25 julho 2012

o que é a sabedoria?

A sabedoria é o conhecimento de si mesmo e do meio social e natural em que estamos inseridos, com vista a realizar o “desígnio de Deus” que é crescermos e multiplicarmo-nos.
Joaquim

45 comentários:

zazie disse...

Essa é daquelas sabedorias que até os coelhos sabem...

ehehehehe

zazie disse...

Conhecer o meio é detectar terreno- não há nada de sábio nisto. Até as amibas conseguem.

Anónimo disse...

Sim, a verdadeira sabedoria é simples e está ao alcance de todos.
Birgolino

lusitânea disse...

Então Birgolino e essa dos pinguins que casam e não se multiplicam?E já agora os que de acordo com Darwin ficam para trás, apesar das modernas medidas socialistas em sua defesa...

zazie disse...

Isso é a Phronesis- a esperteza- enquanto sabedoria prática.

Fernanda Viegas disse...

Ó Zazie essa "Phronesis" deve ser a parenta mais próxima dos portugueses hem?
Ás vezes é tão bom ser simples e natural=alma vegetativa! Mas só às vezes.

Anónimo disse...

"A verdadadeira sabedoria esta ao alcance de um guardanapo de papel."

Birgulino circa 1990

marina disse...

e atão os dos genes altruistas ? ficam fora dos designios de Deus ?

"Esta divisão corresponde a uma forma profunda de altruismo. Ao não se reproduzirem as células somáticas «suicidam-se» evolucionariamente para beneficiar o grupo. Algo muito semelhante ao que acontece em colónias de insectos com as suas obreiras estéreis. Obreiras estéreis e altruistas que motivaram as reflexões de Hamilton apresentadas nos seus artigos históricos The Genetical Evolution of Social Behaviour I e II»."

pescado à pressa no "dererum natura"

Anónimo disse...

Cara marina,

Crescermos e multiplicarmo-nos é um desígnio colectivo. O altruísmo contribui para este fim.

muja disse...

Ao não se reproduzirem as células somáticas «suicidam-se» evolucionariamente para beneficiar o grupo

É o quê, isto?

Algo muito semelhante ao que acontece em colónias de insectos com as suas obreiras estéreis.

Isto eu sei o que é. E pode ser explicado, não em termos de genes altruistas, mas em termos de genes egoístas. É necessário ter em conta que o que se pretende reproduzir não são as obreiras ou mesmo a rainha. O que se pretende reproduzir (copiar) são os genes. No caso das colónias, dá-se o caso de ser efectivamente mas eficiente para os genes que as obreiras sejam estéreis. Mas isto não é um suicídio "evolucionário". Isto acontece pelo grau de parentesco entre as obreiras e o a rainha, ou seja, os genes que partilham entre si.

Repare que, do ponto de vista evolutivo, se dois indivíduos partilharem exactamente os mesmos genes, não faz diferença qual deles sobrevive. Quem tem interesse em se reproduzir, digamos assim, são os genes.

Existe ainda disputa sobre qual o domínio onde a evolução funciona, se ao nível do gene, do indivíduo, ou do grupo. Pessoalmente, a explicação mais coerente é a do gene. Mas se não compreendida, pode dar origem a mal-entendidos e absurdidades.

zazie disse...

eheheheheh

Pois é. Fica tudo mais simples.

muja disse...

Crescermos e multiplicarmo-nos é um desígnio colectivo. O altruísmo contribui para este fim.

Não vá por aí, Joaquim... Começa a caminhar sobre o perigosamente fino gelo da filosofia... E por baixo está a Zazie para o devorar sem chance...

Quem o avisa...

Anónimo disse...

Caro muja,
Não vou dar à Zazie o prazer de a deixar devorar-me. Isso é que era doce.

Anónimo disse...

A Zazie que devore o José Mattoso.

marina disse...

Eu não percebo , Joaquim , é como acha que , havendo um Deus , ele tem designios biológicos , designios materiais. que agreste. paganismo cientificoracional ?

Ricciardi disse...

"com vista a realizar o “desígnio de Deus” que é crescermos e multiplicarmo-nos., Joachim
.
Pois, sempre me perguntei porque raios Deus quererá que nos multipliquemos. Nao sei, ouvi falar que, daqui a uns anos valentes, este calhau vai ser engolido pelo sol. A nasa até diz q aqui a 40 anos vem aí um meteorito e pimbas vai arrasar o planeta. Eu estou convencido que, por este andar das coisas, a criação tratará de dar cabo do calhau ainda antes daquelas calamidades previstas.
.
Num caso ou no outro, a criação está lixada. Todo o crescimento e multiplicação vai ser conta de dividir no futuro. Portanto, Deus, quererá que um gajo se multiplique para quê?
.
Mas que puto de objectivo na vida, sabedoria, é esta? Alguma vez ajudo na multiplicação a pensar em Deus?
.
Nem por sombras. Quando estou a multiplicar estou demasiado concentrado em fazer a conta e muito pouco no resultado, nunca que Deus quer muito que nos multipliquemos.
.
Se um gajo só é sábio quando multiplica, quer dizer que quando usa métodos contraceptivos deixa de ser sábio?
.
Ora bolas, basta-me ser sábio um ou duas vezes, e burro em todas as outras. Alias, adoro ser burro. Um gajo poder ser burro sem gerar demasiados burrinhos é coisa boa.
.
Rb
.

zazie disse...

AAHAHAHHA

Não é que a ideia nunca me tenho passado pela cabeça, mas agora é tarde

":O))))))))

Anónimo disse...

Zazie:
:-)

Anónimo disse...

Cara marina,

Julgo que não acredita que há um senhor de barbas que vive no céu...
Os desígnios divinos são o resultado de algo que terá ocorrido há 4,5 biliões de anos. Vamos chamr-lhe uma "expressão da vontade de Deus". Sendo Deus o princípio, porque sobre Ele nada mais sabemos.

. disse...

Então, Joachim, se nao sabe nada acerca Dele, como é que intui q os seus desígnios são para crescermos e multiplicarmos-nos?
.
E se os desígnios Dele forem outros? Sei lá, os desígnios de um fazendeiro é fazer crescer as manadas para, finalmente, os electrocutar num qualquer matadouro. A ideia é criar dinheiro com a criação. Ora, Deus, admito, nao precisa de dinheiro. Basta um clique e as coisas aparecem, creio.
.
Porque é que, então, Deus se entretém a fabricar gajos e plantas e buracos negros e mais bosoes. Para quê?
.
Nao acha que um gajo por-se a adivinhar as intenções do criador é assim um bocado coiso?
.
O Incriado é um poço de mistério. Juro que nao o percebo. E se eu sou feito à sua imagem, Ele nao pode ser grande coisa.
.
Daí que eu nao acredito nada nesse tal Deus. Quer dizer nao lhe emprestava dinheiro, porque nao lhe dava credito. Mas nao sou ateu. Longe disso. Apenas acho que o Tipo nao é quem pensamos que se seja.
.
Rb

joserui disse...

"A Zazie que devore o José Mattoso." hehehe... fónix Joaquim... é nestas alturas que compensa ter uma excelente cadeira... não vá acabar no soalho a rir-me... -- JRF

zazie disse...

":O)))))

Fernanda Viegas disse...

Tanto quanto julgo saber, o "devorador" aqui é o dr Joaquim. Ora não é ele que é o macho alfa?
O papo está ótimo pra final de tarde!

Anónimo disse...

Cara Fernanda,

Nesta vida são mais as que se levam do que as que se dão. ahahahah
Até para os alfas. O k é preciso é sentido de humor.

marina disse...

com barbas ou sem elas , tenho a certeza que nenhuma Entidade superior confundiria qualidade com quantidade , Joaquim -:)

zazie disse...

AAHAHHAHAHAHA

Grande boca, a da wika

zazie disse...

Eu mato-me a rir com o ateísmo do Birgolino.

É mesmo um típico ateu à Portuguesa. Acredita em Deus para tudo, menos para aquelas coisas que acha que são muito científicas, ainda que as interprete à séc. XVII

Pedro Sá disse...

Aquilo a que vulgarmente se chama Deus é energia - logo não tem desígnios.

Anónimo disse...

Energia. E lá está, a energia é eterna. Quando um corpo morre, o que é q perde? A energia. A energia transfere-se, nao se perde. O conceito de alma e o de energia são semelhantes. O primeiro é pessoalizado e o segundo nao. O primeiro é coisa com consciência de si, o segundo nao.
.
E porque é q somos feitos á semelhança do Criador? Porque somos parte da energia.
.
A energia transforma-se em matéria e a matéria em energia, diz einstein, numa equivalência de onde deriva a formula e=mc2.
.
O Deus a quem dou credito é o Deus de Spinoza. Aquele de onde emanou o primeiro movimento de aristoleles, a energia, ou na ciência a energia do big Bang. Necessariamnte um Deus amoral. Os conceitos de bem e de mal para esse deus nao existem. Isso são conceitos humanos para conviverem ns com os outros.
.
Por isso é q se pode ter moral sem dar credito ao Deus q as religiões produziram.
.
Rb

Anónimo disse...

Caro Rb,
O Sr é um filosófilo.

zazie disse...

Não é nada- é um marrano. Até esta treta teve de a ir buscar a um marrano.

muja disse...

Então mas ó Rb, se a matéria é energia e vice-versa, então esse seu Deus tanto é energia, como é matéria.

O que significa que em qualquer calhau a tisnar ao sol, seja nas terras do demo ou no deserto do kalahari, V. tem um pedaço de Deus.

Para isso, então não faz muito mais sentido, considerar esse seu Deus amoral o Universo? Todo o Universo, incluindo matéria, energia, buracos negros, em suma, tudo.
Toda e qualquer teologia encaixa, repare. Experimente testar uns quantos postulados de variadas religiões e verá se não podem todos ser interpretados se se considerar Deus o Universo.

E olhe que isto não vem cá de nenhum marrano! É genuína filosofia portuguesa!

Ehehehe

Anónimo disse...

Pois, às vezes da-me para isto. Principalmente quando sou obrigado a constatar que nao existe moral no Deus das religiões. Nao existe. Que puta de moral pode haver nesse Deus?
.
Nenhuma. Se vcs encontrarem um miúdo a morrer de inanacao em África o que dizem acerca desse tal Deus que dizem que é infinitamente bom e misericordioso e omnipotente. Ahh?
.
Esse Deus nao existe como o pintam. Para conseguirem dar resposta a esta incapacidade de Deus, as religiões prometeram alvíssaras no paraíso. Serás recompensado pelo q sofres, afiançam. Os muçulmanos terão um harém se fizerem a jiade. Enfim, uma boas tretas.
.
eu feito Deus, com aquela visao aérea sobre as coisas criadas, observava de m lado crianças violadas e massacradas e escravizadas no trabalho como na China, aonde fazem os bonecos da mcdonalds.... E do outro lado, na América e na Europa, outras crianças em justa histeria a brincar com os bonecos fabricados por aquelas.
.
E pensava, mas que porra é esta? Se fosse esse tal Deus mandava um raio que os partisse aqueles gajos escravizadores da china e de África.
.
Mas nao sou Deus, nem esse Deus parece mostrar-se preocupado com isso...
.
Rb

Vivendi disse...

Muito bem Ricciardi! Gostei das suas palavras. Também concebo a "energia" como o desígnio divino.

zazie disse...

Como não há moral, há electricidade

AHAHAHAHAHAHAHA

zazie disse...

Essa da energia é coisa que só um marrano se podia lembrar.

Uma energia tão altamente inteligente que conseguiu criar o Universo

AHAHAHAHAHAHAHAHA

São malucos.

zazie disse...

Cristo foi um fotão que calhou ser crucificado pelos da energia messiânica

AHAHAHAHAHA

Anónimo disse...

Eheheh um fotao.
.
O meu Foto-Deus.
.
Mas tem lógica. Quer dizer, se no inicio a coisa era só energia, ali condensada num coiso qualquer. Apertadinha, apertadinha. Tão apertadinha e esmagada foi a coisa que até imagino Deus com um pau na mão a amassar a coisa nm pilão. Vai dai abotou-lhe um pó magico, qe era um bosao, qe alguns chamam de Higgs, e afastou-se para a eternidade que fica noutra dimensão. Esse pó juntamente com aquela mistela amassada no pilão explodiu. Daí resultou o Big Bang. Dessa energia toda que emanou das experiências do altíssimo no pilão derivaram os primeiros coisos palpáveis, a matéria. Um coiso junta-se a outro coiso e forma uma coisa maior, digamos, um planeta ou um astro.
.
E isto aconteceu sempre com os coisos a correr feitos desalmados. Dizem que correm ainda em fase de aceleração e é por isso que um gajo ainda consegue saltar. Se nao fosse aquela correria, a expansão do universo, a gravidade era tanta que uma maça nem chegava a a nascer, caía logo. Vai daí que quando os coisos deixarem de correr assim tão depressa para a frente, vem a gravidade e começa a puxa-los para trás.
.
Para trás a uma tal velocidade que irão colapsos todos outra vez no ponto coiso que Deus criou - o tal pilão.
.
Só nessa altura, estou perfeitamente convencido, é que esse Deus sairá da outra dimensão, para voltar a usar o pau de novo no pilão.
.
Pronto, parece que esta estoria o diverte. É tipo jogar às escondidas.
.
Rb

zazie disse...

É o pilão e a pilota. Imagina só ...

E depois eu é que sou católica badalhoca

":O?

Vivendi disse...

A Zazie não acredita em pessoas de energia positiva nem negativa?

zazie disse...

E acha que Deus é um tipo que se pode encontrar por aí?

zazie disse...

Eu acredito em Deus mas não acredito em bruxarias nem em parvoeiras hippies e quejandas.

Mas é assunto pessoal. Não tenho grandes conversas religiosas e muito menos vendo crenças.

Vivendi disse...

Já somos 2. Cada um acredita naquilo que quer. E acreditando em deus já é um bom princípio.

Eu acredito que deus se encontra em todo lado. Quanto mais não seja dentro de nós. A minha concepção de Deus está mais para a criação do que para a religião.

muja disse...

As pessoas da energia positiva são as que bebem gasolina da galp ao pequeno-almoço?

Oh valha-me o S. Cristóvão...

m disse...
Este comentário foi removido pelo autor.