...

Ahaha, boa tentativa Joaquim. Mas tem que fazer melhor.

Ora veja:

O marketing é a disciplina que estuda os mercados e facilita o seu funcionamento. Envolve toda a gestão do processo de concepção, pricing, promoção e distribuição de bens, serviços e ideias que se destinam a enganar os clientes alvo, para atingir os objectivos da organização.

:D

gajo tipificado disse...


Qualquer merceeiro dos anos 60 sabia isso. Quando recebia chouriços alentejanos embrulhava-os em papel pardo castanho, mandava o marçano levá-los a casa da Dª isabel Marrano e apontava no caderno dos clientes com conta.

o problema é que os marçanos dos anos 60 deram em construtores civis e aconteceu um corte epistemológico na cadeia do conhecimento merceeiral.