21 agosto 2011

o coração

No post anterior referi que o Papa considera que se chega à Verdade utilizando concorrentemente dois instrumentos - o intelecto (razão) e o coração (amor) -, ao passo que o protestantismo, na doutrina distintiva de Kant, considera que se chega à Verdade exclusivamente pelo intelecto.

Onde é que está a Verdade acerca desta questão, na posição católica ou na posição protestante?Antes de responder a esta questão, pretendo formular uma outra, e responder às duas conjuntamente:

Se perguntássemos ao Papa qual dos dois instrumentos, o intelecto (razão) ou o coração (amor) é o mais importante, o que é que Ele responderia?

Em lugar de considerar questões de lana caprina, e ponderar o papel do intelecto e do coração (se algum) para se chegar à Verdade acerca delas, dirijo-me a uma questão realmente importante e vital, a mais importante de todas - a da vida.

Quandio eu nasci, a minha mãe cuidou de mim - na realidade, já vinha a cuidar de mim há nove meses -, deu-me de mamar e prestou-me outros cuidados sem os quais eu não teria sobrevivido, e continuou a cuidar de mim durante muitos anos até eu me tornar independente.

Será que a minha mãe cuidou de mim porque antes se entregou a um cálculo de custos e benefícios que eu lhe iria trazer mais tarde na vida? Não. Se se tivesse entregue a esse exercício do intelecto - ou a qualquer outro da mesma natureza - ter-me-ia deitado ao mar logo após eu nascer. Ela cuidou de mim por amor, puro amor, foi o coração a funcionar e mais nada. E foi assim, cuidando de mim e não deitando-me ao mar, que ela se aproximou da Verdade, porque eu também tenho um pouco da Verdade.

Está dada a resposta à primeira questão. O coração também é necessário para chegar à Verdade, e não apenas o intelecto, como pretendem os protestantes. E quanto à segunda questão, fica também respondido que nas questões essenciais - como a da vida - o coração é mais importante que o intelecto, e seria essa também a resposta que o Papa daria a esta questão.

Posto de outro modo, o coração e o intelecto, o amor e a razão, são ambos necessários para se chegar à Verdade. Dependendo da questão em concreto e das circunstâncias, devem ser utilizados ambos conjuntamente, num equilíbrio adequado para se chegar à Verdade acerca dessa questão. Mas nas questões verdadeiramente essenciais como as da vida, o coração - que é uma forma de conhecimento predominantemente feminina - é mais mais importante que o intelecto, que é uma forma de conhecimento predominantemente masculina.

Nas questões essenciais, o feminino é mais importante que o masculino, a mulher é mais importante que o homem. Por isso, a veneração de Maria em detrimento de Cristo, que é típica da cultura católica, a Igreja como uma figura também feminina, o pedestal em que são colocadas as mulheres em relação aos homens nos países de tradição católica, e a natureza feminina dos países de cultura católica, como é Portugal.

Sem comentários: