Joaquim! Não viu no pasquim económico que o Sócrates foi eleito o melhor 1º de Portugal e arredores?... isso é que é importante... que me diz de um pasquim deste calibre? -- JRF
E o mesmo irá acontecer à A23, à A7 entre Guimarães e Vila Pouca e a ex-scut A24 também está sempre às moscas, e muitos outros casos. Eu pessoalmente, quando me desloco para sul, escolho sempre a A17+A8, é um verdadeiro sossego, relativamente à A1 e tem umas vistas bem mais bonitas.
É um caso a seguir com atenção porque, sabendo-se onde estamos e com que gente lidamos, isto irá impreterivelmente acabar em mais um saque do bolso dos contribuintes. Mais um alegado perigo sistémico ou coisa assim...
Há uns anos já havia 9 ou 10 auto-estradas sem tráfego suficiente para justificar a sua existência. Existem guidelines internacionais que recomendam que uma auto-estradas deve ter pelo menos 10 000 veículos/dia! E há algumas que nem metade disto têm! Há dias fiz Porto-Manta Rota, metade por estrada nacional e IP. Entre a A2 e Beja estão a construir um IP paralelo à estrada nacional! A estrada nacional para Beja é praticamente uma recta, quase sem curvas e localidades pelo meio! Bastaria melhorar alguns troços! Mas como somos ricos resolveram construir um IP de raiz, novinho em folha! Sei que é polémico, mas sempre concordei com a posição da Quercus sobre a A2. Não se justifica a sua existência e bastaria um bom IP a ligar Albufeira à Península de Setúbal. Tal como nunca concordei com a auto-estrada para Trás-os-Montes e tantas outras: A13, Pinhal Interior, etc. Pelo que conheço do país na maior parte do caso bons IP's e EN's renovadas (com outro Ordenamento, acabar com o licenciamento de moradias e estabelecimentos comerciais em cima do asfalto, como sucede na EN125) seriam suficientes. Grosso modo basta uma auto-estrada a ligar o eixo Setúbal-Lisboa-Leiria-Coimbra-Aveiro-Porto-Braga-Galiza, outra a ligar Lisboa-Évora-Madrid, outra Porto-Aveiro-Viseu-Vilar-Formoso, por fim uma no Algarve Litoral (Lagos-Faro-VRSA), mais uns troços extra no Grande Porto e Grande Lisboa.
Aliás, vários dados corroboram o que aqui escrevo. A A1 está muito longe de estar saturada, o tráfego na A2 é baixo, e tende a diminuir, nem falo de auto-estradas no interior... Já agora, o custo da viagem:
Porto-Vila Franca de Xira: Combustível: 50 euros Portagens: ~35 euros Total: + 85 euros Tempo: ~2h30
Vila Franca de Xira-Manta Rota Combustível: ~25 euros Portagens: 0 euros Total: ~25 euros Tempo: 4h30 (com uma paragem em Mértola)
8 comentários:
Joaquim! Não viu no pasquim económico que o Sócrates foi eleito o melhor 1º de Portugal e arredores?... isso é que é importante... que me diz de um pasquim deste calibre? -- JRF
No bolso?
Caro joserui,
Parece o jornal do incrível.
Qual cabeça?
E o mesmo irá acontecer à A23, à A7 entre Guimarães e Vila Pouca e a ex-scut A24 também está sempre às moscas, e muitos outros casos. Eu pessoalmente, quando me desloco para sul, escolho sempre a A17+A8, é um verdadeiro sossego, relativamente à A1 e tem umas vistas bem mais bonitas.
É um caso a seguir com atenção porque, sabendo-se onde estamos e com que gente lidamos, isto irá impreterivelmente acabar em mais um saque do bolso dos contribuintes. Mais um alegado perigo sistémico ou coisa assim...
Há uns anos já havia 9 ou 10 auto-estradas sem tráfego suficiente para justificar a sua existência. Existem guidelines internacionais que recomendam que uma auto-estradas deve ter pelo menos 10 000 veículos/dia! E há algumas que nem metade disto têm! Há dias fiz Porto-Manta Rota, metade por estrada nacional e IP. Entre a A2 e Beja estão a construir um IP paralelo à estrada nacional! A estrada nacional para Beja é praticamente uma recta, quase sem curvas e localidades pelo meio! Bastaria melhorar alguns troços! Mas como somos ricos resolveram construir um IP de raiz, novinho em folha! Sei que é polémico, mas sempre concordei com a posição da Quercus sobre a A2. Não se justifica a sua existência e bastaria um bom IP a ligar Albufeira à Península de Setúbal. Tal como nunca concordei com a auto-estrada para Trás-os-Montes e tantas outras: A13, Pinhal Interior, etc. Pelo que conheço do país na maior parte do caso bons IP's e EN's renovadas (com outro Ordenamento, acabar com o licenciamento de moradias e estabelecimentos comerciais em cima do asfalto, como sucede na EN125) seriam suficientes. Grosso modo basta uma auto-estrada a ligar o eixo Setúbal-Lisboa-Leiria-Coimbra-Aveiro-Porto-Braga-Galiza, outra a ligar Lisboa-Évora-Madrid, outra Porto-Aveiro-Viseu-Vilar-Formoso, por fim uma no Algarve Litoral (Lagos-Faro-VRSA), mais uns troços extra no Grande Porto e Grande Lisboa.
Aliás, vários dados corroboram o que aqui escrevo. A A1 está muito longe de estar saturada, o tráfego na A2 é baixo, e tende a diminuir, nem falo de auto-estradas no interior... Já agora, o custo da viagem:
Porto-Vila Franca de Xira:
Combustível: 50 euros
Portagens: ~35 euros
Total: + 85 euros
Tempo: ~2h30
Vila Franca de Xira-Manta Rota
Combustível: ~25 euros
Portagens: 0 euros
Total: ~25 euros
Tempo: 4h30 (com uma paragem em Mértola)
PS: entre Vila Franca de Xira e Manta Rota viajei por EN e IP! Daí não ter pago portagens!
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