20 abril 2012

o pouco que se sabe


  1. O cancro da mama tem origem nas células da mama.
  2. Há uma forte tendência hereditária para o desenvolvimento da doença.
  3. Em muitos casos o cancro da mama é multicêntrico, isto é, ocorre em vários focos da mesma mama.
  4. A incidência da doença na mama contralateral é superior à incidência na população geral.
  5. A excisão cirúrgica de ambas as mamas evita o aparecimento do “cancro da mama”, em quaisquer órgãos (isto é feito em mulheres com uma história familiar pesada de cancro da mama).
  6. A história natural do cancro da mama é das mais bem conhecidas de todas as doenças malignas porque há registos minuciosos da sua evolução, desde o Séc. XVII.
  7. A cirurgia procura curar a doença, quando é possível, mas também tem a finalidade de controlar o tumor localmente, evitando o seu crescimento e ulceração.
  8. O tratamento “standard” do cancro da mama é a chamada mastectomia modificada radical de Haltstead. Os resultados de todos os outros tratamentos são comparados com este.
  9. Até aos anos 90, o cancro da mama era considerado uma doença local que podia metastizar para o resto do organismo – os médicos focavam-se no controle local da doença.
  10. Actualmente, o cancro da mama é abordado como uma doença sistémica (partindo do princípio que quando se detecta já está espalhado) e portanto o controle local passou para segundo plano (mastectomias parciais) – os médicos focam-se na quimioterapia.
  11. A mastectomia total (ou radical modificada) é suficiente para controlar a doença local, dispensando a radioterapia, na maior parte dos casos.
  12. A mastectomia parcial necessita de radioterapia coadjuvante.
  13. Os resultados dos tratamentos de quimioterapia ainda estão muito aquém do que seria desejável.
  14. Tudo indica que há um exagero nas mamografias de rotina que tem determinado um excesso de tratamentos.

28 comentários:

zazie disse...

Ok.

´Portanto, o que eu penso é que, numa situação dessas é melhor tratar o mais rápido possível, confiar nos médicos e nem querer saber mais nada.

Quanto às mamografias é que não sei, nunca fiz, nem tenho vontade de fazer.

O Joaquim aconselhava-a a sua bela senhora a fazê-la?

Ricciardi disse...

O seguro morreu de velho, mas o desconfiado ainda vive.
.
Fazer é sempre melhor do que não fazer.
.
Vá, vai lá apertar as mamocas rapariga, senão vais andar com isso a ocupar, em crescendo, o departamento das preocupaçoezinhas desgastantes que fica ali entre o mesancefalo e o cerebelo.
.
Rb

Ricciardi disse...

Sabes que os economistas, hoje em dia, viraram uma espécie de oraculos. Vê lá tu que a London School of Economics concluiu que o melhor dia para ter sexo é à 5ª feira e logo pela fresquinha.

http://www.tvi24.iol.pt/acredite-se-quiser/sexo-quinta-feira-estudo-tvi24-acredite-amor/1342277-4088.html
.
Raios me partam, tirando os restantes 6 dias da semana, não é que os gajos acertaram?
.
Rb

Anónimo disse...

Hola Zazie,
A minha mulher não precisa dos meus conselhos porque também é médica. Nunca fez mamografias.

zazie disse...

Que engraçado. Cada um diz a sua coisa.

Depois vejo esse artigo.

Na minha família não existem antecedentes desse tipo de cancro mas de outro.

Eu tenho pavor a cenas que façam doer e se aquilo dói mesmo, sem haver indícios de mais nada, tenho a certeza que sou corrida por desatar a insultar a maquineta

ehehehe

Ando a mentalizar-me apenas para tirar sangue no braço.

Mas é uma vergonha porque deixo sempre passar o prazo das requisições.

Portanto, não sei. Se a senhora bonita do Joaquim, sendo médica não se submete à tortura...

zazie disse...

São malucos. Essa das quintas já pegou. Por cá são as inaugurações de exposição à quinta-feira.

Cientoinice parvinha.

zazie disse...

Mas essa ideia do calendário semanal, da atenção ao "melhor dia", deve vir de quem nem gosta de sexo.

O melhor sempre foram os imprevistos

":OP

Unknown disse...

bem a minha mulher fez uma, as duas, na segunda feira e sem stress,,, pelo menos para mim, heheheh,,,

depois foram uns pastelinhos de nata e um cafezinho, para adoçar a alma...

o médico, afirmou que dali não vinha mal....

se vale,,,, não sei,,, antes dormia-mos descansados, continuamos... hehehehe

vá, vá fazer,,, vai ver que não custa nada (a mim não custou) e como diz o Rb, fecha uma porta na caixa 31...

Unknown disse...

quanto a cena da quinta feira, Rb,,, então, África, calor, todos os dias.... ;-)

Ricciardi disse...

Nem m'a fales Alvaro, nem m'a fales.
.
Não sei se é da idade ou do clima, mas comigo só existe a quinta feira. Bolas.
.
O mais estranho é que mudei. Mudei muiiito. Passei-me, pronto.
.
Antigamente não ligava a uma rapariga normalzinha que passasse; hoje dou comigo a achar que aquela feiona tem uma qualquer coisa que é linda. Lindissima. Aquele pormenor especifico, que fica atrás da orelha tem-se revelado importantissimo.
.
Estou velho. Acabado. É isso.
.
A sério, a coisa iniciou há cerca de 3 anos, quando as raparigas se dirigiam a mim e diziam o sinhô isto e aquilo. No principio achei que era educação e tal; mas a coisa agravou-se. É sinhô para cima e pra baixo.
.
A minha filha, ó Deus, a minha própria filha, que tem 15 aninhos, disse-me ó pai se pintares o cabelo ficas mais novo. Pintar? mas tu pensas que sou daqueles que... estás maluca. Na verdade quando ela falou em pintar lembrei-me do Jorge Jesus; pintar pá?
Porque não pai. Tens de te modernizar. Olha as tuas mãos. Que tem? Nada pai, mas devias trata-las. É por causa da mota e da sachola e da roçadeira, que queres, essas coisas criam calos e peles mais grossas. Mas se puseres o creme da mãe logo a seguir e... ó filha, creme? Lá estás tu pai, até devias cortar alguns pêlos no peito e aparar outros ali e acolá. Como, cortar pêlos? sim pai, não é cortar, pronto, é tipo podar. Ahh podar os pêlos... E podes tambem tirar os pêlos em excesso nas sobrancelhas, pai. Nãao, filha, nas sobrancelhinhas? sim pai, deixa-me tirar esse grande aí no meio, anda cá, espera, pronto já está, vês, não custa nada.
Sai-me daqui rapariga. Não custa nada o tanas, isso parace uma agulha a entrar. Ó pai. Ó filha, xô, bora, basa daqui. És mesmo antiquado.
.
E pronto, estou velho, acabado, mas com as quintas feira no coração.
.
Rb

zazie disse...

":O)))))

Anónimo disse...

Há também cada vez mais indícios que a preparação da mama para aleitamento quando interrompida por abortos favorece o aparecimento da doença.

Harry Lime disse...

Esta história do PA e do cancro não é acerca de cancro é acerca de perfil de risco.

Aparentemente, o PA consegue viver sem saber se um eventual caroço na mama da sua esposa (ou filha) é um cancro grave. É de assinalar que segundo as suas proprias estatisticas, a probabilidade de um caroço ser um cancro sério é de 1 em 10.

Por isso, é contra os exames. Acho que é só isto...

Rui Silva

zazie disse...

Não digas disparates. Acaso não estás recordado dos motivos pelos quais ele foi a pé a Fátima.

zazie disse...

De qualquer forma, esta síntese do Joaquim está muito bem feita e é perfeitamente racional.

A questão que se coloca não é a medicina ter dons divinos e poder saber tudo mas tratar e progredir nas formas de tratamento.

A outra questão são os exames sem haver sintomas se é que não podem ser mais prejudiciais quando a pessoa não está no grupo de risco.

zazie disse...

Se o assunto fossem os remédios (hoje em dia chamam-lhe "a medicação" para toda a treta, aí não tenho dúvidas- os remédios matam mais que curam e tornaram-se um vício em virtude do SNS e do médico preencher o lugar do padre ou algo no género.

Há quem passe a vida a comprar doenças e "medicações" e tenha fezada naquilo e acredite que o "senhor doutor" também não pensa noutra coisa que nas doenças fantásticas de cada uma que lá vai à cata delas.

zazie disse...

fosse e não fossem.

Unknown disse...

Rb, lololololol


Zazie, a minha mulher não está num grupo de risco, esta nos entas e faz a rotina que a médica indica a "todas" nos entas,,,se faz mal ou bem,,, não sei,, a notícia de que fala sobre as mamografias, em 100, quantas desenvolveram problemas???? é significativo????

zazie disse...

Álvaro:

V. acredita que se não fossem estes posts era assunto em que nem pensava?

Aposto que a sua mulher também faz análises ao sangue e mede tensão e essas coisas todas.

Agora imagine alguém que não faz nada disso.

Não imagina.
Sou eu. E não tenho a menor pancada de mezinhas. Se me sinto doente ataco logo com comprimido para não ir a mais.

Mas essas coisas nunca me passaram pela cabeça. Nunca pensei sequer em andar a fazer testes sem estar doente.

E essas cenas, para dizer a verdade, deprimem-me. Uma coisa que doi faz-se para quê?

Pois se eu sou cardíaca e nem tenho cardiologista...

E como era dantes? não havi nada disso.

Ora eu não fumo, tenho vida saudável, nunca tive sequer paranóias com maternidade e até o pimpolho ia nascendo na praia, pois nunca alterei nenhum rotina por isso.

Portanto, ia agora pesquisar onde se apertam mamas sem sequer ir ao médico há séculos e não ter uma única análise em dia.

Na volta, tinha de fazer isso tudo e passar a ficar stressada com medos de resultados.

Não consigo. As pessoas saudáveis têm pavor a doenças e lidam mal com esses lugares que para os outros são banais

zazie disse...

Olhe: eu nem médico de família tenho e nem médico particular.

Os únicos médicos com que me relacionei foi para outras coisas mais alegres

":OP

zazie disse...

Tenho dentista. È isso. O mesmo que era dentista do MEC.

Um bacano. Cuido dessas coisas clean.

zazie disse...

Já agora: digam-me lá que mais exames é que os médicos recomendam para as pessoas fazerem sem estar doentes.

Para essa tal cena de "despistagem" ou lá o que é. Para se saber se pode haver doença ou coisa má escondida.

Aposto que não se fica por aqui- pelo apertão às maminhas.

A higienista da dentuça também já me disse que eu devia ir à médica por causa dos ossos e não sei quantos. Porque toda a gente vai.

Mas faço radiografia Lá à dentuça e não tenho perda de osso algum.

Também ia a um bom oftalmologista e ele dizia que eu era fenómeno em não progredir a graduação e que isso tinha a ver com juventude geral do organismo.

Gastava uma pipa para ouvir estes piropos.

Ora bem... estes não doem, pelo menos. Agora imaginar uma cena que toda a gente diz que é um pavor, não consigo.

Nem a porcaria da máquina fotográfica deixei que me enfiassem pela goela.

zazie disse...

Mas v. disse "nos entas"?

Então essa cena tem de se fazer até aos 100 anos?

C'um caraças...

zazie disse...

Isso não é uma despistagem- é comprar-se um paranóia crónica até à morte

":O))))))

Unknown disse...

Zazie lollolol,,,

mas, olhe, ela foi mãe pela 2ª vez aos 42, por isso é muito sem stress...

análises e outras coisas que tais,,, no stress,,,

mas, o seu ponto de vista e de vida até poderá estar certo, entra a zona dos que fizeram tudo ao contrário e ainda cá estão...

por isso,,, quem sou eu para dizer que a máquina apertar as maminhas é que é bom,,, bom é ser eu a aperta-las... lololol

zazie disse...

ahahahaha

Harry Lime disse...

bNão sabia que o PA tinha um caso destes em casa.

De qualquer forma acho que numa situação destas tentaria de tudo. é que a sorte ajuda aqueles que se audam a sí proprios.

Fora disto, e falando de religião é um assunto como a atitude ao relação ao risco: depende de cada um.

Mas a sorte, essa não depende...

Rui Silva

Anónimo disse...

Vivemos uma época em que os médicos são desnecessários; os EXAMES não! São fundamentais!
Cada vez mais tropeço em excelentes estudos por ECO, TAC ou RMN com relatórios descritivos. Ninguém arrisca uma palavra diagnóstica...
Para meu sossego, sei Anatomia (como o bicho é), Fisiologia (como o bicho funciona bem) e Patologia (como o bicho funciona mal).
O dianóstico cabe-me, todo.
O povo quer é EXAMES! O trabalho que temos para 'convencer' alguém que a enxaqueca não precisa de TAC Tic ou Toc!!!
Anónimo médico, claro!