18 fevereiro 2012

carnaval intelectual

Achei muita piada a este post do Filipe Faria sobre a Direita, a Esquerda e o QI. O Filipe começa por explicar a tese do Satoshi Kanazawa que afirma que os socialistas (liberals) são mais inteligentes do que os conservadores, para depois avançar com duas justificações possíveis para este fenómeno: a arrogância e o egoísmo.
Lamento muito desapontar o Filipe Faria, mas devo dizer-lhe que o seu esforço foi inútil porque os socialistas não são mais inteligentes do que os conservadores e nenhum estudo empírico que chegue a esta conclusão tem qualquer validade. Trata-se apenas de uma “evidência estatística” que é contrária à lógica e ao bom senso.
Vejamos, o socialismo fracassou completamente em todas as sociedades em que foi tentado. Mesmo nas suas formas mitigadas (social-democracia) o socialismo fracassou. Então como é que as pessoas mais inteligentes poderiam ser maioritariamente socialistas? A priori, esta premissa é falsa e quaisquer estudos que a corroborem é porque estão mal desenhados.
Claro que a LSE, um antro de socialistas, está muito interessada nas ideias do Kanazawa, mas por aqui não vão lá.

Sem comentários: