14 maio 2011

a amplitude do espírito



Uma das principais diferenças entre uma mulher e um homem reside na amplitude do seu espírito. Uma mulher tem um espírito muito mais amplo do que um homem, consegue aperceber-se de muito mais coisas ao mesmo tempo do que um homem alguma vez será capaz. O espírito de uma mulher é como um radar com um campo de acção muito mais vasto do que o espírito de um homem, o qual é muito mais focalizado. O espírito de uma mulher é como um pêndulo que oscila entre os seus dois extremos, apenas limitados pela força da gravidade. Pelo contrário, o espírito de um homem parece-se mais com um pêndulo numa posição fixa, ou com uma pequena margem de variabilidade para cada lado.

Uma mulher pode ser ignorante, como um homem, mas nunca é burra como ele, porque o seu espírito amplo, ao contrário do espírito masculino, contém recursos que lhe permitem encontrar soluções para os mais difíceis problemas. A figura do burro, aquele que tem o espírito concentrado no erro, ao ponto da obsessão, que não vê mais nada, como se tivesse talas nos olhos, é uma figura distintamente masculina. A capacidade do desenrascanço - que é a capacidade para encontrar soluções rápidas a imaginativas para problemas urgentes -, que é uma capacidade reconhecidamente portuguesa, é, em primeiro lugar - e ao contrário das aparências - uma capacidade feminina. Um homem desenrasca uma avaria no automóvel ou um corte na luz eléctrica, mas estas são necessidades secundárias. O verdadeiro desenrascanço é o da mulher que não tem nada em casa, nem dinheiro no bolso, e precisa de dar de comer aos filhos. E esta é uma capacidade feminina porque os filhos pedem comida à mãe, nunca a pedem ao pai.

É a amplitude do espírito feminino que confere a Portugal a sua grande amplitude ou variância em termos da distribuição das características e valores pessoais - religiosidade, honestidade, responsabilidade, etc. - e que impede que a sociedade portuguesa possa ser definida de uma maneira válida de uma vez por todas. A sociedade portuguesa pode oscilar entre os dois extremos do pêndulo, com uma amplitude semelhante ao espírito de uma mulher. Pelo contrário, uma sociedade protestante permanece estável no tempo, com pequenas oscilações apenas, exactamente como o espírito de um homem.

Sem comentários: