12 setembro 2012

desconcertante


Gaspar deixou, porém, aberta a hipótese de não aumentar a taxa efetiva de IRS caso o Governo consiga até à apresentação do OE desenhar um grande programa de cortes adicionais na despesa pública.

Esta afirmação é, no mínimo, desconcertante. Gaspar parece aquele drogado que jurou deixar a coca mas que guarda em casa umas doses, caso não consiga cortar o hábito.

33 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o Joaquim esta enganado.
O drogado nao e o Gaspar; sao os outros, aquela corja partidaria que so vive da despesa publica.
O Gaspar esta a ser prudente. Ele sabe que nao pode confiar na forca de vontade daqueles gajos para fazer o que faz falta. Mas tambem sabe que nao pode bater com a porta, porque nao ha ninguem que esteja em melhores condicoes de fazer o que ele esta a tentar fazer.

Vivendi disse...

Parece que o pressing do CDS e da opinião pública surtiu algum efeito.


Só cortando na despesa do estado se dá sossego aos bolsos dos portugueses...

Veremos até onde este governo é capaz de ir no corte da despesa senão mais vale demitir-se.

E num cenário mais negro a alternativa a este governo não será nem o PS nem mais do mesmo. Será a imposição de um tecnocrata pela troika com uma agenda bem definida sem medo de cortar nos interesses instalados.

Nada como ouvir Medina Carreira para perceber tudo aquilo que está em causa.

http://www.youtube.com/watch?v=d7I0DahvHlE&feature=player_embedded

Lionheart disse...

Desconcertante também é essa esquerdalhada porca que anda aí a escabrear. "Pode ser que o governo não aguente", diz o pai do regime. Essa figura sinistra que apadrinhou e protegeu até ao fim o canalha que levou o país à bancarrota.

Essa esquerdalhada sem vergonha que tenha memória porque se o país tem hoje o estatuto de lixo nos mercados, é graças a ela. E é por causa desse estatuto aviltante que muitas empresas hoje fecham. Antes, quando passavam por dificuldades de tesouraria, pediam um empréstimo à banca para pagar ordenados e as dívidas mais urgentes. Hoje não há crédito que chegue na economia para tanta aflição. Por isso, é preciso lembrar SEMPRE de quem atirou Portugal para o lixo: José Sócrates e o PS.

Anónimo disse...

Lion,

A esquerdalhada ou a direitada não tem que ter memória.
.
Eu nao confundo ppc com a o psd. Nem socrates com o ps. Os dois são produto de um momento da sociedade.
.
Lembre-se que foi o ps, se quiser, que tomou este tipo de medidas nas outras intervenções do FMI.
.
E se o psd não tivesse tido a gula pelo poder seria o ps que estaria agora a ter que tomar este tipo de medidas. E, garanto-lhe, tomava-as.
.
O problema não está na esquerdalhada nem na direitada; estás nas pessoas. E esta gente que assaltou os partidos é fraca. Todas elas. Sem excepção. Fraca, covarde, sem sentido de missão, oportunistas, corruptos...
.
Vc não vê? o Paulo Portas que devia estar preso como o Socrates. Um a gozar (literalmente) o dinheiro da corrupção em Paris... o outro feito ministro de visita ao Brasil aonde LAVOU o dinheiro dios submarinos.
.
Eles estão a rir-se como perdidos. Yá tira-se aos trabalhadores e dá-se à PT que precisa de financiar a campanha na OI.
.
Rb

m disse...

Está maluco. O PS transformava isto numa Grécia em 3 tempos.

Não te enganes, rapaz.

O PS, depois do Caso Casa Pia acabou.

O último que ainda era decente era o Guterres, o que não impediu de desbaratar tudo.

zazie disse...

era eu

zazie disse...

As pessoas muitas vezes parece que ficam ceguinhas por coração mole.

É um fenómeno mas é verdade. Basta um raposo gatuno dizer que é contra os ladrões que roubam os pobrezinhos para ter o galinheiro aberto pelos próprios galináceos

zazie disse...

No outro dia o nosso glutão das hóstias dizia ao Dragão que era má-fé.

Não é nada. É realismo. Raposo de boca doce faz o que quer e as vítimas ainda pedem mais.

Anónimo disse...

O PS são pessoas exactamente IGUAIS ao PSD e ao CDS.
.
Aonde é que vês diferença entre as lideranças do PS e do PSD?
.
É farinha do mesmissimo saco. Uns dão massa aos empresários através de concursos direcionados... outros fazem-nos abertamente. O dinheiro, esse, acaba nas mãos dos mesmos.
.
Eles enganam-te. Enganam a todos. O povo vai à urna de voto dizer que concorda com as promessas veiculadas e que vinculam os partidos atraves de um programa eleitoral. Mas não há memória de que os programas sufragados tenham sido alguma vez cumpridos. Nem para disfarçar. Os programas ganham forma de legitimação pelo contrario do significado... aonde se lê que se vai descer qualquer coisa deve-se ler «subir» e vice versa.
.
Mas tu queres maiores bandidos do que PP, Dias Loureiro, O do BPN, Duarte Lima etc que rivalizam com Socrates?
.
Rb

Fernanda Viegas disse...

Concordo consigo Ricciardi. Os partidos estão minados com gente sem escrúpulos, que se julga dona do mundo. Socrates personifica o mal, mas nenhum homem sozinho faz a História. Andamos perdidos nas tramas deste e daquele, acirramos ódios uns contra os outros e não vamos à raíz do problema: globalização, adesão ao euro; perda de soberania; paralisia económica; incapacidade governativa. A meu ver, este foi o cocktail explosivo que esfrangalhou Portugal. Há solução? É evidente que há solução, basta saber para onde queremos ir.

zazie disse...

Mas eu não falei em pessoas mas em ideias e práticas de partidos.

Com o PS o défice é sempre maior.

E, quando a corrupção atinge os níveis que atingiu, continuar a deixar aquecer o lugar é puro disparate.

No mínimo faz-se uma limpeza temporária e, quanto a mim, o mais importante era conseguir uma justiça independente.

Ora esta ministra, pelo menos até agora, parece ser uma pessoa capaz.

zazie disse...

Quanto ao Duarte Lima não estava no Poder e o Dias Loureiro é padrinho e afilhado dos que estavam no poleiro e o apararam.

O PS tem estado muito mais tempo no poleiro. As ideias de esquerda vingam por cá como em mais parte alguma.

e atrás do PS vem sempre o BE o PCP para colocaram o mundo às avessas.

Nunca com outros se viu aprovar tanta lei contra-natura.

zazie disse...

colocarem

zazie disse...

O problema deste governo é outro.

O problema começa no Memorando que ninguém leu e o que lá vem era e é impraticável.

Fartei-me de dizer isto e fui insultada porque toda a malta achou que vinham aí os estrangeiros para nos salvar (até os alemães já viam cá a tomar conta de nós).

Ora a Troika e o empréstimo é um negócio. Um gigantesco negócio que, como eu disse de início, muito antes das eleições, colocava Portugal numa situação de "dívida armadilhada".

Fui insultada. Chamram-me comuna por dizer que tinha de se negociar a dívida pois não havia hipótese alguma de haver PIB para pagar juros.

Viu-se. Tiveram mesmo de a negociar mas não chega.

Portanto, a situação é tramada porque se não cumprem o acordo acontece como a Grécia. Não se tenha dúvidas. Ninguém vem para cá tomar conta disto- nenhum alemão toma conta de falidos.

Ora, o governo tinha um 31 pela frente e precisava de muita cabeça para lá ir "negociando" ao mesmo tempo que se aproveitava para fazer o que nunca a escardalhada faria- diminuir o gigantesco aparelho de Estado que criou uma falsa classe média que vivia (e ainda vive) do ar da dívida.


Para se fazer isto era preciso desagradar a quem tem poder e dinheiro para apoiar os partidos que vão para o Poder (e eles apoiam à vez, sempre, para irem sacando).

Eles tentaram algumas coisas, poucas e viu-se: a TV está em PREC, petições para salvar ordenados de luxo e mordomias em nome de "serviço público".

Depois, venderam a momopólio estrangeiro o que não devia ter sido vendido assim- as energias.

E, por fim e para começo- não deram nem dão exemplo moral.

É esta a questão. Mesmo que o exemplo moral não chegasse, traduzido por euros, de muito para pagar os juros, sempre era uma verdade e uma gigantesca mudança estrutural com que todos ganhavam.

Não fazem isto e tramam-se. Caem para os que nem precisam de moral para viverem do saque, porque esses vendem palavras bonitas de combate aos "ricos". E sempre engordaram impunemente com isso- porque alimentam muita gente.

E essa muita gente há-de andar numa boa percentagem de uns 50 a 60% da população.

zazie disse...

Aliás, a minha hipótese explicativa para ainda não termos racaille é essa mesma-

houve uma falsa classe média que atingiu patamares confortável na vida por ser funcionário público.

E há uma classe alta que atingiu patamares elevadíssimos, vindo do nada, por ter conseguido sacar à conta da endogamia com o aparelho de Estado- são castas, as castas mandam.

E, se calhar, mandam ainda mais numa democracia que nem tem tradições e nunca chegou a ser uma verdadeira democracia porque foi uma partilha entre castas partidárias que se transformaram nos verdadeiros donos de Portugal.

E esses donos não são desmascarados como os outros dos videos do passado, com os quais ainda assustam para serem intocáveis.

zazie disse...

Juntando a tudo isto a inexistência de qualquer pujança económica, dá o que dá.

E aí, o diagnóstico correcto está feito no Portadaloja.

Há coisas que são fáceis de destruir e que depois nunca mais voltam.

Em Portugal aconteceu isso. Por isso é que agora baixamos as calças e pedimos esmola aos estrangeiros.

joserui disse...

Caro RB, atrasado mas quero dizer algo sobre o PS... infelizmente é factual e não há argumentos que sustentem que não seja assim: o PS no governo tem uma capacidade de arruinar o país que ainda ninguém mais demonstrou... os indivíduos têm uma capacidade para roubar, destruir e subverter que chega a ser "uncanny"... mas têm uma coisa boa, o que fazem é tudo em nome dos mais desfavorecidos... -- JRF

zazie disse...

ehehehe

Ora nem mais. Disseste tudo.

Anónimo disse...

Pois, JRF, é apenas uma questão de sorte ou azar. Afianço.
.
Calhou ser o Socrates. Se estivesse lá outro qualquer do PSD, em 2008, tinha feito as mesmas asneiras, porque foram asneiras alimentadas pela UE.
.
Como fizeram os antecessores todos. Cavaco esteve lá 12 anos. Durao 2 anos. Santana 1 ano... 15 anos no total de 26 anos depois de termos aderido à CEE. O PS esteve lá portanto a diferença... é só fazer as contas ehehe. O Guterres e o coiso Socrates.
.
O Socrates arrasou e consolidou o arrasamento com a crise de 2008, mas a coisa já vinha de trás. Ao ponto de DURAO ter basado e posto lá o coiso Santana, que é uma especie de Socrates, embora não me parece que seja desonesto como o socialista.
.
Rb

zazie disse...

Só te estás a esquecer de uns pequenos detalhes chamados corrupção gigantesca feita pelos próprios.

Corrupção e alteração de leis para que ela fosse possível e o saque intocável.

Uma coisa é governar mal e ter iniciado a criação destes vígaros, outra é elevá-la a modus vivendi com impunidade de terceiro-mundo.

zazie disse...

O PS deixou de ser um partido legítimo a partir do momento em que fez do Caso Casa Pia uma questão de honra partidária.

No momento em que isso foi feito e com aqueles cagamentos para o segredo de justiça e com aquela farsa da protecção ao das calças na mão, esse partido devia pura e simplesmente ter implodido.

zazie disse...

Quanto ao Sócrates não só arrasou como mentiu como continuaria sempre a mentir e a ter a justiça e os media na mão.

E passeia-se que nem um príncipe das arábias por Paris, sem precisar de trabalhar, sem nunca o ter feito de outra forma legal que como sucateiro em parcerias vigaristas e mero funcionário do Estado.

Ora, tu aí em África deves estar habituado a isso porque é a norma. A família Eduardo dos Santos é dona disso e qualquer dia de nós.

Mas, nós por aqui ainda não estamos habituados a achar que essa é a normalidade e resto contas de mercearia.

zazie disse...

O que podes dizer é que isto por cá, em poucos anos, desceu tão baixo que até já se faz vista grossa a quem não saiba da poda, desde que não seja ladrão.

Anónimo disse...

Eu nao me esqueco de nada. Lembro-me deles todos. Do psd ao ps e o cds.
.
Sao todos iguais.
.
Estamos, ve la tu, a fazer um exercico de saber qual deles é pior do que outro. Isto nao é normal. E daqui a um bocado lembramo-ns dos valentins e dos mesquitas machados, dos isaltinos...
.
Apartir do momento que tomamos consciencia de que, quer de um lado, quer do outro, existem membros das mesmas confrarias de interesses, nao vejo qual a relevancia de saber se quem esta no governo é o fantache social democrata ou socialista.
.
Rb

joserui disse...

Surpreende-me que se tenha dúvidas qual é pior na prática... são todos iguais, mas há um que é intoleravelmente mau, intoleravelmente hipócrita e intoleravelmente incompetente...
E arrisco dizer o seguinte: em termos de competência e da qualidade das pessoas, o PSD e o CDS tinham infinitamente mais competência lá dentro... não deu em nada é certo, mas potencialmente *havia* lá gente decente... caro RB, eu confesso que no PS só vejo broncos e não é de hoje... ou broncos ou Sócrates, impecavelmente vestido, mas reles até à medula... -- JRF

zazie disse...

Para mim é assim: se for em clima relativamente normal, para eleger, não voto.

Se for em caso de necessidade maior, contribuo para apear.

zazie disse...

Portanto, como a cena da urna não me excita lá muito, a única coisa que me interessa é o que vão fazendo nos entretantos.

E nesses entretantos, prefiro estar de olho na justiça porque, se é para se ter uma psedo-democracia onde nem a Justiça está a salvo das seitas do saque, então, muito sinceramente, nem sei qual a utilidade da dita democracia.

zazie disse...

A cena da urna tem a utilidade de arejar o assento.

E já não é pouco. E há casos em que devia mesmo existir reserva de uso do dito cujo, como se faz em qualquer local decente onde se proíbe a entrada a bêbados ou delinquentes.

zazie disse...

Olha, o palermita do PS acabou de dizer que tem uma solução: fazer pagar imposto os ladrões com quem os ladrões do PS negociaram as PPPs

":O))))))

É isto. É este desplante com que não se aguenta.

Olha: roubamos a meias com uns tantos mas agora até somos lixados e vamos obrigá-los a pagar imposto por isso.

joserui disse...

Ora aí está... intoleravelmente hipócrita... o palerma para dizer isso das duas uma, ou já prometeu aos amigos compensar por outro lado, ou ainda não conta ganhar eleições (a coisa está de facto a ficar bera...) e dizer isso ou mijar para a parede é igual... -- JRF

Anónimo disse...

Jrf, eu conheco bem o PSD. Quando era miudo estava com Sa Carneiro nos comicios ehehhe... Em adolescente pertencia ao partido... Em adulto jovem ja precisa de Viagra para manter-me hirto a ouvir as baboseiras daquelas gentes.... Hoje em dia nao acredito em nada que venha daquela gente. Muito menos das gentes que por lá pupulam e que NAda tem a ver com a social democracia.
.
Dizes que tem melhores quadros. Pois talvez tenha. Admito que sim. Mas nem sempre assim foi. Lembro-te do Medina Carreira que era do PS e hernani Lopes entre varios outros que tinham boas qualidades... Mas os bons quadros sociais democratas nao estao no partido. Afianco.
.
O 1 governo de Cavaco tinha na verdade boa gente. Em quase todas as areas. Foi pena que os fudos comunitarios baralhassem as prioridades do pais. Chegou a ser moda perseguir a agricultura e pescas. Ouvi varias pessoas dizer que tinhamos que reduzir drscticamene esse sectores. Abater, cortar, arrancar, subsidiar, foram as palavras de ordem. A ordem foi importada. Ou obedeciamos aosprogramas ou nao recebiamos massaroca para o desenvolvimento. Uma PAC comum com o proposito de servir a estategia de laguns paises.
.
O grande erro de Cavaco foi ter pactuado com o desmembramento da economia tradicional. Achou-se que a modernidade era produzir carros para os outros e mais computadores. Palermas. O futuro sempre esteve naquilo que podiamos e sabiamos fazer, melhorando e modernizando. O nosso futuro sempre esteve em alguns nichos dos sectores primarios e na Agroindustria.
.
Penso que ja perdemos o momentum. Mas nunca é tarde para retomar a coisa.
.
As fabricas estrangeiras de bens de consumo duradouro vao e veem. Dao emprego massivo porque normalmente sao grandes fabricad. Mas ficamos demasiado dependentes. Quer no emprego, quer na economia que se constroi à volta.
.
O investimento estrangeiro devia ser canalizado para investimentos nao deslocalizaveis, preferencalmente. A agroindustria,o turismo, a floresta.
.
É bonito termos uma autoeuropa. Existe uma econmoa de empresas subcontatadas enorme à volta dela. E sao de portugueses. É bonito, mas é tao preocupante como perigoso. Ter uma fabrica que representa 10% das exportacoes é assustador.
.
Rb

Anónimo disse...

... Mas já nao me incomoda que os Bifes dominem o Vinho d Porto. Eles nao podem sair. As fabricas que o produzem continuarao em Porugal. As vinhas nao serao arrancadas e deslocalzadas.
.
Rb

joserui disse...

Caro RB, eu concordo com tudo o que diz... o que acho é que não invalida o que digo. E quanto aos quadros do PS, são excepções... não consegue encontrar uma regra nisso... os do PSD perderam-se por aí nas negociatas, jantaradas e politiquice... -- JRF