24 junho 2012

if you go to Gondomar

Um amigo meu tinha acabado de se sentar numa esplanada aqui da Invicta quando irrompeu ao seu lado uma mula aí dos seus 20 anos, com todos os predicados que os elevados níveis de estrogénios desse grupo etário determinam. O meu amigo, um católico de gema, julgou por segundos que teria tido morte súbita e que tinha chegado ao céu, quando foi acordado para a realidade:
- Deseja almoçar?
- Sim, é a primeira vez que cá venho mas vou ficar cliente. Desde que sejas sempre tu a atender-me...
A “piquena” sorriu e afastou-se a menear os quadris, para regressar um pouco depois com o menu. “Carago, que ganda mula”, pensou, “é toda de comer...”.
- Como te chamas?
- Andrea.
- Estava a olhar para ti Andrea e pensei que bem podias ser uma modelo. Já trabalhaste como modelo?
- Ó, nunca pensei nisso. Acha?
- Se acho? Tenho a certeza, tens tudo o que é preciso. Olha que eu tenho um amigo que tem uma agência de modelos. Dá cá o teu número de telefone que eu digo-lhe para te ligar.
Enquanto a Andrea se baixava para escrever o número de telefone num guardanapo, o meu amigo deleitava o olhar no horizonte de promessas que parecia rebentar com os botões da camisa. “Ainda dizem que não há Criador, como se não bastasse contemplar a Sua obra”, pensou.
- E o que vai ser?
- Andrea, traz-me um bife. Mal passado, com ovo e batatas fritas.
- E para beber?
- Um fino. Olha Andrea, tu donde és? És cá do Porto?
- Sou de Gondomar.
De Gondomar, caramba, Gondomar é o berço das melhores mulas lusitanas. O meu amigo sorriu, a Andrea tem pedigree certificado.
- Vens de um sítio bestial.
- O Sr. já foi a Gondomar?
Sim Andrea, eu já devo ter estado em Gondomar, nesta ou noutra encarnação...
Mais tarde, o meu amigo confessou-me que esta frase não lhe saía da cabeça – “O Sr. já foi a Gondomar?” – que frescura de rapariga.

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma bela historieta joaquina... Posso só introduzir um elemento de policial ao mais fino estilo de Mickey Spillane?
(...) no horizonte de promessas que parecia rebentar com os botões da camisa que já o ano passado lhe estava pequena.
Melhorou?... -- JRF

Fernanda Viegas disse...

É José Rui! melhorou bastante. Parece de antologia.

Vivendi disse...

Ir a Gondomar é uma coisa, mas falar à Gondomar aí a história é outra...

Conheci uma empregada de limpeza de crestuma que a 1ª vez que foi ao Porto já tinha 20 anos.

zazie disse...

Foi um monólogo à Alexandre Dumas: o Joaquim até ouviu o pensamento do "amigo"

ehehehehe

Anónimo disse...

"O Sr. já foi a Gondomar?" = "O Sr é viajado"

ou

"O Sr. já foi a Gondomar?" = "O Sr não está bom da cabeça, Gondomar não tem nada de bestial"