18 fevereiro 2012

administradores hospitalares não reconhecem memorando

Os gestores dos hospitais públicos ameaçam demitir-se, por entenderem que a nova lei que impede os serviços do Estado de comprarem sem cobertura orçamental é impraticável no setor.
Em causa está a lei de execução orçamental, exigida pela troika e que impede os centros hospitalares e outros serviços do Estado de assumirem despesas que não possam pagar no prazo máximo de três meses.
Segundo o jornal Expresso deste sábado, vários administradores admitem abandonar o cargo, por entenderem que a lei, que entrou em vigor terça-feira, é impossível de cumprir. Estes responsáveis não aceitam vir a ser responsabilizados civil e criminalmente, tal como estabelece o diploma.
De acordo com o Expresso, vários gestores hospitalares dizem que se respeitarem a lei vão deixar de comprar medicamentos indispensáveis para a sobrevivência dos doentes.
Os administradores entrevistados pelo semanário defendem que deve ser criado um regime de exceção para a saúde, porque se a lei for aplicada tal como está, o Governo tem de decidir que serviços fecham e que doentes ficam por tratar.
Atualmente, a maioria dos hospitais está em défice orçamental e vive do crédito para comprar medicamentos e equipamentos médicos, uma situação agravada pelo atraso na transferência de verbas e pelas dívidas que o próprio Estado tem aos hospitais.


Há quem não compreenda que o País está falido.

Sem comentários: