Quando, há dias, nasceu o meu neto Tiago, eu fiquei a imaginar como iria ser a vida dele. Era talvez a minha reacção natural de avô, a preparar-me eu próprio para acompanhar a vida dele. Se eu pudesse imaginar a vida dele, eu também iria estar preparado para ajudar a compôr as coisas nas fases mais difíceis.
Pensei na adolescência. Daqui a 15 ou 17 anos, ao descobrir o poder da sua própria razão, ele iria começar a questionar a vida, e a rejeitar uma boa parte das coisas que existem no mundo, entre as quais a autoridade dos pais. Eu até o imaginei um dia sentado à mesa ao jantar, e de repente a sair-se com esta: "Eu cá não acredito em Deus. Isso é tudo treta. Deus não existe. Quem é Deus? Onde é que está Deus?".
Depois do silêncio que se seguiria, onde todos estariam chocados pela inoportunidade e a espontaneidade da declaração destinada a chocar os adultos, como é próprio de um adolescente, como é que eu iria reagir? Tinha de ser de uma forma total e avassaladora, de modo que ele não mais se sentisse à vontade na vida para pôr uma tal questão sem se sentir envergonhado.
Perguntas quem é Deus? Olha, certamente que não é um Senhor que está lá no céu sentado num sofá a olhar para ti e para os outros. Temos de assentar primeiro na representação própria de Deus para podermos depois saber quem Ele é e onde está. Na nossa tradição - a tradição católica em que foste baptizado - Deus é, em parte, Homem. E vamos começar por aqui, por este Seu carácter humano. Depois, é um Deus pessoal, Ele revela-se para ti de uma maneira que não se revela a mais ninguém: tu és único para Ele. Deus é também a autoridade suprema da tua vida. Deus também te quer sempre bem, incondicionalmente bem. Deus é ainda o julgador das tuas acções e ocasionalmente castiga-te, mas precisamente porque te quer sempre bem, os castigos Ele que te aplica são sempre moderados pela benevolência.
Agora, Tiago, conheces algum Homem na tua vida que seja a tua autoridade suprema, um Homem que tem uma relação muito pessoal e única contigo, que te quer sempre bem e sempre sem condições, um Homem que te julga e que por vezes te castiga, embora sempre com moderação e visando sempre o teu bem? Conheces algum Homem que se ajuste a esta descrição? Se tu não conheces, eu conheço, está mesmo à frente dos teus olhos, tu vives diariamente com Ele.
É o teu pai.
Mas Deus não é só o teu pai. É também a tua mãe - a verdadeira imagem para ti da Virgem Maria -, são os teus avós, são os teus amigos, os teus professores, são todos aqueles que contribuiram para que tu hoje estivesses aqui. São também os mares, as estrelas, o Sol, a Lua, os passarinhos, os elefantes e as flores. Deus está em tudo o que é criado. Mas se quiseres simplificar, e reter apenas o principal, a tua pergunta "Quem é Deus e onde é que está Deus?", tem esta resposta simples. "É o teu pai e está aqui mesmo à tua frente".
Sem comentários:
Enviar um comentário