18 julho 2012

o admirável mundo novo

Um Estado totalitário verdadeiramente eficiente seria aquele em que os governantes e os seus mandatários controlassem uma população de escravos que não necessitassem de ser coagidos, porque amassem a servidão.
Aldous Huxley

9 comentários:

Anónimo disse...

Portugal esta la muito proximo.

sampy disse...

Não me parece que estejamos próximos no momento. Porque o amor à servidão implica a ilusão de se viver n paraíso. E essa ilusão, não há tuga que a compre hoje em dia.

Os nossos problemas no imediato são outros: é a "saudade do Egipto", por medo às dificuldades da travessia do deserto; e a anarquia, por se perder o respeito (no sentido de reconhecer a sua função) a toda a autoridade. E aí, sim, começará a tornar-se deveras atraente um projecto totalitário...

muja disse...

o amor à servidão implica a ilusão de se viver n paraíso

Há muitas concepções de paraíso. E a maior parte pode ser fabricada ou impingida ou distorcida na cabeça das pessoas. Também pode ser veiculada pelo absurdo ou pelo contrário.

Uma delas e a mais comum hoje em dia é a da "liberdade". Hoje em dia tenta-se perpetuar a noção de que a "liberdade", como entendida pelos "democratas" é a coisa mais importante do mundo e que, se tê-la não equivale ao paraíso, perdê-la equivale garantidamente ao inferno.

Na realidade, é uma liberdade distorcida e longe de paradisíaca. Equivale a pouco mais que ao direito de enfiar um papel numa urna. Nem direito dá a escolher o que diz o papel à partida. A liberdade real é severamente limitada a quase todos os níveis da nossa vida. Para contrapor a percepção desta realidade, é feita a demonização de toda e qualquer outra forma de governo que não esta, porque esta é a única "livre". Assim, V. convence as pessoas que, embora não vivam num paraíso, vivem no que mais parecido há, porque tudo mais é inferno. O que é suficiente para o propósito de inculcar o tal "amor à servidão".

Se acha que é livre, experimente revoltar-se contra a liberdade que lhe dão. Todo o homem verdadeiramente livre deverá ser capaz de o fazer. Experimente V. a ver se consegue.

joserui disse...

Hoje o Joaquim acordou no lado esquerdo da cama...
No admirável mundo novo havia a ilusão de liberdade, necessidades básicas preenchidas e o belo prazer... e a droga... soma, se me lembro... já faltou mais... -- JRF

Anónimo disse...

Caro joserui,
a citação não é minha.

marina disse...

é dar-lhes heroína ( se não a tiverem de comprar traficada podem fazer uma vida normal de escravo )tipo o soma do huxley .

Anónimo disse...

“O irregular e promíscuo funcionamento dos poderes públicos é a causa primeira de todas as outras desordens que assolam o país

António de Oliveira Salazar

por Luxor

joserui disse...

Não pensei que fosse do Quim Huxley... é autor que ainda não li... :) -- JRF

lusitânea disse...

O nosso paraíso em construção é o "sobado".Com muitas linhas de coca e sem diferenças de género...porque o amor anda no ar...