05 setembro 2012

e esta?

Adam Smith partiu do princípio de que a prossecução do interesse pessoal, através da mão invisível, contribuiria para a riqueza das nações. Esta é uma ideia individualista proveniente de um país que ainda hoje tem un índice elevado de individualismo. A economia é uma disciplina individualista, e a maior parte dos seus expoentes são de países individualistas, como o RU e os EUA; por causa das premissas individualistas da economia, estas teorias que se desenvolveram no Ocidente podem não se aplicar a sociedades onde os interesses colectivos (grupos de interesse) predominam.
...
Há uma necessidade premente de teorias económicas alternativas que assimilem as diferenças culturais na dimensão do individualismo/ colectivismo.
Hofstede, tradução minha.

2 comentários:

Ricciardi disse...

Caro Joachim,
.
O Pedro Arroja lançou bem uma outra dimensão:

- individualismo/personalismo.
.
Colectivismo no sentido socialista da coisa já não se coloca... não existem sociedades socialistas no ocidente. E mesmo que consideremos os exemplos verificamos que os paises nordicos são mais desenvolvidos do que os outros todos juntos.
.
A chave para este mistério assenta naquilo que o PA diz. O individualismo protestante vs personalismo católico. A dimensao do estado é quase indiferente, porque consigo demonstrar que os paises mais desenvolvidos tem um estado forte ou muito presente.
.
Portanto, a chave está em considerar o Individualismo protestante como sendo algo que se traduz no cumprimento por todos das regras. Ninguém falha e todos obedecem. Todos pagam impostos, todos chegam a horas etc. Em contraposicao com o personalismo católico aonde as leis existem para todos menos para mim... aonde a excepção se torna a regra.
.
É deste assunto que gosto muito de ler o PA. E acho que pode ir muito longe apartir daqui.
.
Agora, assumindo que este comportamento católico é coisa imutavel, o que é que podemos fazer para sendo assim, a aceitando que somos assim, que modelo de desenvolvimento podemos ter que potencie esta forma de ser.
.
Rb

Anónimo disse...

Hmmm... O individualismo protestante faz com que cumpram as regras, respeitem o colega de trabalho, trabalhem bem em equipa (na ciência é gritante vs o individualismo, capelinhas e caixinhas de cá...), etc, etc... ? Há qq coisa que não bate muito certo... -- JRF