10 setembro 2012

um exemplo para a populaça

O primeiro-ministro de um país falido e intervencionado tinha "herdado" um ZIM de 1951. Um carro que gastava uns 20 l/ 100 kms. O veículo tinha sido oferecido a um seu antecessor pelo presidente Leonid Brezhnev e era considerado uma relíquia de estimação.
Como era necessário cortar na despesa, o que fez o querido líder?
- Cortou o 13º mês e o subsídio de Natal ao motorista.
- E um mês de vencimento ao empregado das bombas de gasolina.

15 comentários:

Anónimo disse...

Entao, qual seria a solucao?
Despedir o motorista?
Trocar o carro por uma trotinette e por o motorista a empurrar?
Mudar para GPL com o dinheiro do 13 mes tirado ao motorista?

Anónimo disse...

Caro anónimo,
Não é possivel manter as velhas estruturas soviéticas a funcionar, na saúde, na educção, na SS.

Anónimo disse...

Caramba, joachim, eu gostava mesmo de lhe dar razao. A serio. Mas Portugal, comparando com qalquer outro pais, nao gasta assim tanto. Nem vejo que haja margem nos salarios qe possam acomodar pagamento da educaco e saude privados.
.
Se vc me disser que, o governo quer inverter a logica eu aceio. Quer dizer, se o governo os disser... Vamos baixar as taxas de imposto e portanto vcs vao ter disponivel mais massoraca, consequentemente vao ter que pagar a vossa educacao e a vossa pensao de reforma... Se fizer isso, eu concordo. Nao pode é Cortar na saude, nas pensoes, na educacao e ao mesmo tempo aumentar impostos sobre o rendimento.
.
Rb

Anónimo disse...

Porque repare, o governo aumentou a verba para a ss por parte dos tabalhadores. Isso sinifica que muita gente vai deixar de fazer o seu PPR. Está a ver?
.
Entao, se tiram dinheiro, como se pode aplicar noutras coisas?
.
Este governo liberal é, como desconfiava, mais socialista do que o PS. Nao deixam qualquer tipo de liberdade de escolha às pessoas, embora papaguei a liberdade, faz o contrario. Nao se pode ter liberdade sem meios. E os meios estao a ser abduzidos.
.
Rb

Anónimo disse...

Caro Rb,
EWu sou contra o aumento de impostos, obviamente.

Anónimo disse...

"Não é possivel manter as velhas estruturas soviéticas a funcionar, na saúde, na educção, na SS."

Caro Joaquim:
Diga-me como se mudam estruturas sovieticas num pais de sovieticos.
Com uma Constituicao sovietica.
Com um Tribunal Constitucional sovietico.
Com os media rendidos ao espirito sovietico.
Com as forcas policiais manipuladas por associacoes sovieticas.

Anónimo disse...

Caro anónimo,
Se não o conseguirmos fazer, o País irá colapsar, tal como aconteceu na URSS.

Anónimo disse...

Regressando ao exemplo da populaca.

Esse e que e o verdadeiro problema: o motorista e o gasolineiro gritam de indignacao e de revolta por aquilo que lhes esta a fazer o querido lider. Mas aquilo que nunca aceitarao (e estarao dispostos a matar por isso) e que se troque de carro.

Anónimo disse...

Caro Joaquim, quem e que lhe disse que eramos mais inteligentes que os russos? Somos perfeitamente capazes de repetir as asneiras deles. Como costuma dizer o Pedro Arroja, os catolicos sao muito bons a imitar os outros...

Bmonteiro disse...

Manter as estruturas medievais monárquicas do socialismo tuga dá nisto:
Dom Mário, Mário Soares,
três propriedades no país.
Três brigadas de PSP e GNR na sua segurança.
Paga a plebe e a ética republicana.
Citando o democrata e mal educado monarca: «desapareça sr guarda».
A bem do regime.

joserui disse...

Não fez só isso Joaquim... comprou também mais dez carros modernos com o argumento que a manutenção desse chaço era muito dispendiosa... e pelo caminho fez mais umas autoestradas, porque têm uns amigos no BES, Mota e Cia... mas isso parece não o atrapalhar porque há um stand privado e próspero, o BES continua o mais português de Portugal e o Mota e Cia, até já exporta autoestradas... e o "mercado" funcionou... ora bolas... -- JRF

André Miguel disse...

A populaça tem muitos exemplos desses. Casas que não conseguem pagar, carros que não conseguem pagar, férias a crédito, computadores e consolas para a criançada a crédito, propinas da universidade a crédito, mas cortam no recheio do frigorífico ou na roupa para o pêlo. É tudo uma questão de prioridades.

Lionheart disse...

E impressão minha ou desde o anúncio de Draghi na semana passada, o tal "game changer", o posicionamento da Troika face a Portugal endureceu? Já nem falo na Grécia, onde o desacordo entre as partes é total, e com o Syriza já a lançar escada para mudar de posição e defender abertamente a saída do euro (não passa cá, mas há cada vez mais gregos a defender o regresso ao dracma, até porque se perspectiva um interessante jogo de alianças no Mediterrâneo oriental, agora que Israel vai ser um potência energética e em que os israelitas estar os gregos estão muito empenhados em estreitar relações políticas e estratégicas, até porque a Turquia passou a ser um problema agora para ambos...).

Para dar garantias aos países credores que a actuação do BCE não significará um enfraquecimento da disciplina dentro do Euro, a Troika vai ser ainda mais dura sobre os países intervencionados, daí a relutância dos espanhóis em pedir "ajuda". Ou pensavam que havia almoços grátis?

Lionheart disse...

Os actuais "pedintes" helénicos, podem deixar de ser "desgraçadinhos" quando o gás natural de Israel chegar à Europa via Chipre e Grécia, algo que está a começar a encolerizar os árabes, os turcos, os russos, mas não só... Aí que bem feita!

lusitânea disse...

"Não é possivel manter as velhas estruturas soviéticas a funcionar, na saúde, na educção, na SS."
Estruturas soviéticas internacionalistas.A "dívida" salva o planeta mas depois quem paga é o indígena.Distribuidores/repartidores são aos montes.Mas de acordo com o ditado:"quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é burro ou não tem arte"...
O zé povinho só tem que ir escurecendo que é chiquérrimo!!!Até têm um serviço específico a ytratar disso:A comissária!!!