07 fevereiro 2012

enviesamento

e haverá por aqui alguém que explique pq a espanha , que segundo os dados do eurostat que sairam hoje tem uma divida pública bem menor que a da frança ou inglaterra (e não me parece que estas últimas tenham maiores hipóteses de a pagar) anda tb a ser pigamente perseguida ?
Marina Molares, na caixa de comentários aqui.
Ainda hoje passei um bom bocado da manhã a discutir esta questão com o Ricardo. O Ricardo construiu uma base de dados, com origem no Eurostat, com a evolução da competitividade dos países da Zona Euro, e mais geralmente da UE, nos últimos anos.
A conclusão que ressalta à vista é que a competitividade da Grécia e de Portugal, e bem assim dos outros PIIGS, face aos restantes países da Zona Euro e da UE, não se deteriorou nos últimos anos. Pelo contrário, alguns dos não-PIIGS é que viram a sua competitividade deteriorar-se. O caso mais exemplar é o da Bélgica cuja competitividade se tem deteriorado a um ritmo considerável. Não apenas, isso, a Bélgica possui um endividamento em percentagem do PIB que é dos mais elevados da Zona Euro, e está há meses sem governo, e não sei se já o tem.
Como explicar, então que os ataques especulativos dos mercados, com o consequente recurso à troika e às medidas de austeridade, sejam só contra os PIIGS, e não também contra os outros - à frente de todos a Bélgica?
A minha resposta é conhecida e saiu reforçada da discussão desta manhã. Os mercados reflectem opinião. O peso dos países do norte da Europa nos mercados é dominante. A opinião dos países do norte da Europa sempre foi a de que nós, os católicos, e as nossas coisas, não prestamos para nada. É esta opinião cultural ou enviesamento que os mercados reflectem. E isso explica porque é que nunca se atiraram a outros países como a Bélgica, que está na fronteira desta divisão cultural.

Sem comentários: