28 março 2011

socialista neoliberal

O que é um socialista? Em Portugal um socialista é um indivíduo que está incrito no Partido Socialista. Trata-se de uma designação formal sem qualquer conteúdo ideológico. Do mesmo modo que qualquer português é um católico, pelo simples facto de ter um BI tuga. Se não se interessar pela doutrina católica torna-se então um católico não-praticante, mas não deixa de ser católico.
Nos partidos políticos existem facções que permitem aos "sócios" identificarem-se com diversas tribos que se insultam umas às outras. O "neoliberal" é um insulto como qualquer outro e até mais moderno que muitos outros. É provável que os "neoliberais", por seu turno, chamem "trogloditas" aos restantes e suspeito até que, em privado, serão capazes de recorrer a calão mais vernáculo.
A designação correcta de um militante socialista como José Sócrates deveria ser - socialista não-praticante. Mas é muito natural que as tribos socialistas inimigas lhe queiram chamar "neoliberal" e é natural que os verdadeiros neoliberais lhe chamem troglodita.
É a vida.

Via Insurgente.

Sem comentários: