29 março 2012

os humanistas

Ao longo dos últimos milénios é incontável o número de "humanistas" que se propôs salvar a espécie humana. Paradoxalmente, os que mais se empenharam nesta tarefa são quase sempre os que exterminaram  mais seres humanos. O único que se propôs salvar-nos e que não matou ninguém foi Jesus Cristo que, pelo contrário, se ofereceu em sacrifício por nós.
Um cristão sincero nunca poderia portanto aliar-se a carrascos como Fidel Castro. Os cristão sinceros não sacrificam, sacrificam-se.

5 comentários:

Vivendi disse...

O ateísmo militante surge sempre como uma ideologia assassina.

Ricciardi disse...

O problema de fidel foi ter abraçado a ideologia errada, num tempo em que duas superpotencias se gladiavam para obter carneiros por esse mundo fora. Os EUA e a urss. Quanto ao resto, ele eh uma espécie de xanana. Um tipo determinado, resistente e com uma visão de bem para o seu povo. Na verdade uma visão que nao se consubstanciou no terreno. O tipo para combater os gringos só o podia fazer aliando-se aos comunas. Estas questões estrategico-políticas, de alianças, empurram-no para o terreno infertil soviético. E o povo pagou o preço, como sempre.
.
Mas fora as ideologias, o tipo eh um fora de serie. Daqueles que já nao se fazem.
.
Rb

Ricciardi disse...

Agora, o Fidel, alem de ter abraçado uma ideologia que economicamente deu barraca, ainda teve que levar com os embargos gringos. Já nao bastava uma mah aliança com os soviéticos, embora nao tivesse alternativas naqueles tempos, no que redundou uma economia exclusivamene dependente do sucesso soviético que lhes comprava tudo, ainda tiveram que sobreviver com a maior superpotencia a sistematicamente embargar internacionalmente aquele pais -Cuba.

Vivendi disse...

O Fidel é um galego e nota-se na reta final da sua vida que ainda procura algo mais...

Pedro Sá disse...

Está a ver por que razão eu nunca seria cristão? Essa apologia da renúncia e do sacrifício é até desumana.