01 setembro 2012

gold standard

Nos EUA, o Partido Republicano criou uma comissão para estudar o regresso ao padrão-ouro.

14 comentários:

Anónimo disse...

Monti
Salvaguardando os rendimentos entretanto acumulados.
A modos como as pensões rápidas do Angelo Correia ou da Leonor Beleza.

Anónimo disse...

Os "democratas" assim como os "bons" politicos republicanos jamais permitiriam a volta ao padrão ouro, isso implicaria que não podessem "imprimir" notas nas vesperas das eleições, para adormecer a populaça com a ilusão de que estão a fazer a economia crescer ( apenas cresce a economia do papel).

Rui Silva

zazie disse...

Rui Silva? o nosso Rui Silva do MBA a dizer isto?

joserui disse...

Hehehe... é só rir... ò Joaquim devem estar a referir-se ao padrão milho... milho doirado... -- JRF

Anónimo disse...

Bem, enfim, quando alguém, defensor do oiro padrao, me explicar porque é que as cebolas teem q ficar mais caras ou mais baratas porque o oiro oscilou de preço, eu converto-me aos Metalica.
.
O oiro o outra coisa transacionavel qualquer.
.
A producao de moeda, meus caros metalista doirados, só pode crescer em funcao de duas variaveis... crescimento dos activos - passivos sobre o exterior, bem como cresimento liquido populacional. Um gajo que nasça uma nota impressa, m gajo que morre, uma nota que se desfaz. O saldo, pois, é a producao de moeda, aonde se acresce ou decresce a essa quantidade em funcao dos activos ou passivos que detemos sobre o exterior.
.
Rb

zazie disse...

Então, se do final da guerra até ao Nixon o dólar tinha de ter uma relação com ouro correspondente, a partir daí deixou de ter.

Achas que isso não faz diferença?

zazie disse...

e não se trata de produção de moeda mas do valor dela por aferição com a principal do mundo que continua a ser o dólar.

Só que agora este dólar pode ser uma ficção.

zazie disse...

Agora que Wall Street consiga fazer variar o valor do próprio ouro é outra conversa.

muja disse...

Eles até podem voltar ao padrão doirado.

Mas não é com este dólar de certeza... Inventam um novo, tipo moeda local (como andam a, ou se preparam para, fazer umas quantas cidades por aí e.g. Bristol).

E este vai servir para pagar a dívida aos chineses...

Ahaha

Anónimo disse...

Eis um artigo que demosntra bem o que pode ser m sistema monetario baseado no ouro.
.
http://www.dailyfinance.com/2012/08/30/gold-standard-return-how-it-affects-you/
.
Rb

zazie disse...

Obrigada.

Estou a ler mas olha uma coisa: o padrão ouro seria apenas para os EUA?

Então o que acontecia às outras moedas que têm aferição pelo dólar?

É que todos mentem. A FED mente e engana o governo e o governo dos EUA engana os outros de todo o mundo.

O valor do dólar em feito em função de que realidade que possa ser verificada?

Eu acho que nenhuma. São todas ficções mas essas ficções lá têm uma escala e e a deles manda nas restantes.

lusitânea disse...

Só os gajos do bairro social e os burros é que ainda não aderiram ao padrão ouro/prata.Papel?Trocam-no tão facilmente...e com vários "dízimos" em cima...

muja disse...

o padrão ouro seria apenas para os EUA?

É uma boa pergunta essa.

Uma vez as moedas estão indexadas ao dólar, das duas, três: ou continuavam indexadas, dependendo assim da reserva de ouro americana. Ou revertiam para o padrão-ouro baseado nas suas próprias reservas. Ou então escolhiam uma moeda nova a que se indexariam todas as que não quisessem estar dependentes do ouro.

A meu ver, isto não ia mudar nada. Não estou a ver os passarões do Fed a abdicarem do controlo da moeda que lhes permite, e aos amigos, fazerem as manigâncias que querem.
Ou então arranjavam maneira de controlar o valor do ouro. Que não é nada que não saibam fazer...

A verdade é o que problema não está (só) no sistema. Está na gentinha que manda nele. Enquanto essa não mudar, o resto é cantiga e só há-de contribuir para que se lixe o mesmo do costume.

Afinal, é para isso que eles lá estão...

E depois há questão chinesa. Os gajos devem tudo e mais alguma coisa aos chineses.
Muito me espantaria se tivessem intenções de pagar.

Já o disse e volto a dizer. Eles ainda hão-de inventar moeda nova, indexada ao ouro ou seja lá ao que for, e vão usar esta que não vale ponta, para pagar aos chinos... que ficam a arder com toneladas de papel com o all-seeing eye a olhar para eles, junto com as trombas dos antepassados dos caloteiros!

:D

Anónimo disse...

O sistema actual basea-se apenas na confianca que se percepciona nos governos dos paises. No sistema actual a moeda nao tem subjacente qualquer mercadoria ou commoditie. Mas tem regras. Quer dizer, os bancos centrais nao podem fabricar moeda à maluca, porque isso gera inflacao imediata. Só o fazem em casos de guerra. Se nao for o caso, Fazem-no com cuidado, aos poucos, e se sentirem tendencias inflacionistas, retiram moeda do mercado.
.
Podemos ver o real valor de uma moeda, comparando o que é que ela pode comprar hoje em compracao ao que podia cmprar ha dez anos. Fazer um cabaz o mais alargado possivel.
.
Se o preco de um cafe ou de pao ou outra coisa qalquer vulgar custar o mesmo hoje que custava ha dez anos, podemos percepcionar que a moeda nao desvalorizou.
.
Mas nao nos podemos concentar nm produto apenas, porque pode ter sido alvo de especulacao ou excessivo investimentos (bolhas) mas sim em varios .
.
Por exemplo, o ouro ha 5 anos cotava nos 400 usd e hoje esta nos 1600 usd. Quatro vezes mais. Mas será que um pao, um cafe, a gasolina, o milho, uma casa, etc quadirplicaram de preco tambem?
.
Claro que nao. O ouro valorizou muito. Por especulacao e procura dos emergentes.
.
O padrao ouro é um erro monumental. Desed Logo porque nao é exequivel. É cmo dizes zazie, se TODO o mundo nao adoptar o padrao ouro, ninguem o conseguira impor unilateralmente. Imagina que os eua tinham tomado a decisao de o fazer. Para o mplementar teriam de comprar ouro de imediato. Uma quantidade de ouro que cobrisse o valor actual das notas em circulacao. Imagina que os gringos tem 15 trilioes de dolares. Eles teriam de aquirir ouro numa quantidadr equivaelene às notas em circulacao. Essa compra é, desde loo impossivel de fazer. E se se tentasse comprar ouro nessas qanidades a cotacao disparava. É ma virtalualidade que nao tem sentido pratico algum.
.
Mas mesmo que se optasse por nao cobrir o valor das notas pelo correspondente em ouro e se optasse por apenas indexar para o futuro o valor da moeda ao valor do ouro, seria outro erro monumental. Uma moeda deve traduzir a pujanca de uma economia. Baixar ou subir em realcao às outras em funcao da capacidade em exportar, importar, activos, passivos etc.
.
Que sentido faz a moeda nao pider desvalorizar senao na medida da coacao de uma commoditie. Nenhuma. Porque é que as minhas cebolas que eu exporto vao subir de preco só porque o valor do ouro baixou? Nao faz sentido economico algum.
.
Rb