21 janeiro 2012

o ouro

A cultura católica parece ter, pelo menos em algumas alturas, uma enorme facilidade em entregar o ouro ao bandido. Mas eu ainda não compreendi porquê. Então se o bandido fôr estrangeiro, até lhe leva o ouro a casa. Abandonam facilmente aquilo que é seu, entregam de mão-beijada aquilo que lhes custou séculos a fazer.

Todo o crédito pelos desenvolvimentos da modernidade está hoje em dia nas mãos dos estrangeiros (protestantes), mesmo se foram invariavelmente os católicos a lançarem as bases desses desenvolvimentos.

Já, em tempos, um historiador observou que no século XIX as colónias espanholas da América Latina caíam como fruta madura nas mãos de qualquer grupo de rufias que decidisse organizar-se. E as nossas não foi muito diferente, com o 25 de Abril.

Trago desde há dias um tópico no espírito que tenho de ir investigar. Em criança eu era um grande adepto do futebol, talvez até uma fanático do Benfica. Lia tudo sobre futebol e dessas leituras ficou-me a certeza que o futebol tinha sido inventado pelos ingleses. Ainda agora fui à internet, e lá está, o futebol foi inventado pelo ingleses.

Pois bem, eu hoje tenho a certeza que o futebol não foi inventado pelos ingleses. Terá sido inventado em algum país católico, provavelmente a Itália. Eu acredito que tenham sido os ingleses a promover o futebol no mundo, porque os católicos não conseguem promover coisa nenhuma e entregam facilmente o ouro ao bandido. A própria palavra por que o desporto é conhecido no mundo (foot ball) tem origem inglesa. Mas não foram eles de certeza a inventá-lo. Também o vinho do Porto é conhecido no mundo por Port wine.

Tenho alguns indícios. Qual é o melhor clube do mundo, o clube com o mais extenso currículo? É o Real Madrid. E por países? É o Brasil. E o melhor jogador de sempre? Para mim é o Maradona, e depois o Eusébio, ao lado do Pelé. E o treinador com o melhor currículo no mundo? Apesar de ser novo e de estar ainda longe de terminar a carreira, é bem capaz de ser já o Mourinho. Então a protestantada inventa o futebol e depois são os católicos que são os melhores na coisa?

Sem comentários: