16 maio 2012

escolhido pelo povo

Admitindo que Hitler, Salazar e Franco foram ditadores (as ditaduras estavam na moda devido à crise económica da época), o que é que os diferencia? A qualidade humana. Nem suprpreende que assim seja, Hitler foi escolhido pelo povo, Salazar e Franco foram escolhidos pelas elites militares.

Hitler nunca conseguiu estudar, chumbando na admissão à universidade (Música era o que ele queria estudar), e nunca teve uma profissão. A parte mais impressionante do seu CV era o facto de ter estado preso durante 5 anos.

Salazar e Franco, pelo contrário, eram pessoas de bem. Os Estatutos da Espanha franquista determinavam que o Caudillo respondia perante Deus.

7 comentários:

Vivendi disse...

E sabemos como esses tempos foram difíceis... Onde Portugal conseguiu ser um cantinho de paz na Europa. E onde há paz à liberdade e prosperidade e claro os comunas não gostam disso.

muja disse...

"A parte mais impressionante do seu CV era o facto de ter estado preso durante 5 anos."

Bom, e o facto de ter lutado na 1a Guerra Mundial, ou isso não conta para nada? Se de alguma forma quer implicar que AH era um líder de alguma forma inferior (do ponto de vista de quem era liderado) aos outros dois que menciona, penso que está muito enganado.

Em muitas formas era incomparavelmente superior. Talvez isso se devesse à sua origem (parece pensar-se que existe uma diferença fundamental entre povos católicos e protestantes) e à massa humana que tinha ao seu dispor. Mas o facto é que a Alemanha nacional-socialista não tinha paralelo no mundo a muitos níveis, desde a estrutura de transportes ao apoio social, passando pela educação e formação cívica.
É raro encontrar apreciações imparciais da Alemanha dessa altura (em que a guerra ainda não se vislumbrava), mas elas existem, e demonstram isto claramente.

zazie disse...

Mas estão a discutir a erudição de um psicopata para explicar as consequências do facto de ter nascido avariado?

dragão disse...

O caro Arroja deve ter lido um CV falsificado. O Adolfo queria ser pintor (o que muito enfurecia o pai dele) e foi chumbado, duas vezes, na admissão à Escola de Belas-Artes. Erro grosseiro e crasso de que o mundose havia de lamentar amargamente. Até porque ele tionha muito mais jeito para o desenho do que para a geostratégia. Ontem tentei dizer-lhe isto discretamente.


Mas não deixa de ter a sua piada imaginar a História SA, consigo a chefiar o departamento de Recursos humanos (por inerência do cargo honorário de Grão-mestre das Elites) analisando os CVs dos candidatos à função de Déspota Esclarecido. A Formatação é uma coisa lixada!... :O)))

zazie disse...

É preciso dar-se novas oportunidades aos candidatos.

":O))))))

Vivendi disse...

Uma curiosidade, quando Hitler perguntou a Salazar se em Portugal havia Ciganos, este respondeu, não só há Portugueses!

Vivendi disse...

porque é errado chamar de fascista Salazar e o regime. Portugal do Estado Novo era um regime Nacionalista Português Universalista Não Racialista (não racista), pois os portugueses eram brancos, negros, ciganos, indianos, chineses e timorenses e todos eram português de igual direito.