16 fevereiro 2012

A organização

A organização da economia de um país de cultura católica assemelha-se a uma pirâmide, uma pirâmide onde cada andar assenta no anterior e é de menor dimensão que o anterior.

O primeiro andar e o de maiores dimensões, a base da pirâmide, é constituído pelas instituições que estão baseadas na dádiva, e inclui todas as instituições baseadas na dádiva. Estão neste caso a família, a Igreja - não apenas a Igreja Católica, mas todas as Igrejas cuja natureza assente na dádiva -, as instituições de beneficência, de assistência, de mutualidade, as organizações voluntárias de toda a espécie que estejam assentes na gratuitidade.

O segundo andar é ocupado pelas instituições que estão basedas na troca. Este é o andar do mercado, o andar das empresas, dos bancos e das companhias de seguros, dos sindicatos e das associações patronais, das ordens profissionais, de todas as instituições cuja provisão de bens e serviços à comunidade é reciprocada pelo pagamento de um preço.

O terceiro e último andar, o mais pequeno de todos, é ocupado pelas instituições que estão basedas no poder, o Estado em sentido lato, incluindo os diferentes níveis da Administração (central, regional e local) as empresas públicas e todos os organismos autónomos do Estado cuja provisão de serviços à comunidade é reciprocada pelo pagamento de impostos ou de taxas fixadas administrativamente.

Este último andar é ocupado exclusivamente por unidades do Estado produzindo bens ou serviços para a comunidade tais que as instituições pertencentes aos andares inferiores se mostrem manifestamente incapazes de produzir, ou que os produzam em quantidade insuficiente, ou ainda que os produzam a um preço considerado exorbitante, sobretudo tratando-se de bens ou serviços essenciais.
Para efeitos de comparação, numa economia de tradição luterana (ou socialista ou germânica) a ordem dos andares é rigorosamente invertida, ao passo que numa economia de tradição anglicana-calvinista (ou liberal ou britânica) é a ordem dos dois primeiros andares apenas que é invertida.

Sem comentários: