18 abril 2012

Uma grande martelada

Agora que eu já revelei que nunca mais farei exames preventivos na minha vida (pode haver uma pequena e única excepção, por razões familiares), eu estou à vontade para revelar as memórias mais marcantes de mais de vinte anos de check-up's anuais.

O exame que eu gostava mais era o electrocardiograma com prova de esforço. Pedia sempre ao médico que regulasse o exame para a intensidade máxima. Eu levava sempre o meu equipamento de jogging para esse exame, e ficava ali a correr até o médico mandar parar. Que prazer, saía de lá a transpirar. No fim, depois de avaliar as medições cardíacas, a reacção era sempre a mesma. "O senhor tem um coração de atleta". Isso é que eu ficava feliz.

Da primeira vez que fiz um check up, o médico encontrou-me dois males - dois, nem menos -, que me deixaram preocupado durante um ano, e até segui um regime. Quando reuniu todos os exames, disse-me que estava tudo bem, excepto as análises. Eu tinha excesso de glóbulos brancos e excesso de colesterol e, na verdade, estes indicadores estavam a níveis muito elevados. Eu perguntei a que é que se devia aquilo. Ele disse-me que o excesso de glóbulos brancos podia ser causado por uma pequena infecção - por exemplo num dente -,  e que o colesterol era muito provavelmente o resultado do meu regime alimentar.

Eu tinha os dentes tratados, mas fui logo ao dentista. Estava tudo normal. Quanto à alimentação, eu sempre tive uma alimentação sem excessos e fiz exercício a minha vida inteira. O que seria? Pelo sim pelo não, durante um tempo deixei de comer queijo, manteiga, etc. No ano seguinte, quando lá voltei, os glóbulos brancos e o colesterol estavam na mesma. Deixei de ligar ao assunto. No ano a seguir, idem e passados 20 anos, eu continuava a ter o colesterol e os glóbulos brancos elevados. Entretanto, há muito que eu tinha concluído que tinha nascido assim com o colesterol elevado e glóbulos brancos em excesso.

Curiosamente, há cerca de um ano uma filha minha com 27 anos,  uma compleição física semelhante à minha e idênticoss hábitos de exercício físico, fez pela primeira vez um check up. Chegou a casa preocupada. Tinha excesso de glóbulos brancos e o colesterol elevado. Naturalmente, eu tranquilizei-a: "Não te preocupes com isso. Já nasceste assim. Sais a mim. O excesso de glóbulos brancos significa que não há infecção que entre connosco, as nossas defesas estão sempre preparadas para o contra-ataque; quanto ao colesterol, significa que és uma pessoa enérgica, como eu ".

Mas a  memória mais divertida que eu guardo de 20 anos de check-up's aconteceu certa vez num exame de urologia. O médico era brasileiro. Depois de me fazer os exames habituais, presenteou-me com uma novidade em termos de exames de diagnóstico. Colocou-me um recipiente um tanto sofisticado pela frente, no chão, e pediu-me que urinasse para ele. Eu perguntei-lhe  para que era aquilo, e ele explicou-me que era para medir a intensidade do fluxo urinário. Compreendi perfeitamente que medir a intensidade do xixi devia ser coisa importante. E lá fiz xixi para o recipiente. No fim, depois do médico fazer as medições,  eu perguntei-lhe que tal. "O sinhô tem uma grandji martélada...", foi o que ele respondeu.

Que feliz que eu fiquei. Uma grande martelada. Quando cheguei a casa disse a toda a família  que tinha uma grande martelada, mais tarde contei o episódio em círculos de amigos, e agora conto-o aqui, em público. Uma grande martelada ... no xixi, é certo, mas todas as generalizações são possíveis. 

9 comentários:

zazie disse...

ahahahahahahaha

Os médicos completamente loucos.

Mas essa do colestrol e glóbulos brancos elevados é mesmo hereditária. A pimpolha od meu pinguim tem-nos e é magra e faz dieta por causa disso.

Quanto ao coração, eu sou pior- sou cardíaca congénita; estive praticamente imobilizada entre os 4 anos e meio e os seis e, logo que me deixaram em paz com tanto cuidado, fiz o inverso- pratiquei todo o tipo de finástica- fazia equitação duas vezes por semana e ainda hoje não vou ao cardeologista.

As vezes que ia os tipos perguntavam-me o que tinham dito os outros antes dele- e a seguir diziam que era isso.
Assim também eu.

O último confirmou que era congénito e tal que tinha feito bem em não ser operada, porque pode-se viver com isto a vida toda. Mas lá marcou o exame dentro do tubo e com uma treta de máquina fotográfica que ia entrar pela boca.
O tanas, não fiz.

Os que aconselhavam a operação diziam que podia durar mais uns 10 anos e o único risco era morrer durante ela- isto aos 20 anos.

ehehe
São loucos.

zazie disse...

ginástica e outras gralhas.

Mas não dou bailinhos na passadeira como dá o PA.

Em Inglaterra, como os tipos têm a pancada de desatar a correr sempre que vêem um caminho, fico lixada e agora já sei o truque.

Faço o percurso campestre a andar nas calmas. Quando noto que se aproxima um desses marados do jogging, dou uma corrida maluca por meros segundos para o impressionar. Mal viram costas, continuo a flanar.

zazie disse...

Já me especializei nos sprints mais curtos. Acho que ganhava um concurso de mini sprint em segundos, seguido de sorna.

":OP

Unknown disse...

lolololol

Harry Lime disse...

PA, licenciado, mestrado e doutorado em medicina, falou...

Realmente, os economistas são os maiores: falam de tudo como se de tudo soubessem.

No entanto, no campo da economia falham rotunda e repetidamente. Mas são os maiores!

Rui Silva

PS. diga-se que um post desta indole vindo do Jaquim não merceria a minima critica! acredito que o Jaquim seja bom médico. Infelizmente é um bocado tosco quando fala de outras coisas :):):):)

Anónimo disse...

Gostei muito deste momento "Cartas à Directora" do PA. Melhor só na "Maria".
Joaquim, não quer partilhar connosco alguma intimidade? Se não tiver uma grande martelada, pode falar de outra coisa...

ferreira disse...

Chamar martelada a isso, nunca tinha ouvido.
Já quanto a tesão do mijo...

joserui disse...

Um verdadeiro martelo pilão!... é mesmo! -- JRF

joserui disse...

Ò Eng. com MBA Rui Silva, não desfazendo, não há know it all maior que o engenheiro... da publicidade à química, passando pelas minas e electrotecnia, nenhuma engenharia é pequena demais quando se trata de saber tudo! -- JRF