24 abril 2012

borrachera

La expropiación del 51% del capital de YPF , propiedad del grupo Repsol, decidida por el gobierno de la señora Cristina Fernández de Kirchner, no va a devolver a la Argentina "la soberanía energética", como alega la mandataria. Va, simplemente, a distraer por un corto período a la opinión pública de los graves problemas sociales y económicos que la afectan con una pasajera borrachera de patrioterismo nacionalista, hasta que, una vez que llegue la hora de la resaca, descubra que aquella medida ha traído al país muchos más perjuicios que beneficios y ha agravado la crisis provocada por una política populista y demagógica que va acercándolo al abismo

Mario Vargas Llosa

9 comentários:

Harry Lime disse...

O Vargas Llosa é um senhor!

A sério!

Rui Silva

Harry Lime disse...

O Vargas Llosa é um senhor!

A sério!

Rui Silva

Ricciardi disse...

A Cristina, rapariga com uma certa pinta, tem mais tomates que muito homenzinho.
.
A Cristina podia ser hipocrita e lançar dificuldades legais à REPSOL, tanto nas concessões de campos de petroleo, quer noutra vertente qualquer, mas escolheu ser directa.
.
Directa ao osso. Então, eles tem imenso petroleo e são obrigados a importar porque a concessionaria REPSOL não investe o que é preciso e o que se obrigou a fazer?
.
Pelo que dizem, a Cristina tentou todos os meios para convencer a REPSOL a produzir mais; logradas as tentativas só sobra uma e ela tomou-a.
.
Um contacto meu de uma petrolifera daqui afiançou-me que foram dadas todas as oportunidades à REPSOL; mas parece que a empresa tratou sempre com menosprezo e ligeireza o governo argentino.
.
E irritaram-se, claro. Daí a forma como trataram o conselho de administração local. Expulsaram-nos com a policia e alguma brutalidade.
.
Esta gente tem que perceber que estão num país que não é o deles e devem respeitar os nacionais com todo o cuidado que merecem.
.
Os EUA fazem a mesmissima coisa em alguns sectores. Experimentem fazer concorrencia à Boeing. Que algum arabe, brasileiro ou argentino experimente adquirir ou controlar a refinação de petroleo americana.
.

Rb

Ricciardi disse...

A Cristina fez uma OPA à REPSOL. Hostil, ainda assim uma OPA.
.
Porque se se chamar a coisa como OPA, hostil ou não, o pessoal da aldeia global fica todo contente e já aceita.
.
São OPA's senhor, são OPA's.
.
Rb

Unknown disse...

são OPA's, senhor são OPA's,,, lololol

tomates, diz ele, querem ver que o Rb como só trabuca à quinta vê mais que todos nós juntos,,,

Fernanda Viegas disse...

Tem toda a razão Ricciardi. A expropriação é um instrumento legítimo dentro da soberania de um país, desde que as leis e os acordos sejam respeitados. A Repsol não cumpriu com a sua parte, logo, não tem de que se queixar. Contudo, as pressões e os lobbies são muito fortes e o impacto na Argentina, a prazo, far-se-á sentir de forma negativa. Para já, ganham os de sempre:advogados e tribunais.

Ricciardi disse...

« o Rb como só trabuca à quinta...» Alvaro
.
Mas é uma quinta especial de corrida, plena de alavancagem vá; exaurido, desalavanco nos outros dias da semana...
.
... o culpado disto tudo é o Joachim. Enche o saco. Não ele, entenda-se claramente, que para mim ele é tão feio como outro tipo qualquer... mas estes posts não ajudam nadinha:

http://1.bp.blogspot.com/-NtOhZ3jJV1c/T5P-nFeS3DI/AAAAAAAAF_8/xy4M2GDN5fA/s1600/mula.jpg

Rb

Vivendi disse...

E por cá? Que tal nacionalizar as PPPs?

Ricciardi disse...

Não sei bem o que é nacionalizar uma PPP.

Ao que sei uma PPP, é coisa inacionalizavel.

Dizem que corresponde a um 666 ao contrario; coisas do demo. Ora, nacionalizar empresa do demo, que é espinha dorsal do Estado actual, é torna-lo ainda mais diabólico.

Mas há quem garante que PPP são as iniciais de Putas Paniscas e Padres. Os dois primeiros já estão amplamente espalhados no aparelho de Estado, de cima a baixo, pelo que se torna redundante nacionaliza-los.
.
Sobra-nos, pois, a Extinção em massa de PPP's. Se bem não fizer, mal também não.

Mas não temos mulheres no poder com tomates para isso. Homens temos, mas pegam de empurrão.

Não há volta a dar a isto. Quando o corpo não aguenta a doença, morre. Pois que morram todas as PPP's, por inanação. Tire-se-lhes o soro e apreciem a coisa.

Rb