12 março 2011

entre os militares

Como é que se muda em Portugal de um regime democrátic0 para um regime autoritário, que é o regime político conforme à cultura portuguesa, e o único capaz de garantir a ordem e a justiça e promover o desenvolvimento económico e social do país?.
Muda-se como sempre se mudou. Através de um golpe militar. A última vez aconteceu a 28 de Maio de 1926. Quem pensa que as revoluções se fazem sempre a favor da democracia está enganado. Frequentemente são contra, como o 28 de Maio. A Guerra Civil de Espanha não foi outra coisa senão uma guerra contra a democracia, e a democracia saiu derrotada. Nos anos 70, enquanto Portugal fazia uma revolução a favor da democracia, o Chile - outro país de cultura católica- fazia uma revolução contra ela, lançando o país em duas décadas de desenvolvimento económico e social extraordinário.
Enquanto as manifestações de rua puderem ser contidas pela polícia, como está a acontecer em Portugal, não há motivo para pensar numa mudança de regime. Pelo contrário, quando a polícia fôr insuficiente, e os militares tiverem de intervir, aí será a sério. Resta-me acrescentar que os homens de elite de um país de tradição católica, a que tenho feito referência, se encontram frequentemente entre os militares, uma das poucas classes - talvez a única - que conserva a ideia de autoridade e o sentido da hierarquia, que a democracia destrói, e que é essencial à restauração da cultura natural do país.

Sem comentários: